Carambola faz mal?

eCycle

Carambola possui benefícios mas, dependendo da forma de consumo, também faz mal. Entenda

carambola

Carambola é o fruto que cresce na árvore caramboleira, cujo nome científico é Averrhoa carambola. A árvore da carambola possui flores brancas e púrpuras e é originária da Índia, sendo muito conhecida na China. Nos Estados Unidos, a carambola é chamada de fruta-estrela, devido ao seu formato que lembra uma estrela, quando cortada no sentido transversal. A carambola pode proporcionar benefícios à saúde devido à presença de nutrientes e substâncias antioxidantes. Entretanto, se consumida em excesso, pode causar danos nos rins por causa da alta concentração de oxalatos.

Benefícios da carambola

A carambola é uma ótima fonte de fibras e vitamina C. Uma carambola pesando cerca de 91 gramas possui o seguinte conteúdo nutricional:

  • Fibra: 3 gramas
  • Proteína: 1 grama
  • Vitamina C: 52% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
  • Vitamina B5: 4% da IDR
  • Folato: 3% da IDR
  • Cobre: 6% da IDR
  • Potássio: 3% da IDR
  • Magnésio: 2% da IDR

Além desses nutrientes, a carambola é fonte de outras substâncias saudáveis como quercetina, ácido gálico e epicatequina, compostos que possuem propriedades antioxidantes.

Previne a formação de células de gordura

Dois estudos publicados na plataforma PubMed concluíram que compostos extraídos da carambola ajudam a prevenir a formação de células de gordura e baixar os níveis de colesterol. Os estudos testaram esses efeitos em ratos de laboratório.

Previne câncer de fígado

Outro estudo publicado na plataforma PubMed testou compostos vegetais de carambola em camundongos e chegou à conclusão que, pelo menos nos camundongos, os compostos de carambola podem prevenir o câncer de fígado.

Possui efeitos anti-inflamatórios e contra dor

A plataforma PubMed publicou um estudo no qual camundongos que foram induzidos a sentir dor apresentaram melhora após a administração de substâncias da carambola. O estudo concluiu que esse resultado demonstra o potencial das substâncias retiradas da carambola no tratamento da dor causada por inflamação.

A carambola faz mal?

Vale ressaltar que todos os estudos mencionados acima foram realizados em camundongos e com substâncias específicas da carambola, e não da ingestão da fruta como um todo. O que significa que comer carambola não necessariamente trará os mesmos benefícios mencionados.

Além do mais, a carambola também pode proporcionar efeitos indesejados devido à grande quantidade de oxalatos que possui.

Pessoas com problemas renais devem evitar comer carambola e tomar seu suco, pois os oxalatos podem causar danos no rins.

Um estudo publicado pela plataforma PubMed mostrou que uma paciente diabética, de 56 anos de idade, que apresentava função renal normal, desenvolveu lesão renal aguda (LRA) após consumir grande quantidade de suco de carambola de uma só vez.

Outro paciente do estudo, um homem de 60 anos de idade, com histórico de consumo regular de carambola nos últimos 2-3 anos, também diabético, apresentou insuficiência renal crônica aguda após a ingestão de um número significativo de carambolas em um curto período de tempo.

De acordo com o estudo, ambos casos mencionados confirmaram que o oxalato presente na carambola tem potencial de causar lesão nos rins. Por isso é indicado não abusar do consumo dessa fruta.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail