Benefícios do agrião

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Agrião é altamente antioxidante e previne contra o câncer

Agriao

O agrião é um vegetal frondoso que possui muitos benefícios para a saúde. Suas pequenas folhas arredondadas e hastes comestíveis têm um sabor refrescante e ligeiramente apimentado.

O agrião faz parte da família Brassicaceae de vegetais, que também inclui a couve, a couve-de-bruxelas e o repolho. Já considerado como erva daninha, o agrião foi cultivado pela primeira vez no Reino Unido no início de 1800. Confira seus benefícios para a saúde:

Benefícios do agrião

Com poucas calorias e muitos nutrientes, o agrião está classificado em primeiro lugar na lista Powerhouse Fruits and Vegetables do Centro dos EUA para Controle de Doenças. Um copo com 34 gramas de agrião contém:

  • Calorias: 4
  • Carboidratos: 0,4 gramas
  • Proteína: 0,8 gramas
  • Gordura: 0 gramas
  • Fibra: 0,2 gramas
  • Vitamina A: 22% da Ingestão Diária de Recomendada (IDR)
  • Vitamina C: 24% da IDR
  • Vitamina K: 106% da IDR
  • Cálcio: 4% da IDR
  • Manganês: 4% da IDR

Como você pode ver, um copo com 34 gramas de agrião fornece mais de 100% do IDR de vitamina K, uma vitamina lipossolúvel necessária para coagulação do sangue e ossos saudáveis.

O agrião também contém vitamina E, tiamina, riboflavina, vitamina B6, folato, ácido pantotênico, magnésio, fósforo, potássio, sódio e cobre.

2. Altamente antioxidante

O agrião é repleto de compostos vegetais chamados antioxidantes, que protegem contra os danos celulares causados ​​pelos radicais livres (moléculas prejudiciais que levam ao estresse oxidativo).

O estresse oxidativo tem sido associado a várias doenças crônicas, incluindo diabetes, câncer e doenças cardiovasculares (confira aqui estudo a respeito: 1).

Felizmente, alimentos ricos em antioxidantes, como o agrião, podem ajudar a proteger contra o estresse oxidativo, o que pode diminuir o risco dessas doenças.

Um estudo sobre os compostos antioxidantes em 12 diferentes vegetais crucíferos encontrou mais de 40 flavonoides no agrião.

Em termos de quantidade total de fenóis e capacidade de neutralizar os radicais livres, o agrião superou todos os outros vegetais no estudo.

Além disso, os antioxidantes do agrião estão associados a um menor risco de desenvolvimento de câncer, diabetes e doenças cardíacas (confira aqui estudos a respeito: 2, 3)

3. Reduz o risco de câncer

Como o agrião é rico em fitoquímicos, ele pode reduzir o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.

O agrião e outros vegetais crucíferos contêm glicosinolatos, que são ativados em compostos chamados isotiocianatos quando cortados com uma faca ou mastigados (confira aqui estudo a respeito: 4).

Os isotiocianatos incluem produtos químicos como sulforafano e fenotil isotiocianato (confira aqui estudos a respeito: 5, 6).

Esses compostos previnem câncer, protegendo as células saudáveis ​​de danos, inativando produtos químicos carcinogênicos e bloqueando o crescimento e a disseminação de tumores (confira aqui estudos a respeito: 5, 6, 7).

4. Faz bem para a saúde do coração

Comer agrião pode beneficiar a saúde do coração de várias maneiras. Uma revisão de estudos feita com mais de 500.000 pessoas relacionou a ingestão de vegetais crucíferos a um risco 16% menor de doença cardíaca.

O agrião contém os antioxidantes beta-caroteno, zeaxantina e luteína. Baixos níveis desses carotenóides estão associados a desenvolvimento de doenças cardíacas e hipertensão arterial, de acordo com estudo.

Outros estudos mostraram que altos níveis de carotenóides não apenas protegem contra o desenvolvimento de doenças cardíacas, mas também diminuem o risco de ataques cardíacos e derrames.

O agrião também contém nitratos na, que aumentam a saúde dos vasos sanguíneos, reduzindo a inflamação, a rigidez e a espessura dos vasos sanguíneos (confira aqui estudo a respeito: 8).

Os nitratos do agrião também mostraram reduzir a pressão arterial, aumentando o óxido nítrico no sangue (confira aqui estudo a respeito: 9).

5. Reduz o colesterol 

O agrião ainda pode diminuir o colesterol, o que pode melhorar a saúde do coração.

