Benefícios da chia e para que serve

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Espécie nativa da Guatemala é rica em nutrientes, fibras, omega-3, entre outros benefícios

chia
Imagem editada e redimensionada de Marco Verch, está disponível no Flickr

A semente da planta sálvia hispânica, mais conhecida como semente de chia, é uma espécie nativa muito antiga da Guatemala. Ela ficou muito popular recentemente e se tornou a queridinha dos adeptos à vida saudável. Mas afinal, para que serve a semente de chia? Para se ter uma ideia, ela já chegou a ser usada por guerreiros guatemaltecos em suas longas viagens - isso porque, de acordo com as lendas da época, uma colher de sopa de semente de chia poderia sustentar uma pessoa por um dia inteiro.

Os tais guerreiros não estavam errados. A chia possui um alto valor nutritivo, é repleta de antioxidantes, contém ômega 3, fibras, vitaminas, minerais como magnésio e potássio e proteínas completas. A chia é considerada um dos poucos vegetais a oferecer um valor nutricional tão alto.

A semente de chia tem uma capacidade específica de absorver água e criar um gel que pode ser misturado com alimentos, para aumentar o seu volume, sem ocasionar nenhum tipo de variação em relação ao sabor e ao valor calórico do alimento. Segundo um estudo do Jornal Europeu de Clínica Nutricional, a adição de chia na dieta pode ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue e deixar a pessoa satisfeita por mais tempo.

Se você gostou dos benefícios listados, acompanhe a seguir o passo a passo para fazer o gel de chia.

Preparo

Primeiro você deve adicionar 1/4 de xícara de sementes de chia em 1/2 xícara de água e mexer bem, para evitar a aglomeração. Espere alguns minutos e misture novamente; em seguida, deixe de molho por mais 5 ou 10 minutos, até que o gel se forme, e adicione aos alimentos na proporção de meio gel de chia para metade dos alimentos e mexa antes de ingerir.

O gel pode ser mantido na geladeira por até duas semanas sem perder suas propriedades e pode ser adicionado a cereais quentes ou frios, condimentos, como ketchup, mostarda, molhos de salada, doces, geleias, e produtos lácteos, como iogurte ou creme de leite e outros similares. Também pode ser usado para substituir até um terço de óleo em pães caseiros, reduzindo as calorias e aumentando a quantidade de fibras.

Também muito conhecido o óleo de chia, extraído de suas sementes traz os benefícios para saúde e beleza do corpo, ele estimula a formação de colágeno e previne o envelhecimento precoce. Saiba mais na matéria "Fonte de ômega 3, óleo de semente de chia ajuda a emagrecer, fortalece unhas e cabelos e previne calvície". Tenha certeza de que o óleo é 100% natural antes de utilizá-lo, já que alguns óleos industrializados podem apresentar substâncias químicas nocivas ao corpo. Você pode encontrar seu óleo de chia natural na Loja eCycle.

A semente de chia não apresenta evidências de efeitos adversos na saúde humana, porém seus ainda existem incertezas quanto ao potencial alérgico de seu uso. Estudos sobre a chia de toxicologia e experiências passadas e presentes disponíveis apresentam no geral que o seu uso é seguro para fins alimentícios.

Benefícios da semente de chia

As substâncias presentes na chia também trazem outros benefícios: ajuda a manter os níveis de hidratação adequados ao corpo, bem como manter o equilíbrio de eletrólitos; ajuda na digestão e reduz a azia causada por comidas picantes ou ácidas; auxilia na manutenção da regularidade do corpo, por conta de seu alto teor de fibras e sua habilidade em reter água. A fibra solúvel também regula e reduz os níveis de colesterol e ainda retarda a conversão de carboidratos em açúcares simples no sistema digestivo, que regula os níveis de glicose no sangue, evitando picos e quedas. A semente também muito importante no tratamento de diabetes tipo dois e doenças de coração.

Para usar a semente é bem simples. Basta inserir a chia em sopas, saladas, sorvetes, cereais ou qualquer alimento que você quiser. Não se preocupe quanto ao sabor porque as sementes não vão alterá-lo significativamente.

Para controlar colesterol e glicose, as sementes devem ser ingeridas antes da refeição, e se você só quiser usufruir os benefícios delas, basta adicioná-las às refeições. Uma boa dica é inserir uma colher de sopa de semente de chia secas ou nove colheres de sopa de gel por dia, em sua dieta.

E para perder peso e controlar o apetite, você deve preferir usar as nove colheres de gel e reduzir condimento e açúcar. Isso porque o gel de chia substitui até um terço da quantidade de gordura nas receitas. Outra maneira de controlar o peso é comendo a semente, com muita água, ou uma colher de gel cerca de 15 minutos antes da refeição ou lanche.

Agora que você já sabe de tudo isso, é só colocar a semente de chia no seu dia a dia!


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Comentários 

 
+2 #1 2017-02-28 17:45
Adoro chia! Os seus beneficios são fantásticos. Recomendo
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