Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Descubra como tirar cheiro da geladeira com ingredientes da sua cozinha

Como tirar cheiro da geladeira é uma pergunta frequente quando se trata de limpeza da casa. O mau odor pode ser causado por diversos fatores, desde uma fruta estragada até um leite que passou da data de validade. Por isso, é sempre bom ficar alerta sobre a validade dos alimentos para não acabar desesperado em busca de como tirar cheiro da geladeira.

Se o que está causando o mau odor não for eliminado, e o eletrodoméstico não receber a limpeza apropriada, o cheiro pode impregnar na geladeira. Desta forma, ficará cada vez mais difícil se livrar do fedor que aparece toda vez que a porta do eletrodoméstico é aberta.

Se você está em busca de saber como tirar cheiro da geladeira, é preciso ficar alerta sobre alguns passos de limpeza que precisam ser seguidos.

Como limpar a geladeira para tirar o odor

O método mais eficaz de como tirar cheiro da geladeira é a limpeza do eletrodoméstico. Ela precisa ser realizada com certa frequência, seja duas vezes ao mês ou uma vez por semana, dependendo da sua rotina. No entanto, independente da limpeza rotineira, é sempre bom dar uma limpada ao sentir um odor estranho.

Tire tudo da geladeira e encontre o problema

Para poder se livrar do mau cheiro, é preciso identificar o que está causando o fedor. Desta forma, será possível se livrar do objeto. Por isso, retire tudo que estiver dentro da geladeira, pote por pote, vegetal por vegetal. Confira todos os condimentos para ter certeza do que está estragado e o que ainda serve.

Isso é essencial mesmo que você já tenha identificado o causador do odor. Afinal, mesmo que tenha se livrado do fedor, ainda podem existir outros alimentos estragados dentro da geladeira, que são uma ameaça à saúde e ao seu nariz. 

Desligue a geladeira e a descongele 

Antes de partir para a limpeza dos cantos do eletrodoméstico, desligue ele da tomada e espere o gelo armazenado descongelar. Muitas vezes as geladeiras acabam acumulando gelo de seus refrigeradores, que podem agrupar sujeira e dificultar o armazenamento de outros alimentos.

Assim, espere até que todo o gelo derreta. Mas fique atento à água que resulta desse descongelamento, sempre secando e a descartando de forma correta. Quando todo o gelo e a água tiverem sido retirados do eletrodoméstico, ele estará pronto para a limpeza.

Certas geladeiras são equipadas de uma gaveta que recebe toda a água do gelo derretido. Ela costuma ficar na parte de trás do refrigerador, ao lado dos cabos do eletrodoméstico. Não se esqueça de retirar a gaveta, despejar a água e limpá-la. Pois, ela também pode gerar mau odor. 

Retire as gavetas e prateleiras 

Ao começar a lavar a geladeira, retire todas as gavetas e prateleiras que armazenam os alimentos. Com cuidado, lave cada uma das peças, sempre se certificando de não deixar nenhum resto de comida que pode causar mau odor no futuro. Para esse passo existem algumas estratégias naturais que podem ajudar.

Limpe o interior da geladeira

Um dos passos de como tirar cheiro da geladeira é a limpeza do interior do eletrodoméstico. Com uma solução adequada de bicarbonato de sódio, ou vinagre de álcool, passe um pano no interior da geladeira e em todos os cantos escondidos. Isso deve ser feito antes que as gavetas e prateleiras sejam retornadas para seus devidos lugares. 

Se achar necessário, você também pode passar um pouco da solução nas prateleiras, gavetas e grades do eletrodoméstico. Assim, evitando que o odor se prenda em certas regiões.

Deixe a geladeira pegar um ar

Depois de todo esse processo, o ideal é deixar a geladeira pegar um ar por algumas horas. A mantenha desligada com as portas abertas por algumas horas, se preferir até mesmo dois dias. Dessa forma, o odor da geladeira pode circular e acabar saindo do local completamente.

