IMC: o que é e como calcular

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Cálculo do IMC é igual para todos, mas sua interpretação é diferente para crianças e adultos

IMC
Imagem editada e redimensionada de Jennifer Burk, está disponível no Unsplash

O índice de massa corporal (IMC) é uma estimativa da gordura corporal com base na altura e no peso. Apesar de não medir a gordura corporal diretamente, a equação do IMC faz uma aproximação, indicando se a pessoa está com um peso insalubre ou saudável.

Um IMC elevado pode ser um sinal de excesso de gordura no corpo, enquanto um IMC baixo pode ser um sinal de pouca gordura no corpo. Quanto maior o IMC de uma pessoa, maiores são as chances de desenvolver certas condições graves, como doenças cardíacas, pressão alta e diabetes. Mas um IMC muito baixo também pode causar problemas de saúde, incluindo perda óssea, diminuição da função imunológica e anemia.

Embora o IMC possa ser útil no rastreamento de crianças e adultos para problemas de peso corporal, ele tem seus limites. Ele pode superestimar a quantidade de gordura corporal em atletas e outras pessoas com corpos muito musculosos. Também pode subestimar a quantidade de gordura corporal em adultos mais velhos e outras pessoas que perderam massa muscular.

Cálculo IMC

O IMC é calculado dividindo o peso (em quilos) de uma pessoa pelo quadrado de sua altura (em centímetros). Apesar dele ser calculado da mesma forma para pessoas de todas as idades, o índice de massa corporal é interpretado de forma diferente para adultos e crianças.

IMC para Adultos

Adultos homens e mulheres com 20 anos ou mais podem interpretar seu IMC com base nas seguintes categorias de status de peso padrão:

IMC Status de peso
Abaixo de 18,5 Abaixo do peso
18,5 - 24,9 Normal
25,0 - 29,9 Excesso de peso
30,0 e acima Obeso

IMC para pessoas com menos de 20 anos

O IMC é interpretado de forma diferente para pessoas com menos de 20 anos. Embora a mesma fórmula seja usada para determinar o IMC em todas as faixas etárias, as implicações para crianças e adolescentes podem variar dependendo da idade e do sexo. A quantidade de gordura corporal muda com a idade. Também é diferente em meninos e meninas jovens. As meninas geralmente adquirem uma quantidade maior de gordura corporal e a desenvolvem mais cedo do que os meninos.

Para crianças e adolescentes há um ranking percentil. Cada percentil expressa o IMC de uma criança em relação a outras crianças da mesma idade e sexo. Por exemplo, uma criança seria considerada obesa se tivesse um IMC que atingisse ou estivesse acima do percentil 95. Isso significa que eles têm mais gordura corporal do que 95% das crianças na mesma faixa etária e sexo.

A tabela a seguir mostra o intervalo de percentil para cada status de peso:

Percentil Status de peso
Abaixo do quinto Abaixo do peso
5 a 85 Peso normal ou saudável
85 a 95 Excesso de peso
95 e acima Obeso

Consulte aqui um gráfico de percentil

IMC e saúde

As pessoas ganham peso como resultado de um desequilíbrio energético. O corpo precisa de uma certa quantidade de energia dos alimentos para funcionar. Essa energia é obtida na forma de calorias. O seu peso geralmente permanecerá o mesmo quando você consome o mesmo número de calorias que o seu corpo usa ou “queima” a cada dia. Se você ingerir mais calorias do que queima, ganhará peso com o tempo.

Desequilíbrio energético é certamente um dos maiores contribuintes para o ganho de peso. No entanto, o seu peso ideal é determinado principalmente pela genética, bem como pelos tipos de alimentos que você come e quanto você se exercita. Se você tem um IMC alto, é importante abaixá-lo para que você tenha um status de peso saudável. Um IMC elevado está relacionado a um risco maior de desenvolver condições graves de saúde, tais como:

  • doença cardíaca
  • pressão alta
  • doença hepática
  • osteoartrite
  • diabetes
  • acidente vascular encefálico
  • cálculos biliares
  • certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama, cólon e rim

Um estudo, no entanto, indicou que a gordura corporal, e não o IMC, está mais associada aos riscos à saúde acima. Você pode diminuir a gordura corporal e chegar a um peso saudável deixando de comer alimentos processados e se exercitando no mínimo três vezes por semana, por exemplo. Você também deve seguir certos hábitos alimentares, como comer apenas quando estiver com fome, comer conscientemente e escolher uma dieta rica em alimentos integrais, ricos em fibras, e não processados. Você também pode se beneficiar de aconselhamento nutricional. Um nutricionista pode te ajudar a saber quais os melhores alimentos para você e te proteger de dietas insalubres.

Assim como um IMC elevado pode causar problemas de saúde, o IMC baixo pode ser problemático. A falta de gordura corporal suficiente pode levar a:

  • perda óssea
  • função imunitária diminuída
  • problemas cardíacos
  • anemia por deficiência de ferro

Se você tem um IMC baixo, procure ajuda médica e nutricional. Se necessário, aumente a quantidade de comida que você ingere diariamente ou reduza a quantidade de exercício que você pratica. Um nutricionista pode te ajudar a aprender a ganhar peso de forma saudável.


Adaptado de Erica Cirino

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