Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Para muitas culturas, a flor-de-lótus tem o significado de pureza e beleza e é utilizada como remédio natural. Confira benefícios e como usar

Flor-de-lótus é uma planta utilizada na medicina e culinária tradicional asiática. Raramente cultivada, ela não é encontrada em abundância em outros lugares além da Ásia, sendo rara no Brasil. Ela nasce em meio à lama a partir de seu rizoma. O lótus tem o título de flor nacional da Índia que significa pureza nas tradições budistas e hindus.

É uma planta aquática de nome científico Nelumbo nucifera, conhecida popularmente como lótus, lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia. Ela possui usos medicinais e representa a beleza divina. Mas, em algumas pessoas, a planta causa repulsa. Entenda o por quê a seguir.

Qual é o significado da flor-de-lótus?

Quem já teve a oportunidade de ver uma flor-de-lótus provavelmente se impressionou com sua beleza emergindo dos lugares lamacentos em que habita.

Por causa disso, a flor-de-lótus representa a pureza espiritual e beleza nas religiões budista e hinduísta. Já para os antigos egípcios, o significado da flor-de-lótus fazia referência ao Sol. Isso porque a planta fecha suas flores e afunda na água durante a noite e, depois de três dias, floresce lentamente pela manhã até o meio da tarde.

Portanto, pode-se supor que o significado da flor-de-lótus é diferente entre as culturas, embora, de fato, elas compartilhem algumas semelhanças.

No Budismo, a flor-de-lótus é representada com oito pétalas, simbolizando as oito práticas do Nobre Caminho Óctuplo. Além disso, é importante ressaltar que as cores da flor-de-lótus branca, rosa, azul e vermelha possuem sentidos distintos.

  • Azul: a flor-de-lótus azul é um símbolo de vitória do espírito acima de todos os sentidos, inteligência, conhecimento e sabedoria.
  • Vermelha: a flor-de-lótus vermelha significa compaixão, simpatia, amor altruísta, coração, paixão e generosidade.
  • Rosa: o símbolo budista, a flor-de-lótus rosa significa pureza e beleza.
  • Branca: a cor branca da flor-de-lótus também remete à pureza, mas é associada à graciosidade, fertilidade e fé.

No yoga, a posição de lótus é considerada a ideal para a prática da meditação. Apesar de ser considerada uma posição de dificuldade intermediária a avançada, é uma das mais comuns. Nesta posição sentada, as pernas se cruzam e os pés ficam posicionados sobre coxas opostas, mantendo a coluna alongada. O nome sânscrito da posição de lótus é padmasana.

flor-de-lótus
Flor-de-lótus | Foto de AARN GIRI na Unsplash

A história da flor-de-lótus

Enraizada na lama, a flor é cercada por água e ainda assim consegue florescer, sendo assim um símbolo de sobrevivência e conquista. Entre a sua história, acredita-se que durante o dia-a-dia não paramos para observar as pequenas conquistas da vida. Desse modo, todas as pétalas da flor equivalem a uma conquista de sobrevivência, vida e oportunidade.

Tempo de vida

Essas flores florescem durante o verão asiático e duram cerca de três dias. Já suas sementes são tão resistentes à escassez hídrica que existe a crença de que elas podem ficar até 5 mil anos sem água.

nenufar
Entenda o que é nenúfar e sua importância

Benefícios e usos da flor-de-lótus

Alivia diarreia

Um dos usos mais comuns do lótus na medicina tradicional chinesa é aliviar a diarreia. Para usufruir dessa propriedade, mergulhe as sementes da flor-de-lótus em água morna por algumas horas e, em seguida, beba. Entretanto, se você sofre de constipação, procure evitar consumir esta planta.

cafe-com-limao
Benefícios do café com limão: mito ou verdade?

Controla o açúcar e o colesterol no sangue

A raiz de lótus, muito apreciada na culinária japonesa, contém fibras e carboidratos complexos. Esses dois componentes atuam juntos no controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Melhora inflamação

A inflamação é geralmente acompanhada por uma sensação de calor. É um efeito colateral desconfortável ou sintoma de muitas condições. Também pode ser causada por trauma, exposição química ou lesão física.

Pesquisas recentes sugerem que as sementes de variedades de lótus vermelho e branco podem ajudar a reduzir a inflamação. Um estudo de 2013 concluiu que dois polissacarídeos da plúmula de lótus têm efeitos anti-inflamatórios significativos.

Nutre

O caule da flor-de-lótus é cheio de minerais e nutrientes — como a vitamina C — que são importantes para a manutenção da saúde do organismo. Um desses minerais é o potássio, que ajuda a regular a pressão sanguínea.

Para usufruir desse benefício da flor-de-lótus basta ferver suas raízes por dez minutos e depois consumi-las. Esse é um prato muito comum em culturas asiáticas.

Previne acne

O lótus pode te ajudar na luta contra a acne. O sebo é uma substância cerosa que pode causar acne quando se acumula e obstrui os poros da pele. Adicionar lótus ao chá verde e aplicá-lo no rosto pode reduzir significativamente a quantidade de sebo que suas glândulas produzem, de acordo com pesquisa de 2013.

Regula o ciclo menstrual

As folhas de lótus e os extratos de raiz são usados ​​há muito tempo na medicina tradicional chinesa para ajudar a regular o ciclo menstrual e impedir o excesso de sangramento. Não há muita pesquisa científica para apoiar essas afirmações. Mas algumas adeptas do consumo de flor-de-lótus sugerem que beber o suco de sua raiz ou sopa pode ajudar a evitar a anemia após a menstruação, repondo o sangue que foi perdido.

Alivia a tosse

Um estudo sugere que a mistura de pó de semente de lótus pode ajudar a aliviar a tosse. Uma pesquisa realizada em 2014 concluiu que a neferina, um composto orgânico do embrião da semente de lótus, tem potencial de matar e impedir a disseminação de células cancerígenas do pulmão. A pesquisa sugere que o lótus pode ser um potencial aliado no tratamento do câncer.

Tripofobia e flor-de-lótus

A flor-de-lótus pode não ser nada bonita para quem tem tripofobia. Isso porque o fruto da planta e suas raízes, quando cortadas transversalmente, têm o formato de pequenos grupos de buracos distribuídos harmonicamente, o que pode causar aflição e muito medo em quem possui tripofobia. O desconforto pode durar semanas após um estímulo ou visualização de alguma imagem do tipo (por isso evitamos colocá-las aqui). Mas caso tenha curiosidade, você pode dar uma pesquisada nas imagens de tripofobia do Google. 

Cuidados e precauções no consumo de flor-de-lótus

A ciência ainda está em andamento para descobrir como a flor-de-lótus atua no organismo. Então procure orientação médica antes de usar este vegetal como tratamento para alguma doença.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais