Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A umectação capilar com óleo de coco pode ser feita de diversas formas. Veja como fazer

Umectação com óleo de coco é uma prática para manter a hidratação capilar em dia! Isso porque o óleo de coco é um produto natural, é rico em vitaminas e ácidos graxos e proporciona benefícios para a saúde como um todo.

Muito diferente de produtos de umectação capilar convencionais, que compõem substâncias perigosas para a saúde. Para entender mais sobre esse tema dê uma olhada na matéria: “Conheça os ingredientes nocivos dos cosmético“. O óleo de coco é uma gordura vegetal extraída do fruto Cocos nucifera e passou a ser conhecido principalmente por sua fama de proporcionar benefícios para a saúde.

umectação-com-óleo-de-coco
Imagem de Freepik

Além disso, você também pode utilizar óleo de coco (extra virgem ou normal) para fazer hidratação na pele, cuidar dos dentes, cérebro (doença de Alzheimer), sistema circulatório (níveis de colesterol), entre outros. Porém, no que diz respeito aos benefícios do óleo de coco que vêm da ingestão, como no caso de melhorar a doença de Alzheimer e os níveis de colesterol, há controvérsia.

Apesar de alguns estudos concluírem que o óleo de coco deva ser utilizado para tratar e prevenir doenças, a Associação Brasileira de Nutrologia se posiciona contra essas recomendações. Para entender mais sobre esse tema leia a matéria: “Óleo de coco: benefícios, para que serve e como usar“.

Em contrapartida, a umectação capilar com óleo de coco não tem contraindicação! Nesse caso, só há estudos mostrando os benefícios desta prática. A umectação é uma alternativa aos produtos cosméticos convencionais que proporcionam efeitos nocivos.

Benefícios da umectação com óleo de coco

A Society Cosmetic Chemists publicou um estudo que mostrou que o óleo de coco pode ser usado para fazer umectação capilar em diferentes tipos de cabelo. Os danos capilares, como pontas duplas, podem ser revertidos por meio da umectação com óleo de coco.

Esses danos são normalmente causados por alguns processos, como penteação, clareamentos realizados quimicamente e queimaduras causadas pelo calor da água quente – do chuveiro, chapinhas, secadores e modeladores de cachos. Isso porque, de acordo com o estudo, ao fazer a umectação capilar com o óleo de coco obtém-se um filme lubrificante. Ele ajuda a evitar a perda de proteínas e água, formando uma verdadeira capa de proteção capilar.

Como fazer umectação com óleo de coco

Para cada tipo de cabelo há uma forma de aderir à umectação ao cronograma capilar. Ela também pode ser feita como umectação noturna.

Umectação no cabelo crespo

O cabelo crespo, de maneira geral, possui fios com o formato circular desde a raiz. Esse formato circular faz com que o próprio cabelo seja uma barreira para o escorrimento da oleosidade natural do couro cabeludo até os fios. Dessa forma, o óleo de coco pode ser um ótimo aliado para umectação do fio crespo.

Animais que comem frutas espalham sementes e podem ajudar na restauração florestal

Umectação do fio crespo sem enxágue

Para fazer umectação com óleo de coco sem enxágue coloque uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos e espalhe ao longo dos fios sem aplicar na raiz. Como existem muitos tipos de cabelo crespo, é necessário testar quantidades e modos diferentes de aplicar o óleo. Alguns cabelos crespos talvez exijam óleo de coco apenas nas pontas.

De qualquer forma, as partes ressecadas ficarão com um aspecto brilhante e mais escuro, com uma aparência de hidratação. Mas, lembre-se: por se tratar de um óleo é indicado aplicar em pouca quantidade e ir testando, para não deixar o cabelo com aspecto de oleosidade.

Umectação profunda do fio crespo com óleo de coco

A umectação capilar profunda também é uma boa maneira de hidratação capilar com óleo de coco. Para isso, espalhe uma grande quantidade do óleo nos cabelos, de preferência sujos e secos, separando mecha por mecha e deixe de uma a seis horas. Então lave normalmente com xampu e condicionador. O cabelo ficará com um aspecto sedoso, brilhante e macio.

Umectação na pré-lavagem

Os xampus convencionais possuem lauril sulfato de sódio. Essa substância tem potencial de danificar o couro cabeludo prejudicando a saúde capilar. Para evitar esse tipo de dano, o recomendado é aplicar o óleo de coco no couro cabeludo antes de lavar o cabelo. Ou abandone de vez os xampus convencionais conhecendo o passo a passo das práticas no e low poo na matéria: “No Poo e Low Poo: o que é e como fazer“.

Umectação com óleo de coco para cabelos cacheados ou lisos

Os cabelos lisos ou cacheados possuem círculos mais abertos ao longo do fio. Em alguns casos, o cabelo nem possui círculos. Isso permite que a oleosidade escorra até o meio ou final do cabelo. Em geral, quanto mais liso, mais oleoso é o cabelo.

Por isso, esse tipo de cabelo não exige tanto a umectação sem enxágue. Mas nos casos em que os fios são muito ressecados, pode-se aplicar uma pequena quantidade de óleo de coco nas mãos e espalhar nas pontas secas.

Umectação profunda nos cabelos cacheados ou lisos

Como no cabelo crespo, a umectação capilar profunda nos cabelos cacheados ou lisos deve ser feita mecha por mecha, nos cabelos secos. Depois da aplicação é necessário deixar de uma a seis horas. E aí lavar normalmente com xampu e condicionador da preferência.

atemoia
Atemoia: benefícios da fruta para a saúde

Umectação com óleo de coco na pré-lavagem

Da mesma forma que acontece no cabelo crespo, os xampus convencionais que contêm lauril sulfato de sódio retiram a capa de oleosidade protetora presente no couro cabeludo – o que pode danificar o fio e deixar o cabelo ressecado. Para evitar esse tipo de dano, aplique óleo de coco no couro cabeludo antes da lavagem convencional, como um pré-shampoo.

Para conferir quais outros óleos vegetais podem ser usados no cabelo confira nosso vídeo:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais