Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda, de uma vez por todas, o que fazer com o palito de fósforo usado

O que fazer com palito de fósforo usado? Se você cozinha em casa com um fogão tradicional, certamente já deve ter feito essa pergunta em algum momento. Os fósforos são objetos comuns na cozinha, normalmente usados para acender a boca do fogão. Apesar de ter perdido sua popularidade para os isqueiros, o palito de fósforo ainda é utilizado com frequência. 

A cabeça de um palito de fósforo é composta por uma mistura de enxofre, clorato de potássio, enchimento e pó de vidro. Essas substâncias são as responsáveis por atear fogo no palito assim que ele é esfregado sobre a lateral da caixa de fósforos. Essa lateral é produzida com pó de vidro, aglutinante e fósforo vermelho.

O atrito faz com que o clorato de potássio se transforme em cloreto de potássio, que se incendeia e começa a queimar a madeira do fósforo. Depois de usado, é muito difícil que o fósforo volte a pegar fogo. E por ser feito de uma mistura de madeira com substâncias químicas, as pessoas se perguntam o que fazer com o palito de fósforo usado. 

Como descartar o fósforo? 

O palito de fósforo é um utensílio biodegradável. Por ser feito com madeira que não tem nenhum tipo de adição de pintura ou químicos — já que as substâncias responsáveis pelo fogo ficam apenas na ponta do material — existem empresas de reciclagem de madeira que aceitam este tipo de produto.

Antes de sair jogando o seu fósforo usado em qualquer lata de lixo reciclável, tenha em mente que nem todas as empresas de coleta trabalham com madeira. Por isso, entre em contato com os responsáveis pela coleta do seu bairro ou condomínio para ter certeza que o palito de fósforo usado pode ser descartado com outros recicláveis.

Ao ser descartado no lixo comum, o palito de fósforo usado também tem um resultado mais positivo. Devido a sua característica biodegradável, o material se decompõe e pouco tempo, cerca de 3-6 meses. Por ser um produto feito com madeira, ao se decompor, ele se torna benéfico para o solo

Cuide bem antes de descartar

Porém, é preciso ter muito cuidado ao descartar seu palito de fósforo usado. Se você tem se perguntado o que fazer com palito de fósforo usado, e pretende jogá-lo no lixo comum, certifique-se de que ele não vai acender lá dentro. A melhor forma de fazer isso, é esperar que a chama do fósforo se dissipe e mergulhar sua ponta em um pote de água por alguns minutos. 

Desta maneira, você impede que o seu saco de lixo pegue fogo e também diminui as chances do material pegar fogo quando estiver sendo transportado pelos coletores de resíduos. Afinal, quando o palito de fósforo está dentro do caminhão de lixo ou do aterro, ele entra em contato com outros materiais inflamáveis. 

Além das formas de descarte tradicional, o palito de fósforo usado pode se tornar um fertilizante para a sua horta pessoal. Isso porque tanto o sulfureto de fósforo e clorato de potássio presentes na cabeça do fósforo se transformam em boas fontes de fertilizantes inorgânicos quando compostados. 

Por que compostar o fósforo? 

A compostagem é um processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal. A compostagem pode ser considerada um tipo de reciclagem do resíduo orgânico. Nela acontece um processo natural onde os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação da matéria orgânica, transformando-a em húmus, material rico em nutrientes. 

Apesar das substâncias da cabeça do palito de fósforo serem inflamáveis, eles são ótimos para a compostagem. Isso se dá porque depois de usados — e bem apagados — eles não correm risco de acender novamente na composteira. O fósforo presente na cabeça do palito também é um químico comumente usado na fertilização de solos e adubos

Outro fator importante é que o carbono liberado pelo fósforo depois de queimar é benéfico para a criação de uma composteira saudável e também uma parte importante no processo de compostagem. 

Os fósforos usados na compostagem se juntam a outros resíduos que liberam carbono, como serragem, folhas e ervas secas. Em complemento, os resíduos alimentares — como casca de ovos e borras de café —  adicionam o nitrogênio à compostagem. Para finalmente completar sua composteira, você vai precisar apenas de umidade, ar e tempo.

Se você estiver em dúvida sobre o que fazer com palito de fósforo usado, e optar por jogá-lo na composteira, saiba que o tempo de decomposição do fósforo demora até três meses nessas situações. 

Ao compostar o seu palito de fósforo usado você reduz o impacto ambiental dos seus resíduos e ainda cria um solo mais saudável e funcional para o cultivo de plantas em sua casa. Para saber um pouco mais sobre como funciona a compostagem, leia “O que é compostagem e como fazer?”.