O que é Química Ambiental?

eCycle

Química Ambiental é a ciência que estuda os processos químicos que ocorrem no meio ambiente

Química Ambiental é o ramo da Química responsável por compreender todos os processos químicos que ocorrem no meio ambiente, sejam eles naturais ou provocados pela ação humana. Ela pode ser entendida como uma ciência interdisciplinar, já que envolve conhecimentos biológicos, ecológicos, geológicos e geográficos. De modo geral, a Química Ambiental busca esclarecer todos os mecanismos que controlam a concentração de substâncias na natureza.

O que é meio ambiente?

Meio ambiente é um “conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”, de acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente. Assim, o termo apresenta diferentes conotações, podendo ser analisado sob diversas perspectivas, como: aspectos naturais, espaço urbano, locais onde as pessoas exercem suas atividades e patrimônios cultural, nacional e genético.

De acordo com o artigo 225 da Constituição Federal, “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Nesse sentido, a Química Ambiental exerce um papel extremamente importante, já que estuda os processos químicos que ocorrem no meio ambiente, ajudando a preservá-lo e conservá-lo.

Para saber mais sobre esse tema, acesse a matéria “O que é meio ambiente?

Principais fenômenos estudados pela Química Ambiental

Aquecimento global

O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média global da atmosfera e dos oceanos. O acúmulo de altas concentrações de gases do efeito estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono, bloqueia o calor emitido pelo Sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura média da Terra.

O aquecimento global se tornou um dos maiores problemas da Terra, com efeitos que podem ser catastróficos, incluindo efeitos diretos na saúde. Para saber mais sobre esse fenômeno, acesse a matéria “O que é aquecimento global?”.

Buraco na camada de ozônio

A camada de ozônio é uma região da estratosfera que possui uma alta concentração de ozônio (O₃). Ela funciona como uma espécie de “escudo” para o planeta Terra, já que absorve cerca de 98% da radiação ultravioleta emitida pelo Sol. Porém, a liberação de clorofluorcarbono na atmosfera, decorrente da grande utilização de produtos contendo esse gás no último século, foi responsável por originar buracos na camada de ozônio.

Com a destruição da camada de ozônio e o consequente aumento da incidência da radiação ultravioleta na superfície terrestre, os danos acontecem a uma velocidade maior do que podem ser reparados pelos seres vivos, causando diversos prejuízos à saúde de plantas, animais e seres humanos.

Para saber mais sobre esse fenômeno, acesse a matéria “O que é buraco na camada de ozônio?”.

Chuva ácida

Chuva ácida é um termo amplo que descreve as diversas formas pelas quais ácidos saem da atmosfera. Ele foi usado pela primeira vez em um artigo intitulado "O ar e a chuva no início da climatologia química" para descrever a forma ácida da chuva em torno da cidade industrial de Manchester. Cientificamente, a chuva ácida é chamada de "deposição de ácido" e pode ocorrer nas formas seca e úmida.

A acidez da chuva é medida pelo seu pH, que é considerado normal em uma precipitação quando está em torno de 5,6. Quanto menor o pH (abaixo de 5,5), mais ácida é a chuva.

Para saber mais sobre esse fenômeno “O que é chuva ácida e suas consequências”.

Importância da Química Ambiental

Como dito anteriormente, a Química Ambiental estuda todos os processos químicos que ocorrem no meio ambiente, sejam eles naturais ou artificiais. Nesse sentido, os profissionais dessa área atuam na gestão de medidas e busca contínua por soluções e alternativas para a proteção ambiental, minimizando os impactos causados pelos seres humanos no meio ambiente.


Fontes: Química Ambiental e Livro de Química Ambiental


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×