Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A mesosfera representa a camada mais fria da atmosfera

A mesosfera representa a camada mais fria da atmosfera. Ela se estende do limite superior da estratopausa até cerca de 80 ou 85 quilômetros acima da superfície da Terra. A mesosfera é caracterizada por temperaturas que diminuem à medida que a altitude aumenta. Os gases dessa camada ficam mais rarefeitos com o aumento da altitude. Consequentemente, o aquecimento produzido pela incidência da radiação ultravioleta também fica cada vez menor, fazendo com que a temperatura diminua em altitude.

Apesar de a mesosfera ser muito rarefeita, os gases presentes nessa camada ainda são suficientemente espessos para retardar a maioria dos meteoros e produzir sua ignição, evitando que cheguem até a superfície terrestre.

O que é atmosfera?

Atmosfera é um conjunto de partículas microscópicas em movimento constante. Composta por gases, vapor d’água e compostos sólidos, ela desempenha funções extremamente importantes para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos. Verticalmente, a atmosfera é dividida em quatro camadas distintas, que variam de acordo com a sua composição e temperatura.

Vale ressaltar que a atmosfera possui 480 quilômetros de espessura e que cerca de 90% da massa total da atmosfera estão confinados nos primeiros 20 quilômetros e 99,9% nos primeiros 50 quilômetros. Acima de 100 quilômetros de altitude, existe apenas um milionésimo da massa total da atmosfera.

Principais características

Mesosfera
Imagem de Austin Schmid no Unsplash

Como dito anteriormente, a mesosfera é uma região extremamente fria, com temperaturas que variam de -10° C a -100° C. Dessa maneira, ela é considerada a camada mais fria da atmosfera. Na mesosfera, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude. Além disso, os gases presentes na mesosfera tornam-se cada vez mais rarefeitos com o aumento da altitude, inclusive o oxigênio. 

Importância da atmosfera

De modo geral, a atmosfera desempenha importantes funções, como filtrar a radiação ultravioleta nociva e manter a temperatura média da Terra por meio do efeito estufa, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Em outras palavras, graças à atmosfera, é possível que haja vida no planeta. Além disso, ela possui outras funções fundamentais:

  1. Proteger a biosfera da radiação ultravioleta proveniente do Sol;
  2. Fornecer O2 para manutenção da vida dos seres aeróbicos (macro e micro-organismos);
  3. Proteger a Terra de variações excessivas de temperatura, pela incidência direta dos raios solares;
  4. Equalizar as temperaturas das camadas mais próximas da superfície terrestre por meio da dinâmica e movimentação de massas de ar.