Como tirar mofo? Inspecione a casa!

eCycle

A melhor prática antimofo é inspecionar sua casa pelo menos uma vez por ano para ver se não há procriação de micro-organismos

As áreas molhadas, úmidas e escuras são os locais preferidos do mofo. A melhor maneira de evitar o problema é fazer uma inspeção regular da casa procurando por possíveis focos - prevenir é mais fácil do que tirar mofo depois que o problema já se instalou.

Se o problema já estiver crônico em algum cômodo, dê uma olhada na matéria "Como tirar mofo da parede de forma natural". Se você percebeu uma pequena mancha ou algum foco de mofo pontual, uma boa ideia é inspecionar sua casa - o ideal é fazer uma vistoria "de cabo a rabo" pelo menos uma vez por ano. Dê uma olhada abaixo nos materiais que você pode precisar e em como proceder na "busca" pelos micro-organismos causadores do mofo.

Materiais

  • Luvas de cozinha;
  • Máscara descartável;
  • Lanterna (de preferência as de fricção, que não gastam bateria).

Dicas

Existem vários tipos de fungos, mas o mais comum em residências tem coloração preta ou levemente amarelada e possui uma textura felpuda. O bolor também carrega um forte e penetrante odor. Portanto, sempre use máscara e luvas para evitar o contato direto.

A melhor maneira de evitar a formação de mofo é consertar vazamentos em locais de constate umidade. Além disso, depois de tomar banho, deixe portas e janelas abertas para que ela não se acumule.

Inspeção antimofo

Banheiro

Qualquer lugar úmido é uma lugar de proliferação de fungos em potencial. Cheque as áreas em volta da banheira e do chuveiro com muito cuidado. Atente também para o rejunte dos azulejos.

Pias

As pias são um dos locais mais úmidos da casa. Preste atenção especial nas áreas próximas às tubulações e válvulas de água debaixo da pia. Se houver vazamento, o risco de existir mofo é alto. Use a lanterna nas áreas escuras e para não perder nenhum mofo de vista.

Porão

Comece inspecionando os cantos do porão e depois verifique armários e paredes. Caso você encontre água, identifique a origem dela, corrija o problema procure por sinais de mofo.

Paredes

Muitas vezes, por trás da pintura da parede, o mofo se prolifera e a percepção é difícil. A única maneira de descobrir se há mofo ou não é, por mais insalubre que pareça, cheirar as paredes.

Apesar de ser um trabalho minucioso, ele é importante para evitar prejuízos posteriores à casa e à saúde.

Como tirar mofo

Feita a vistoria antimofo, é hora de partir para a limpeza. Selecione produtos naturais como vinagre e óleo essencial de melaleuca e mãos à obra. Confira o passo a passo completo de como tirar mofo das paredes. Se você também estiver com problema de mofo nas roupas ou mofo nas toalhas, acesse as matérias: "Como tirar mofo de roupas" e "Como tirar mofo da toalha de banho de forma caseira".

O vídeo (em inglês) traz sete passos para encontrar e acabar com o mofo.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail