Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Diversas receitas caseiras garantem que o bicarbonato clareia os dentes, mas será que é verdade? Entenda

Será verdade que o bicarbonato clareia os dentes? Se você ama café, fuma cigarro ou tem dentes amarelados por causa da genética, é provável que já tenha visto por aí dezenas de receitas caseiras de clareamento dental com bicarbonato de sódio. Mas será que essas “fórmulas mágicas” funcionam? E, mais importante do que isso, será elas são seguras? Confira!

Bicarbonato limpa os dentes

O bicarbonato de sódio realmente ajuda a limpar os dentes. Com pH próximo de 7, o mais neutro, o produto auxilia na redução da alcalinidade e da acidez da boca, removendo resíduos dos dentes e melhorando o hálito.

No entanto, bicarbonato é extremamente abrasivo. E o que isso significa? Se for usado sem controle de proporção e periodicidade, ele pode causar danos ao esmalte dos dentes.

O ideal, portanto, é buscar orientação dermatológica para saber se você pode fazer uma limpeza bucal, eventualmente, com bicarbonato. Só não vale exagerar!

Bicarbonato não clareia os dentes

A verdade é que o bicarbonato de sódio não tem efeito nenhum no clareamento dental. Sua suposta ação clareadora tem a ver com a limpeza que ele promove na camada superficial do esmalte, dando a impressão de que os dentes estão mais brancos.

Sim: é tudo ilusão de ótica! Alguns métodos caseiros auxiliam na limpeza e no clareamento dos dentes, mas a maneira mais eficaz de conseguir dentes mais brancos é seguir o tratamento odontológico mais indicado para você, a partir de consulta com um especialista.

Saiba mais

Os dentes são formados por três camadas: esmalte, dentina e polpa (da mais externa para a mais interna). O esmalte se forma quando o dente ainda está no osso e não possui habilidades de recuperação. Já o amarelamento dos dentes ocorre por conta de pigmentos amarelados que se acumulam na dentina, a camada intermediária.

A grande diferença entre o clareamento dental profissional e os métodos caseiros que levam bicarbonato de sódio está na parte do dente sobre a qual os produtos atuam.

No consultório ou em tratamentos profissionais indicados para aplicação em casa, são usados géis em diferentes concentrações, como peróxido de hidrogênio ou carbamida, que liberam oxigênio e alteram a cor do dente através da oxidação dos pigmentos amarelados da dentina.

O processo não é abrasivo e não afeta a estrutura dos dentes. Já o bicarbonato atua apenas na camada superficial, limpando restos de sujeira depositados no esmalte dental. O branqueamento ocorre, mas é temporário e perigoso.

Usar bicarbonato está liberado, mas no consultório!

No consultório, os dentistas utilizam pequenas quantidades de bicarbonato para fazer a limpeza bucal, mas seu uso caseiro não é recomendado.

Por ser um forte abrasivo, o bicarbonato de sódio atua como um esfoliante para os dentes, realizando apenas um polimento da superfície externa (o esmalte). Isso pode causar seu desgaste, já que as doses caseiras costumam ser altas, assim como a frequência de uso.

O sal, no entanto, pode ser usado como enxaguante bucal caseiro e natural, já que o simples bochecho com bicarbonato não provoca o efeito abrasivo nocivo da escovação direta.

Existem receitas de branqueamento caseiro indicadas para clarear os dentes que não levam bicarbonato de sódio e preservam o esmalte, evitando casos de dor de dente ou mesmo perdas na arcada dental.

Confira mais usos inusitados do bicarbonato de sódio no vídeo abaixo!