Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A termosfera representa a camada mais quente da atmosfera

A termosfera, também chamada de ionosfera em decorrência da alta concentração de íons da região, representa a camada mais quente da atmosfera. Ela se estende do limite superior da mesopausa até cerca de 640 quilômetros acima da superfície da Terra.

Na termosfera, a temperatura aumenta à medida que a altitude aumenta. Isso ocorre porque a radiação solar, altamente energética, é absorvida pela pequena quantidade de oxigênio residual que ainda está presente nessa região. Nessa camada, pode-se observar as auroras boreal e austral.

O que é atmosfera?

Atmosfera é um conjunto de partículas microscópicas em movimento constante. Composta por gases, vapor d’água e compostos sólidos, ela desempenha funções extremamente importantes para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos. Verticalmente, a atmosfera é dividida em quatro camadas distintas, que variam de acordo com a sua composição e temperatura.

Vale ressaltar que a atmosfera possui 480 quilômetros de espessura e que cerca de 90% da massa total da atmosfera estão confinados nos primeiros 20 quilômetros e 99,9% nos primeiros 50 quilômetros. Acima de 100 quilômetros de altitude, existe apenas um milionésimo da massa total da atmosfera.

Características

A termosfera é a maior camada da atmosfera. Nela, a temperatura aumenta conforme a elevação da altitude. Isso ocorre devido à radiação solar. A quantidade de energia que incide do Sol pode elevar a temperatura a 2500 °C. No entanto, esse calor não é transmitido porque o ar é muito rarefeito nessa região e não existe contato suficiente entre as partículas.

Importância da atmosfera

Mesosfera
Imagem de Tony Mucci no Unsplash

De modo geral, a atmosfera desempenha importantes funções, como filtrar a radiação ultravioleta nociva e manter a temperatura média da Terra por meio do efeito estufa, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Em outras palavras, graças à atmosfera, é possível que haja vida no planeta. Além disso, ela possui outras funções fundamentais:

  1. Proteger a biosfera da radiação ultravioleta proveniente do Sol;
  2. Fornecer O2 para manutenção da vida dos seres aeróbicos (macro e micro-organismos);
  3. Proteger a Terra de variações excessivas de temperatura, pela incidência direta dos raios solares;
  4. Equalizar as temperaturas das camadas mais próximas da superfície terrestre por meio da dinâmica e movimentação de massas de ar.