Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda novas ideias para composição de lanches para diabéticos

O lanche para diabéticos pode abranger uma variedade de alimentos que conseguem balancear, ou diminuir, os níveis de açúcar no sangue. Muitas vezes, alimentos sem açúcar ou que são rotulados como seguros para diabéticos, podem ser ultra-processados e não tão saudáveis. 

No Reino Unido, por exemplo, esses rótulos foram proibidos por lei, pois não existe embasamento científico que esses alimentos consigam oferecer algum benefício à saúde. Na maioria das vezes, eles podem conter os mesmos níveis de gordura que um alimento normal. 

O lanche para diabéticos que é recomendado pela comunidade médica, ou especializada, é constituído por alimentos naturais que realmente têm a capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue. 

É importante notar, que embora esses alimentos sejam cientificamente testados e sua eficácia no controle do açúcar tenha sido comprovada, nada substitui o conselho médico. Nutricionistas, médicos e outros profissionais da área da saúde precisam ser consultados em casos de diabetes, tanto tipo 1 quanto tipo 2. Esses profissionais poderão avaliar as especificidades da condição e recomendar alimentos que atendam às necessidades dietéticas de pacientes diabéticos.

Substituições

Grande parte dos lanches não saudáveis e não apropriados para pessoas com diabetes podem ser substituídos por opções naturais. Isso, infelizmente, não significa que são melhores ou têm gostos parecidos, mas fazem melhor a saúde e são uma troca benéfica. 

Por exemplo, é possível substituir os salgadinhos por sementes de girassol, nozes ou amêndoas. Nos casos da substituição feita por sementes de girassol, elas podem ser tostadas e temperadas a gosto. 

Refrigerantes podem ser substituídos por água com gás com hortelã ou frutas frescas. 

Alimentos 

Os melhores alimentos a serem escolhidos para constituir o lanche para diabéticos são aqueles ricos em fibra, proteínas e gorduras saudáveis. Alguns deles são: 

Vegetais com homus

Ambos esses alimentos contém altos níveis de fibra. Além disso, o homus, por ser feito a partir de grão-de-bico, é uma boa fonte de proteínas. Pesquisas já comprovaram que, pessoas que consomem por volta de 28 gramas de homus ao invés de pão tinham quatro vezes menos açúcar no sangue. 

Manteigas de nozes

Manteiga de amendoim ou outras manteigas feitas a partir de nozes são ótimas fontes de fibra e também são apetitosas. Ao escolher no mercado, é possível evitar marcas que incluem açúcar ou sal — quanto mais natural melhor. Essas manteigas e pastas podem ser adicionadas a frutas como maçãs e bananas. 

Abacate

Um estudo analisou que o consumo regular de alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, como o abacate, conseguem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. O abacate pode ser comido sozinho, ou consumido como guacamole.

Pipoca

Para que seja um lanche seguro para diabéticos, a pipoca deve ser estourada em casa e não as de microondas. Por conta de ter poucas calorias, a pipoca pode ajudar na perda de peso, que é um dos fatores que influenciam os níveis de açúcar no sangue.