Em um estudo de dez dias em ratos com colesterol alto, o tratamento com extrato de agrião reduziu o colesterol total em 34% e o colesterol ruim em 53%.

6. Previne osteoporose

O agrião contém muitos minerais necessários para a saúde dos ossos, incluindo cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

Embora o cálcio seja bem conhecido por seus efeitos na saúde óssea, o magnésio, a vitamina K e o potássio também desempenham papéis importantes (confira aqui estudo a respeito: 10).

Um estudo mostrou que uma dieta balanceada rica em vegetais nutritivos, como o agriãoestá correlacionada a um efeito positivo na saúde óssea.

Além disso, um copo (34 gramas) de agrião fornece mais de 100% da IDR de vitamina K.

A vitamina K é um componente da osteocalcina, uma proteína que forma tecido ósseo saudável e ajuda a regular a renovação óssea (confira aqui estudos a respeito: 1112).

Em um estudo, as pessoas com a maior ingestão de vitamina K foram 35% menos propensas a sofrer uma fratura de quadril do que as pessoas com a menor ingestão.

7. Faz bem para a imunidade

O agrião contém 15 mg de vitamina C por copo (34 gramas), o que representa 20% da IDR para mulheres e 17% para homens (confira aqui estudo a respeito: 13).

A vitamina C é conhecida por seus efeitos benéficos sobre a saúde do sistema imunológico. Deficiência de vitamina C tem sido associada à diminuição da função imunológica e aumento da inflamação (confira aqui estudo a respeito: 14).

A vitamina C estimula o sistema imunológico, aumentando a produção de glóbulos brancos que combatem infecções (confira aqui estudo a respeito: 15).

Embora os estudos na população em geral não tenham mostrado conclusivamente que a vitamina C diminui o risco de resfriado comum, ela reduz a duração dos sintomas em 8% (confira aqui estudo a respeito: 16).

8. Auxilia perda de peso

Embora não tenha sido estudado especificamente, o agrião também pode ter benefícios para o controle de peso.

É um alimento extremamente rico em nutrientes - um copo (34 gramas) contém apenas quatro calorias, mas fornece vários nutrientes importantes.

Se você está tentando perder peso, vale a pena tentar adicionar esse vegetal nutritivo de baixa caloria à sua dieta.

9. Melhora o desempenho atlético

Os vegetais da família Brassicaceae contêm altos níveis de nitratos na dieta.

Os nitratos são compostos encontrados naturalmente em alimentos como beterraba, rabanete e verduras como agrião.

Eles relaxam os vasos sanguíneos e aumentam a quantidade de óxido nítrico no sangue, o que pode melhorar o desempenho atlético (confira aqui estudo a respeito: 17).

Além do mais, o nitrato reduz a pressão sanguínea em repouso e diminui a quantidade de oxigênio necessária durante o exercício, o que pode aumentar a tolerância ao exercício (confira aqui estudo a respeito: 18).

Embora uma quantidade considerável de pesquisas indique que os nitratos na dieta podem melhorar o desempenho do exercício, evidências conclusivas de que o agrião melhora o desempenho atlético não existem.

10. Protege a saúde dos olhos

O agrião contém luteína e zeaxantina, que são compostos antioxidantes da família dos carotenóides.

Numerosos estudos demonstraram que a luteína e a zeaxantina são essenciais para a saúde ocular. Esses compostos protegem os olhos contra danos causados ​​pela luz azul (confira aqui estudo a respeito: 19).

Para conhecer os efeitos da luz azul na saúde dos olhos e como se proteger dela, confira matéria: "Luz azul: o que é, benefícios, danos e como lidar".

A luteína e a zeaxantina também foram associadas a um risco menor de desenvolver degeneração macular relacionada à idade e catarata (confira aqui estudo a respeito: 20).

Além disso, o consumo de vitamina C, que também está presente no agrião, está associado a um risco menor de desenvolvimento de catarata (confira aqui estudo a respeito: 21).

11. É fácil de adicionar na dieta

O agrião pode ser usado em uma grande variedade de pratos.

No entanto, para obter o máximo de benefícios de seus compostos antioxidantes ativos, é melhor ingeri-lo cru ou levemente cozido no vapor (confira aqui estudo a repeito: 22).

Aqui estão algumas maneiras fáceis de adicionar agrião à sua dieta:

  • Adicione na sua salada;
  • Acrescente na sopa depois de cozida; 
  • Use-o para substituir a alface em um lanche;
  • Transforme-o em pesto misturando-o com alho e azeite;
  • Faça suco com gengibre e laranja;

Fonte: Healthline


Veja também:


 

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