Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Atmosfera é importante para manutenção da vida no planeta, ela filtra radiação ultravioleta e mantém temperatura da Terra agradável

Atmosfera é um conjunto de partículas microscópicas em movimento constante, também conhecida por uma camada de ar que envolve o planeta. Composta por gases, vapor d’água e compostos sólidos, ela desempenha funções extremamente importantes para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos. Verticalmente, a atmosfera terrestre é dividida em cinco camadas distintas, que variam de acordo com a sua composição e temperatura.

Vale ressaltar que a atmosfera pode chegar a 480 quilômetros de espessura. Cerca de 90% da massa total da atmosfera estão confinados nos primeiros 20 quilômetros e 99,9% nos primeiros 50 quilômetros. Acima de 100 quilômetros de altitude, existe apenas um milionésimo da massa total da atmosfera.

atmosfera
Foto de Liane Metzler na Unsplash

Qual é a composição da atmosfera?

A atmosfera é composta por diversos gases, como:

Em sua maioria, a atmosfera é formada por nitrogênio e oxigênio. Existem ainda outros compostos químicos em sua estrutura, mas eles se apresentam em baixas concentrações, como visto anteriormente.

O vapor d’água também é encontrado na atmosfera terrestre. Ele representa cerca de 4% do volume total e sua concentração diminui à medida que a altitude aumenta. O vapor d’água influencia diretamente nas dinâmicas das temperaturas médias em todo o planeta, já que consegue absorver e emitir calor para atmosfera.

Quais são as camadas da atmosfera?

Pesquisas mostram que as propriedades da atmosfera variam à medida que nos deslocamos em altitude. Nesse cenário, de acordo com as variações registradas na composição química, densidade, temperatura e movimento dos gases, cientistas dividem a atmosfera em cinco camadas distintas. Elas incluem: troposfera, estratosfera mesosfera, termosfera e exosfera. Conforme aumenta a distância da superfície da terra, os gases tornam-se cada vez mais rarefeitos.

Assim, cada camada da atmosfera apresenta regime térmico e composição química específicos. Além disso, existem as chamadas “pausas”. Elas são regiões que limitam as camadas e onde ocorrem as variações máximas nas características físicas de cada uma delas.

Troposfera

A primeira delas, conhecida como Troposfera, representa a camada de maior importância para a vida na terra, visto que fornece gases essenciais para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos. Ela é a camada mais próxima da superfície terrestre, apresentando uma distância de aproximadamente 17 quilômetros até seu limite superior e um volume de 80% do total. A temperatura é outro ponto importante da troposfera; ela diminui à medida que a altitude aumenta.

Quase todo vapor d’água da atmosfera está concentrado na troposfera. Isso faz com que, praticamente, todos os fenômenos climáticos que vemos no dia a dia ocorram nessa camada, como a formação de nuvens. As origens do vapor d’água atmosférico são os processos de evaporação e transpiração que acontecem na superfície da Terra.

Estratosfera

A segunda delas, chamada de estratosfera, também apresenta grande importância para os seres vivos, já que engloba a camada de ozônio. Ela se estende do limite superior da tropopausa podendo atingir cerca de 50 km acima da superfície da Terra. A estratosfera retém somente 19% dos gases atmosféricos. No entanto, ela possui muito pouco vapor d’água, que se revela pela menor concentração de nuvens na região.

Na estratosfera, há um aumento de temperatura à medida que a altitude aumenta. Isso ocorre porque as moléculas de oxigênio presentes nessa camada absorvem radiação ultravioleta emitida pelo Sol, levando a formação de ozônio e, consequentemente, da camada de ozônio. Para saber mais sobre esse tema, acesse a matéria “O que é a camada de ozônio?”.

Mesosfera

A terceira delas, que recebe o nome de mesosfera, representa a camada mais fria da atmosfera. Ela se estende do limite superior da estratopausa até cerca de 80 ou 85 quilômetros acima da superfície da Terra. A mesosfera é caracterizada por temperaturas que diminuem à medida que a altitude aumenta.

Os gases dessa camada ficam mais rarefeitos com o aumento da altitude. Consequentemente, o aquecimento produzido pela incidência da radiação ultravioleta também fica cada vez menor, fazendo com que a temperatura diminua em altitude.

Apesar de a mesosfera ser muito rarefeita, os gases presentes nessa camada ainda são suficientemente espessos para retardar a maioria dos meteoros e produzir sua ignição, evitando que cheguem até a superfície terrestre.

Termosfera

A penúltima delas, chamada de termosfera ou ionosfera em decorrência da alta concentração de íons da região, representa a camada mais quente da atmosfera. Ela se estende do limite superior da mesopausa até cerca de 640 quilômetros acima da superfície da Terra.

Na termosfera, a temperatura aumenta à medida que a altitude aumenta. Isso ocorre porque a radiação solar, altamente energética, é absorvida pela pequena quantidade de oxigênio residual que ainda está presente nessa região. Nessa camada, pode-se observar as auroras boreal e austral.

Exosfera

Por fim, 900 quilômetros acima da superfície terrestre, a exosfera é a camada mais externa da atmosfera e é onde o ar se encontra mais rarefeito.

Qual é a função de atmosfera?

De modo geral, a atmosfera desempenha importantes funções, como filtrar os raios ultravioleta nocivos e manter a temperatura média da Terra por meio do efeito estufa, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Em outras palavras, graças à atmosfera, é possível que haja vida no planeta. Além disso, ela possui outras funções fundamentais:

  1. Proteger a biosfera da radiação ultravioleta proveniente do Sol;
  2. Fornecer O2 para manutenção da vida dos seres aeróbicos (macro e micro-organismos);
  3. Proteger a Terra de variações excessivas de temperatura, pela incidência direta dos raios solares;
  4. Equalizar as temperaturas das camadas mais próximas da superfície terrestre por meio da dinâmica e movimentação de massas de ar;
  5. Possibilita a existência da força da gravidade.
gases do efeito estufa
O que são os gases do efeito estufa?

Poluição da atmosfera

Poluição do ar é a introdução de qualquer substância que, em determinada concentração, possa se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.

A poluição do ar é um dos principais problemas enfrentados pela humanidade. Ela já estava presente na Roma Antiga, quando as pessoas queimavam madeira, por exemplo.

Porém, a Revolução Industrial ampliou significativamente o impacto humano sobre a qualidade do ar, já que a intensidade da combustão de carvão aumentou muito no século XIX, principalmente na Grã-Bretanha.

A queima de carvão mineral despejava toneladas de poluição atmosférica, causando danos à população, que sofria de doenças respiratórias, responsáveis por milhares de mortes na época.

Esse problema global está relacionado a uma série de consequências. A poluição do ar é responsável por um em cada sete novos casos de diabetes, ela afeta todos os órgãos do corpo, reduz a expectativa de vida e ainda continua matando milhões de pessoas por ano no mundo.

Confira mais consequências desse tipo de poluição na matéria Principais consequências da poluição do ar.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais