Com que frequência tomar banho?

eCycle

Tomar banho todos os dias pode não ser um hábito tão saudável como se pensa

tomar banho

Tomar banho todos os dias é uma prática comum e considerada um ato de higiene necessário, pelo menos no Brasil. A maioria das pessoas acredita que tomar banho direito é tomar banho frequentemente e que esse hábito irá manter seu corpo limpo e saudável. Porém, assim como é de costume não lavar o cabelo todos os dias para mantê-lo mais saudável, tomar banho todos os dias não é o mais recomendado. Confira como tomar banho corretamente:

Frequência

Tomar banho regularmente é muito importante por diversas razões. Esse ato ajuda a prevenir doenças e promove uma boa higiene. A frequência desse hábito depende de diversos fatores. Especialistas acreditam que a maioria das pessoas não precisa tomar banho todos os dias por uma razão simples: danos à saúde da pele são evitados. Claro, existem diversas exceções para essa regra, como pessoas que trabalham em lugares lotados (com bastante fluxo de pessoas), que frequentam uma academia todos os dias ou que trabalham na área da saúde. No verão, é comum tomar banho devido ao aumento da temperatura e ao suor excessivo que ela traz - nessa época do ano é altamente recomendado tomar banho frequentemente.

Porém, na maioria dos casos, dois banhos a cada três dias é o suficiente. Ao não tomar banho todos os dias, sua pele mantém um balanço na fabricação de lipídeos que a protegem, tornando-a mais radiante e saudável. Mas é importante lembrar de lavar sempre as áreas do corpo que necessitam de maior atenção por razões de higiene ou por apresentarem odores, como as axilas e partes intimas. Lavar as mãos frequentemente também é super importante, já que esse ato ajuda na prevenção de doenças.

Cinco razões para não tomar banho todos os dias

1. Torna a pele mais macia

Nossa pele recebe hidratação de duas fontes principais: ela atrai a umidade presente no ar e utiliza os óleos e água liberados pelo nosso corpo. Ao tomarmos um banho quente, os óleos são dissolvidos, deixando a pele menos hidratada. Diminuindo a frequência de banhos, a pele produzirá a quantidade ideal de óleo, criando um equilíbrio natural - resultado: pele esteticamente mais atraente e macia. Se você achar que necessita de mais óleo, tente optar por cremes e óleos orgânicos, como o de oliva, coco e jojoba.

2. Protege a pele

As células de pele morta e os lipídeos presentes na camada mais externa da pele servem como uma proteção contra bactérias e alguns químicos que possam penetrar na pele. Quando tomamos banho, os lipídeos das células mortas dessa camada são removidos, e perdemos essa proteção. Algumas bactérias benéficas que vivem na pele humana também são removidas com a água quente e o sabão, o que prejudica na proteção, já que elas auxiliam na formação de anticorpos nas células.

3. Diminui as irritações de pele

Diversos químicos presentes no sabões e xampus podem contribuir para uma irritação na pele, principalmente em pessoas que possuem alguma condição alérgica, como dermatites e psoríases. A água quente costuma piorar esses problemas. Diminuir a frequência de banhos pode ajudar a diminuir o número de irritações.

4. Auxilia na conquista

Nosso aroma natural é uma importante ferramenta de atração sexual e de seleção de parceiros nos níveis físicos e psicológicos. Isso significa que diminuindo a frequência de banhos, é possível obter melhores resultados em atrair um parceiro. Claro que, se o seu odor puder ser sentido a grandes distâncias, pode ser uma boa tomar um bom banho ou até mesmo trocar o desodorante que você usa.

5. Mais economia nas contas de água e luz

Os chuveiros são grandes responsáveis pelo consumo de luz e de água na sua casa. Com menos banho, esse consumo também irá diminuir, ajudando o meio ambiente e o bolso.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail