Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

O planeta Terra é repleto de criaturas fantásticas, sejam elas grandes ou pequenas, mas você sabe qual o maior ser vivo do mundo?

O maior ser vivo do mundo um dia foi considerado a baleia azul, uma grande espécie aquática que vive até hoje nos mares do planeta. Porém, com o avanço da ciência foi possível conhecer seres menos complexos que têm a mesma extensão, ou são maiores. Essas espécies são fungos e plantas que habitam a Terra há milhares de anos.

Qual o maior ser vivo do mundo?

Posidona Australis: o maior ser vivo do planeta

O maior ser vivo do mundo é uma planta conhecida como erva daninha de Poseidon, ou Posidonia Australis. Ela está localizada na região de Shark Bay, Austrália Ocidental, dominada pelos prados marinhos e cercada de ervas. 

Os cientistas que se dedicaram ao estudo da Posidonia achavam que ela era apenas uma grande planta que espalhou suas “filhas” ao redor da baía. Porém, eles descobriram que na verdade, ela é um único organismo vivo, que cobre aproximadamente 200km². Ou seja, mais de mil campos de futebol, como o Maracanã.

Além de ocupar uma área subaquática gigantesca, a erva daninha de Poseidon tem pelo menos 4.500 anos de vida. Para saber mais sobre a espécie, confira a matéria:

maior planta do mundo
A maior planta do mundo tem 180 km de extensão

Cogumelo-do-mel: o maior fungo do mundo

O segundo maior ser vivo do mundo é o cogumelo-do-mel, um fungo do gênero Armillaria, originário da Europa. Por viver como um micélio, ele tem um período de vida prolongado. Isso se dá porque ele fica semelhante a uma “raiz” que facilita a sua absorção de nutrientes.

Estudiosos, que analisaram a Floresta Nacional de Malheur do Oregon, Estados Unidos, descobriram que o cogumelo-do-mel ocupa uma área de 9km². O seu crescimento se deu por aproximadamente 10 mil anos. Graças a sua alimentação baseada no consumo das raízes de árvores locais da floresta. Se quiser conhecer mais sobre o organismo, confira:

Cogumelo-do-mel
Cogumelo-do-mel: o maior organismo da Terra

Baleia azul: o maior animal do planeta

A baleia azul tem sua fama como o maior animal que existe. Ainda bebê, ela pode chegar a sete metros de comprimento e pesar três toneladas. Enquanto ganha 200 quilos por dia durante o seu primeiro ano de vida. 

Na fase adulta, a baleia azul pode chegar a aproximadamente 30 metros de comprimento e pesar 200 toneladas. A sua língua pode pesar tanto quanto um elefante e o seu coração tanto quanto um carro. Elas têm uma voz tão alta que podem ser ouvidas a mais de 1.600 km de distância. 

A baleia azul faz parte da lista de animais ameaçados de extinção. Isso porque por volta do início do século XIX e XX houve uma grande caça a esses animais, que reduziu consideravelmente sua população. Além disso, elas são ameaçadas pela colisão com grandes navios que circulam pelos mares. 

Elefante: o maior animal terrestre

Em solo terrestre, o cargo de maior animal é do elefante-africano-do-mato, ou Loxodonta africana. Ele tem cerca de sete metros de comprimento e três de altura, pesando cerca de 11 toneladas. Apenas as costas desse animal conseguem aguentar 400 quilos. 

Um outro recorde associado a esses elefantes é que eles têm a maior gestação entre os mamíferos: o feto é gerado por 22 meses dentro do útero da mãe. Porém, devido a caça e a destruição de habitat, essa espécie se encontra ameaçada de extinção. 

Sequoia gigante: a maior árvore do mundo 

A sequoia gigante é a maior árvore (em largura) do mundo e está localizada no Parque Nacional da Sequoia, na Califórnia. Para medir a Sequoiadendron giganteum, estudiosos levam em consideração apenas o peso e a grossura de seu tronco. No caso dessa espécie, ela tem cerca de 1,4 metros cúbicos em volume.

Embora atinja os 83 metros de altura, ela não chega perto da árvore mais alta do mundo, também localizada na Califórnia. O título de árvore mais alta do planeta cabe à Hyperion, uma sequoia com 379,7 metros de altura.

Sequoia gigante: a árvore (quase) à prova de fogo

Lula colossal: o maior invertebrado do mundo

Quando falamos de criaturas invertebradas, o título de maior do mundo vai para a lula colossal. Essa espécie, conhecida como Mesonychoteuthis hamiltoni, pode chegar a nove metros de comprimento e pesar mil quilos. 

A sua aparência assustadora faz com que a lula colossal pareça um monstro saído direto de um filme de terror. Entretanto, essas criaturas misteriosas são calmas e se assustam facilmente, vivendo a pelo menos dois mil metros abaixo da superfície do mar da Antártica e dificilmente sendo vista por seres humanos.  

Polvos usam lixo humano como abrigo no oceano

Girafa: o animal terrestre mais alto do mundo 

O elefante africano pode ser o maior animal terrestre do mundo, levando em consideração seu peso e comprimento, mas a girafa é a criatura terrestre mais alta do planeta. Seu pescoço e pernas longas fazem com que, na vida adulta, esse animal chegue a cinco metros de altura.

E apesar de pesarem cerca de 2.800 quilos, as girafas conseguem correr até 56 km/h em pequenas distâncias. 

Girafa: características e vulnerabilidades ambientais

Crocodilo-de-água-salgada: o maior réptil vivo  

Um dia os dinossauros foram os maiores répteis a viverem na Terra, mas atualmente essa honra é do crocodilo-de-água-salgada, ou o Crocodylus porosus. Os machos dessa espécie podem alcançar até seis metros de comprimento e pesar quatro mil quilos. Por serem grandes, eles predam qualquer coisa que entra em seu território — de macacos a búfalos — e caçam as presas pulando para agarrá-las e puxá-las para o fundo da água.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais