Para muitas culturas, a flor-de-lótus tem o significado de pureza e beleza e é utilizada como remédio natural

Flor-de-lótus é uma planta muito utilizada na medicina e culinária tradicional asiática. O lótus tem o título de flor nacional da Índia e é um símbolo de pureza nas tradições budistas e hindus.
A flor-de-lotus é um vegetal aquático de nome científico Nelumbo nucifera, conhecida popularmente como lótus, flor de lótus, loto-índico e lótus-índico.
Significado da flor-de-lótus

Quem já teve a oportunidade de ver uma flor-de-lótus possivelmente se impressionou com sua beleza emergindo dos lugares lamacentos em que habita.
Por causa disso, a flor-de-lótus passou a ser associada à pureza e à beleza nas religiões do budismo e do hinduísmo. Já para os antigos egípcios, o significado da flor-de-lotus fazia referência ao sol. Isso porque o lótus fecha suas flores e afunda na água durante a noite e, depois de três dias, floresce lentamente pela manhã até o meio da tarde.
Portanto, pode-se supor que o significado da flor-de-lótus é diferente entre as culturas, embora, de fato, elas compartilhem algumas semelhanças.
Benefícios e usos da flor-de-lótus

Alivia diarreia
Um dos usos mais comuns do lótus na medicina tradicional chinesa é aliviar a diarreia. Para usufruir dessa propriedade da flor-de-lótus, mergulhe suas sementes em água morna por algumas horas e, em seguida, beba. Mas se você sofre de constipação evite o uso de flor-de-lótus.
Controla o açúcar e o colesterol no sangue
A raiz de lótus, muito apreciada na culinária japonesa, contém fibras e carboidratos complexos. Esses dois componentes atuam juntos no controle dos níveis de colesterol e açúcar no sangue.
Melhora inflamação
A inflamação é geralmente acompanhada por uma sensação de calor. É um efeito colateral desconfortável ou sintoma de muitas condições. Também pode ser causada por trauma, exposição química ou lesão física.
Pesquisas recentes sugerem que as sementes de variedades de lótus vermelho e branco podem ajudar a reduzir a inflamação. Um estudo de 2013 concluiu que dois polissacarídeos da plúmula de lótus têm efeitos anti-inflamatórios significativos.
Nutre
O caule da planta de lótus é cheio de minerais e nutrientes - como a vitamina C - que são importantes para a manutenção da saúde do organismo. Um desses minerais é o potássio, que ajuda a regular a pressão sanguínea.
Para usufruir desse benefício da flor-de-lótus basta ferver suas raízes por dez minutos e depois consumi-las. Esse é um prato muito comum em culturas asiáticas.
Previne acne
O lótus pode te ajudar na luta contra a acne. O sebo é uma substância cerosa que pode causar acne quando se acumula e obstrui os poros da pele. Adicionar lótus ao chá verde e aplicá-lo no rosto pode reduzir significativamente a quantidade de sebo que suas glândulas produzem, de acordo com pesquisa de 2013.
Regula o ciclo menstrual
As folhas de lótus e os extratos de raiz são usados há muito tempo na medicina tradicional chinesa para ajudar a regular o ciclo menstrual e impedir o excesso de sangramento. Não há muita pesquisa científica para apoiar essas afirmações. Alguns praticantes sugerem que beber suco de raiz de lótus ou sopa de lótus pode ajudá-lo a evitar a anemia após a menstruação, construindo sangue para repor o que foi perdido.
Alivia a tosse
Um estudo sugere que a mistura de pó de semente de lótus pode ajudar a aliviar a tosse. Uma pesquisa realizada em 2014 concluiu que a neferina, um composto orgânico do embrião da semente de lótus, tem potencial de matar e impedir a disseminação de células cancerígenas do pulmão. A pesquisa sugere que o lótus pode ser um potencial aliado no tratamento do câncer.
Curiosidade
A flor-de-lotus pode não ser nada bonita para algumas pessoas que possuem tripofobia. Isso porque o fruto da planta e suas raízes, quando cortadas transversalmente, têm o formato de pequenos grupos de buracos distribuídos harmonicamente, o que pode causar aflição e muito medo em quem possui tripofobia, podendo durar semanas após um estímulo ou visualização de alguma imagem do tipo (por isso evitamos colocá-las aqui).
Atenção
A pesquisa científica ainda está em andamento para descobrir como a flor-de-lótus atua no organismo. Então converse com seu médico ou médica antes de usá-la como tratamento para alguma doença.
Veja também:
- Dente-de-leão: planta é comestível e traz benefícios à saúde
- Benefícios do gengibre: conheça os diversos usos para a sua saúde
- Alimentos podem alterar funções cerebrais?
- Saborosa e saudável: confira 12 benefícios da beterraba para a saúde