Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Além dos benefícios à saúde, o óleo de macadâmia possui propriedades benéficas para os cabelos e pele

A macadâmia é uma árvore de porte alto, nativa da Austrália e muito predominante no Havaí. Seu fruto, também chamado de macadâmia, é uma noz fina envolta em uma casca rígida. 

A macadâmia contém diversos minerais e componentes benéficos ao nosso organismo. Alguns exemplos incluem potássio, fósforo, cálcio, magnésio, vitaminas e proteínas. Sua composição pode variar de acordo com o local de crescimento da árvore.

Cerca de 75% da composição do fruto é dada por óleos naturais. O óleo de macadâmia é extraído por meio de prensagem a frio dos frutos moídos ou por extração via solvente. O óleo obtido da macadâmia é semelhante ao azeite de oliva em sua composição e é frequentemente descrito como sendo um “óleo bom”. Isso porque ele contém baixos níveis de gorduras saturadas e altos níveis de gordura monoinsaturadas.

O óleo de macadâmia é comestível e possui diversos fins. No entanto, seu uso mais comum está relacionado aos cuidados com a beleza, pois é composto por ácidos graxos. 

Por exemplo: ácidos oleico (ômega 9), palmitoleico (ômega 7) e palmítico, presentes em maiores proporções. Esse óleo também é rico em substâncias com propriedades antioxidantes.

extracao-de-oleos-vegetais
Conheça as técnicas de extração de óleos vegetais

Para que serve o óleo de macadâmia?

Uso culinário

O óleo de macadâmia pode ser usado na alimentação, substituindo o azeite nas saladas. Ele é rico em ômega 7, que pode ser encontrado na secreção sebácea natural da pele, principalmente em peles jovens. Com o tempo, a quantidade de ácido palmitoleico na pele diminui, deixando-a com aparência cansada e sem brilho. Quando ingerido em quantidades moderadas, o óleo de macadâmia repõe o ômega 7. Dessa maneira, a pele fica mais jovem e bonita.

Além disso, a ingestão do óleo de macadâmia auxilia no controle do colesterol, reduz a glicemia e pode controlar a pressão sanguínea. Consulte um/a profissional da saúde para saber a quantidade ideal de óleo de macadâmia a ser consumida diariamente.

Uso cosmético

Por conta dos benefícios do óleo de macadâmia, ele também pode ser aplicado diretamente no rosto, hidratando peles secas e frágeis. O ácido palmitoleico protege os lipídios da pele contra a oxidação e é responsável pela hidratação e perda de umidade da pele. 

Tal ação garante uma aparência saudável e também tem propriedades regenerativas. É um ácido presente no sebo humano. Por isso, possui extrema afinidade com a pele e com os óleos naturais produzidos no couro cabeludo. Assim, ele consegue penetrar com eficácia nas áreas aplicadas, além de nutrir e hidratar sem deixar a pele ou os cabelos oleosos.

Na pele, o óleo vegetal atua diretamente nas regiões mais ressecadas e sensibilizadas, promovendo reparação na barreira cutânea. Quando aplicado sobre o rosto, além de hidratá-lo, tem ação contra envelhecimento precoce cutâneo. Isso previne a formação de rugas e reduz inflamações. Ele também pode ser aplicado em regiões acneicas e auxilia no tratamento de coceiras.

Benefícios do óleo de coco para cabelo

Para que serve o óleo de macadâmia para cabelo?

óleo-de-macadâmia
Imagem de Freepik

Nos cabelos, a presença de gorduras monoinsaturadas no óleo de macadâmia ajuda a proteger o couro cabeludo contra:

  • Raios UV
  • Vento
  • Poluição
  • Chapinha
  • Secador
  • Produtos químicos

Além de penetrar nos poros capilares, mantendo a hidratação, promove diminuição do frizz, dá brilho e repara a elasticidade natural da fibra capilar. Isso evita que os fios se quebrem e que pontas duplas surjam. É um óleo recomendado para cabelos quimicamente tratados e danificados.

O óleo vegetal de macadâmia é indicado para todos os tipos de cabelo. Principalmente os cacheados, pois controla o volume e o frizz dos cachos. Para aplicar o óleo nos cabelos, utilize-o puro e sem haver necessidade de misturá-lo com xampus, cremes ou outros óleos vegetais. 

Aplique-o separadamente nos cabelos secos ou molhados ou até na forma de máscara para tratamentos capilares. Use apenas algumas gotas do óleo no cabelo seco para evitar um possível aspecto oleoso.

Lembre-se de utilizar o óleo de macadâmia puro e 100% natural. É importante que seja livre de substâncias químicas nocivas à saúde, como por exemplo os parabenos. Você pode encontrar o óleo de macadâmia puro e outros produtos naturais na Loja eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais