Dia Mundial Sem Carro incentiva reflexão sobre mobilidade urbana

eCycle

Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro, estimula formas alternativas de deslocamento

Dia mundial sem carro
Imagem de Li Lin no Unsplash

O Dia Mundial Sem Carro, comemorado todo dia 22 de setembro, é uma data que busca incentivar o uso de meios alternativos de deslocamento. Ele foi criado em 1997 por ativistas franceses, que decidiram se mobilizar para reduzir problemas causados pelo uso do carro, como o aumento da poluição, gasto com matérias-primas e o trânsito irracional.

A ideia de deixar o carro em casa como forma de propagandear o uso menos intensivo dos veículos automotores e mostrar que existem alternativas de transporte menos danosas ao meio ambiente deu tão certo que, já em 2000, cerca de 760 cidades europeias participavam da iniciativa.

No Brasil, o Dia Mundial Sem Carro é mais recente, mas nem tanto. A partir de 2001, já tivemos nossa primeira versão, que envolveu 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC) e São Luís (MA). Em São Paulo, atividades relacionadas à data começaram a acontecer em 2003, mas apenas em 2005 o evento passou a ter apoio de secretarias municipais. Outras organizações também passaram a apoiar e a dar mais visibilidade para o Dia Mundial Sem Carro.

O ciclo-ativismo e a mobilidade ativa são os maiores focos do Dia Mundial sem Carro, uma data que todos os anos ganha eventos para estimular a reflexão sobre temas como caminhabilidade (a facilidade ou não de se caminhar por um espaço público), uso do transporte coletivo e alternativas ao deslocamento individual. Desde 2011, várias cidades têm programado eventos ao longo do mês de setembro, que começou a ser chamado informalmente de Mês da Mobilidade.

O objetivo é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel e propor às pessoas que experimentem, pelo menos durante um dia, formas alternativas de mobilidade, demonstrando que é possível se deslocar sem precisar de um carro (ainda mais próprio).

Consulte a programação da sua cidade ou região e participe dos eventos. Independente da agenda comemorativa, adote a proposta do Dia Mundial Sem Carro e deixe o carro em casa no dia 22 de setembro - e sempre que possível. Repense o modo como você se desloca no dia a dia e promova medidas alternativas que possam se estender por todo o ano.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×