Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A umectação capilar natural pode ser feita de diversas formas. Veja como fazer

Aprender a fazer umectação capilar é uma ótima forma de manter a hidratação do cabelo em dia. Uma forma natural de fazer a umectação capilar é usar o óleo de coco, um produto natural que proporciona benefícios para a saúde como um todo. Muito diferente de produtos de umectação capilar convencionais, que compõem substâncias perigosas para a saúde. Para entender mais sobre esse tema, dê uma olhada na matéria: “Substâncias para evitar nos cosméticos e produtos de higiene“.

O óleo de coco é uma gordura vegetal extraída do fruto Cocos nucifera e passou a ser conhecido principalmente por sua fama de proporcionar benefícios para a saúde. Em uma matéria especial, explicamos benefícios de usar óleo de coco no cabelo comprovados pela ciência. Confira: “Óleo de coco no cabelo: benefícios e como usar“.

Óleo de coco extravirgem: usos e benefícios

Além da umectação com óleo de coco no cabelo, você também pode utilizá-lo para fazer hidratação na pele, cuidar dos dentes, cérebro (doença de Alzheimer), sistema circulatório (níveis de colesterol), entre outros. Porém, no que diz respeito aos benefícios que vêm da ingestão, como no caso de melhorar a doença de Alzheimer e os níveis de colesterol, há controvérsia. Apesar de alguns estudos concluírem que o óleo de coco deva ser utilizado para tratar e prevenir doenças, a Associação Brasileira de Nutrologia se posiciona contra essas recomendações. Para entender mais sobre esse tema, leia a matéria: “Óleo de coco: benefícios, para que serve, como usar e controvérsia”.

Em contrapartida, a fazer umectação capilar com óleo de coco não tem contraindicação! Nesse caso, só há estudos mostrando os benefícios desse tipo de umectação, uma alternativa aos produtos cosméticos convencionais que proporcionam efeitos nocivos.

Privado: Cuidados com o cabelo
Produtos feitos com sua saúde e o meio ambiente em mente
A partir de R$26,00
Frete Co2 Neutro
Comprar

Como fazer umectação capilar com óleo de coco

umectação

A Society Cosmetic Chemists publicou um estudo que mostrou que o óleo de coco pode ser utilizado para fazer umectação capilar em diferentes tipos de cabelo. O dano capilar por causa da penteação, clareamentos realizados quimicamente e queimaduras causadas pelo calor da água quente – do chuveiro, chapinhas, secadores e modeladores de cachos – podem ser revertidos por meio da umectação capilar com óleo de coco. Isso porque, de acordo com o estudo, ao fazer a umectação capilar com o óleo de coco obtém-se um filme lubrificante que ajuda a evitar a perda de proteínas e água, formando uma verdadeira capa de proteção capilar.

Para cada tipo de cabelo há uma forma de fazer umectação. Entenda:

Umectação no cabelo crespo

O cabelo crespo, de maneira geral, possui fios com o formato circular desde a raiz. Esse formato circular faz com que o próprio cabelo seja uma barreira para o escorrimento da oleosidade natural do couro cabeludo até os fios. Dessa forma, o óleo de coco pode ser um ótimo aliado para umectação do fio crespo.

Umectação do fio crespo sem enxágue

Para fazer umectação com óleo de coco sem enxágue coloque uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos e espalhe ao longo dos fios sem aplicar na raiz. Como existem muitos tipos de cabelo crespo, é necessário testar quantidades e modos diferentes de aplicar o óleo de coco. Alguns cabelos crespos talvez exijam óleo de coco apenas nas pontas. De qualquer forma, as partes ressecadas ficarão com um aspecto brilhante e mais escuro, com uma aparência de hidratação. Mas, lembre-se: por se tratar de um óleo é preciso aplicar em pouca quantidade e ir testando, para não deixar o cabelo com aspecto de oleosidade.

Umectação profunda do fio crespo

A umectação capilar profunda também é uma boa maneira de hidratação capilar com óleo de coco. Para isso, espalhe uma grande quantidade de óleo de coco no cabelo semi-sujo separando mecha por mecha e deixe de uma a seis horas. Então lave normalmente com xampu e condicionador. O cabelo ficará com um aspecto sedoso, brilhante e macio.

Umectação na pré-lavagem

Os xampus convencionais possuem lauril sulfato de sódio. Essa substância tem potencial de danificar o couro cabeludo prejudicando a saúde capilar (para entender mais sobre esse tema leia a matéria: “Substâncias para evitar nos cosméticos e produtos de higiene“). Para evitar esse tipo de dano, aplique óleo de coco no couro cabeludo antes de lavar o cabelo. Ou abandone de vez os xampus convencionais conhecendo as práticas no e low poo na matéria: “No Poo e Low Poo: o que é e como fazer“.

Umectação para cabelos cacheados ou lisos

Os cabelos lisos ou cacheados possuem círculos mais abertos ao longo do fio. Em alguns casos, o cabelo nem possui círculos. Isso permite que a oleosidade escorra até o meio ou final do cabelo. Em geral, quanto mais liso, mais oleoso é o cabelo.

Por isso, esse tipo de cabelo não exige tanto a umectação com óleo de coco sem enxágue. Mas nos casos em que os fios são muito ressecados, pode-se aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos e espalhar nas pontas secas.

Umectação profunda nos cabelos cacheados ou lisos

Como no cabelo crespo, a umectação capilar profunda nos cabelos cacheados ou lisos deve ser feita mecha por mecha. Depois da aplicação é necessário deixar de uma a seis horas. E aí lavar normalmente com xampu e condicionador da preferência.

Umectação na pré-lavagem

Da mesma forma que acontece no cabelo crespo, os shampoos convencionais que contêm lauril sulfato de sódio retiram a capa de oleosidade protetora presente no couro cabeludo – o que pode danificar o fio. Para evitar esse tipo de dano, aplique óleo de coco no couro cabeludo antes da lavagem convencional.

Privado: Cuidados com o cabelo
Produtos feitos com sua saúde e o meio ambiente em mente
A partir de R$26,00
Frete Co2 Neutro
Comprar

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais