Como fazer protetor solar caseiro

eCycle

Aprenda como fazer um protetor solar caseiro eficaz utilizando gel de Aloe vera e óleo de coco

protetor solar caseiroImagem de Antonio Gabola no Unsplash

Saber como fazer um protetor solar caseiro pode ser uma forma de evitar o uso de substâncias como parabenos, oxibenzona, avobenzona, octisalato, octocrileno, homosalato e octinoxato.

O protetor solar caseiro eficaz precisa conter substâncias capazes de refletir ou dispersar luz ultravioleta UVA e UVB.

Normalmente, os principais ingredientes minerais responsáveis por essa propriedade são o dióxido de titânio e o óxido de zinco.

Como fazer protetor solar caseiro

Protetor solar caseiro com aloe vera e óleo de coco

O gel de Aloe vera penetra nas três camadas da pele, facilitando a cicatrização de queimaduras de sol e machucados. Ele é um ótimo ingrediente ativo para usar no protetor solar caseiro.

O óleo de coco é um ótimo hidratante para a pele. Ele melhora o ressecamento, a coceira, a descamação, a aspereza e as rachaduras na pele causadas pela xerose cutânea - a secura da pele que pode ser resultado de baixa umidade do ar, clima frio, banhos muito longos e quentes, desidratação, deficiência de vitamina A, deficiência de vitamina D, lavagem frequente, queimaduras, exposição ao sol e medicamentos.

Observação: esta receita não é à prova d'água e precisará ser reaplicada com frequência. Mantenha refrigerada e use até dentro de um mês, ou faça metade da receita para não gerar sobras.

Ingredientes

  • 1/4 xícara de óleo de coco (tem Fator de Proteção Solar 7)
  • 2 (ou mais) colheres de sopa de óxido de zinco em pó
  • 1/4 xícara de gel de Aloe vera puro 
  • 1 xícara (ou menos) de manteiga de karité para uma consistência cremosa
  • 15 gotas de óleo essencial de ylang ylang (opcional)

Modo de preparo

  1. Combine todos os ingredientes, exceto o óxido de zinco e o gel de Aloe vera, em uma panela média. Derreta a manteiga de karité e os óleos em fogo médio.
  2. Deixe esfriar por alguns minutos antes de adicionar o gel de Aloe vera.

  3. Deixe esfriar completamente antes de adicionar óxido de zinco. Misture bem para garantir que ele seja distribuído por toda parte. Você pode adicionar um pouco de cera de carnaúba ou outra substância cerosa para obter uma consistência mais cremosa

Guarde em um pote de vidro e mantenha refrigerado até a hora de usar.

Spray protetor solar caseiro

Para fazer um spray de protetor solar caseiro, combine os ingredientes conforme descrito acima, sem a manteiga de karité.

Depois que a mistura esfriar completamente, você pode adicionar um pouco mais de gel de Aloe vera e um óleo carreador, como óleo de amêndoa, que tem propriedades próprias de FPS (fator de proteção solar), até que a mistura tenha uma consistência pulverizável. Guarde em um frasco de vidro spray e mantenha refrigerado para melhores resultados.

Protetor solar caseiro para pele oleosa

Se você possui acúmulo de oleosidade na pele, siga a receita acima, mas substitua o óleo de coco - que é conhecido por ser comedogênico - por outro óleo carreador, como óleo de jojoba ou óleo de amêndoas doces.


Fontes: HealthlineNCBi 1, NCBI 2, NCBI 3, NCBI 4


Veja também:




 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×