Como limpar o evaporador

Mesmo com todo esse processo de como tirar cheiro da geladeira, é possível que o fedor continue. Neste caso, pode ser que o odor tenha se movido para a bobina do evaporador. Esse objeto é responsável por produzir ar gelado para a geladeira e o freezer, ele costuma estar localizado atrás do freezer.

Para começar, remova os parafusos que fixam o painel. Logo depois, desligue e desconecte os controles eletrônicos e produtores de gelo. Remova o painel e o lave. Com a ajuda de um spray, aplique água morna com sabão nas bobinas e depois repita o processo com água fresca para enxaguar. Deixe secar completamente antes de repor o painel.

Produtos naturais para tirar o cheiro ruim

Existem alguns produtos naturais que servem de eliminadores de maus odores. Eles são ótimos para manter na geladeira, caso o cheiro ruim acabe impregnando no eletrodoméstico. Para a sua produção  não é preciso muito, basta ter certos ingredientes caseiros.

Borra de café

Uma ótima forma natural de como tirar cheiro da geladeira é a borra de café. Ela é nada mais do que o resto do pó de café molhado que sobra ao fazer a bebida. A borra de café contém nitrogênio, e ajuda a eliminar gás sulfídrico do ar quando é combinada com carbono. Desta maneira, ela consegue eliminar o mau odor.

Para usar na geladeira, basta deixar a borra secar no sol por algum tempo. Logo depois, a colocar em uma vasilha na geladeira ou no congelador, e ela irá neutralizar os odores da região. 

Maçã em pedaços

Uma outra receita super prática e rápida é a da maçã em pedaços. Basta cortar a fruta em alguns pedaços e os distribuí-los pelos diversos cantos da geladeira. Nesse caso é recomendado que se deixe a fruta por dois dias no eletrodoméstico, pois ela irá começar a apodrecer. Caso o cheiro ainda permaneça na geladeira é só repetir o processo. 

Café + Limão

Essa receita simples de como tirar cheiro da geladeira deve ser mantida no eletrodoméstico por até três dias. Para fazê-la esprema o suco de um limão inteiro em uma vasilha aberta e adicione uma colher de pó de café. Depois misture os dois ingredientes e leve à geladeira, a solução costuma fazer efeito no primeiro dia.

Óleos essenciais 

Existem alguns óleos essenciais específicos que são ótimas soluções para quem não sabe como tirar cheiro da geladeira. Eles são: o de cedro, capim-limão, patchouli, melaleuca, vanilla, sálvia e lavanda. 

Basta embebedar algumas bolas de algodão no óleo essencial e espalhá-las pela geladeira. Mantenha a porta do eletrodoméstico fechada por um dia inteiro, e o problema estará resolvido.

Aveia

A aveia é outro exemplo perfeito de ingrediente natural fácil para tirar o mau odor da geladeira. É preciso apenas uma colher de aveia em uma tigela, que será deixada em um lugar estratégico do refrigerador. E pronto, o cheiro ruim está pronto para ser absorvido pela aveia, que precisa ser trocada de 30 em 30 dias.

Vinagre 

O vinagre é um ótimo produto para usar durante a limpeza da geladeira, mas ele também pode ser usado para neutralizar o cheiro ruim. Basta encher um copo com o vinagre de álcool e deixar na região da geladeira que você preferir. 

Tome cuidado ao armazenar a comida

A forma de guardar a comida também influencia bastante no quesito de como tirar cheiro da geladeira. Isso porque alguns alimentos têm um odor forte, que pode acabar se espalhando por toda a região se eles não forem propriamente armazenados. As cebolas e os frutos do mar são exemplos.

Sempre opte por guardar tudo em potes, principalmente os alimentos com cheiro forte. Esses podem ser armazenados em vasilhas com tampas, para evitar que o odor se espalhe. Não se esqueça de deixar os alimentos perecíveis, aqueles que estragam mais rápido, na frente das prateleiras, para que não sejam esquecidos e não acabem apodrecendo. 

Uma boa dica é manter essas comidas em potes transparentes. Dessa forma,será possível identificar o que está bom ou não, e evitar o problema do mau odor antes mesmo que ele consiga se espalhar pela geladeira.