Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Rejuvelac é feito com dois ingredientes caseiros e serve de base para queijos veganos, bebidas e iogurtes

Rejuvelac é uma bebida probiótica e um fermento natural popularizado pela naturopata lituana Ann Wigmore pelos seus benefícios à saúde, como melhora da digestão e da imunidade. Ele pode ser feito a partir de grãos ou pseudocereais geralmente brotados em água por cerca de dois dias à temperatura ambiente. É uma alternativa muito presente na composição de receitas veganas, incluindo iogurtes, queijos, cremes, leite fermentado, sopas e bebidas geladas.

filosofia-vegana
Filosofia vegana: conheça e tire suas dúvidas

Ingredientes que podem ser usados

Todo rejuvelac é preparado da mesma forma, a diferença está nos ingredientes que sempre serão água e algum grão ou pseudocereal (de preferência orgânicos), estes incluem:

Benefícios do rejuvelac

A fermentação faz com que os alimentos durem mais; um dos métodos da fermentação é produzir ácido, que diminui o pH e cria um ambiente inadequado para a sobrevivência de bactérias nocivas. O rejuvelac é um produto da fermentação que fornece micro-organismos probióticos, enriquece o sabor, a textura e o aroma dos alimentos.

Embora as pessoas frequentemente pensem em bactérias e outros micro-organismos como “germes” prejudiciais, muitos micro-organismos são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

As bactérias presentes no intestino, por exemplo, ajudam a digerir os alimentos, destruir micro-organismos causadores de doenças e produzir vitaminas.

Os alimentos que contêm micro-organismos benéficos para o corpo, como o rejuvelac, são chamados de alimentos probióticos. São exemplos de alimentos probióticos os fermentados como o chucrute, kimchee, kombucha, kefir, gengibre em conserva, pepino em conserva, beterraba fermentada, entre outros. Mas os probióticos também podem ser encontrados em cápsulas ou em sachês vendidos em farmácias.

Picles alimento probiótico
O que são probióticos? Entenda seus benefícios

Alguns estudos mostram os prós e contras dos probióticos para a saúde. Alguns deles podem ajudar a prevenir a diarreia causada por infecções ou antibióticos. Eles também podem ajudar a reduzir os sintomas da síndrome do intestino irritável. No entanto, nem todos os probióticos têm os mesmos efeitos.

Outro benefício da fermentação que é que ela pode diminuir a alergenicidade ou aumentar a tolerância a certos alimentos (confira aqui estudos a respeito: 1, 2). A atividade enzimática associada à fermentação quebra os peptídeos associados aos alérgenos por hidrólise enzimática (3, 4).

De acordo com um estudo, o rejuvelac feito a partir dos grãos de quinoa usado para fazer queijo de castanha-de-caju reduziu a alergia à castanha. Outros benefícios associados ao consumo de rejuvelac são a redução na inflamação, melhora da digestão e imunidade do organismo. Entretanto, são necessários mais estudos para afirmar com certeza os efeitos benéficos de consumir rejuvelac.

Como fazer rejuvelac

Imagem: Stella Legnaioli/Portal eCycle

Primeira etapa (germinação)

  1. Lave um punhado de grãos e coloque em um vidro esterilizado. Acrescente água mineral ou filtrada até a metade do pote esterilizado, cubra a boca com um tecido (ou gaze) e prenda com um elástico;
  2. No dia seguinte (após 12 horas) escorra a água sem tirar o tecido, enxague os grãos, escorra novamente e apoie o vidro numa tigela ou escorredor de louça com a boca para baixo. Repita esse processo de manhã e à noite;
  3. No terceiro dia, quando o narizinho (gérmen) do grão aparecer, ele estará pronto para a fase da fermentação.

Segunda etapa (fermentação)

  1. Separe 1 xícara de chá do grão germinado e coloque no vidro (o mesmo em que você germinou os grãos, mas esterilizado novamente). Acrescente 1 litro de água mineral ou filtrada, cubra a boca com o tecido e prenda com o elástico. Deixe em local fresco (temperatura ideal entre 20ºC e 22ºC ) e protegido da luz;
  2. Após 24 horas (ou 48 se preferir uma bebida mais fermentada), coe o líquido (esse é o rejuvelac) e engarrafe com auxílio do funil esterilizado. Ele durará até um mês se for mantido refrigerado.

Os grãos germinados podem ser usados mais duas vezes, mas, para que a fermentação não perca a força, reduza a quantidade de água (1/2 litro na segunda produção e 1/4 na terceira). Depois disso, bata os grãos no suco ou na vitamina, cozinhe-os ou, ainda, acrescente-os na salada ou na massa da tapioca. Não jogue seus brotos fora. Brotos contêm maior quantidade de proteínas, vitaminas e minerais do que as sementes não germinadas. Saiba mais sobre eles na matéria: “Por que cultivar brotos comestíveis?“.

Receitas à base de rejuvelac

Queijo cremoso de castanha com rejuvelac

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de castanha-de-caju (ou xerém)
  • 1 xícara de rejuvelac de quinoa
  • 1 colher de café de sal
  • 1/3 de dente de alho (opcional)
  • 1 pitada de noz-moscada (opcional)

Modo de preparo

  1. Deixe as castanhas de molho em água filtrada da noite para o dia;
  2. Jogue a água fora;
  3. Bata todos os ingredientes restantes no liquidificador até ficar com a cremosidade desejada;
  4. Está pronto! Reserve na geladeira por até cinco dias e mexa com uma colher na hora de consumir.

Leite fermentado (tipo Yakult) com rejuvelac

Iogurte vegano com rejuvelac


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais