Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A Nota reconhece e valoriza a tentativa de avanço na implementação da logística reversa, definindo, por exemplo, responsabilidades e oportunidades

Por Abrampa | A ABRAMPA, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), emitiu contribuições, por meio de Nota Técnica, à proposta de Decreto que poderá instituir o sistema de logística reversa de embalagens de plástico.  

A Nota reconhece e valoriza a tentativa de avanço na implementação da logística reversa, definindo, por exemplo, responsabilidades e oportunidades. No entanto questiona-se, inicialmente, a necessidade de regulação específica sobre as embalagens plásticas, uma vez que seria possível regular embalagens de maneira geral, evitando onerar excessivamente setores econômicos, gerar insegurança jurídica e dificultar a operacionalização do sistema.

A ABRAMPA e o CMA/CNMP também chamam a atenção para pontos em que o Decreto precisa ser aperfeiçoado, como é o caso da adoção do conceito de entidade gestora, da ausência de menção a mecanismos que garantam a prioridade de catadores de materiais recicláveis e que determinem o cumprimento desta ordem, a ausência de previsibilidade de responsabilidade para os resíduos oriundos da coleta seletiva e da necessidade de transparência, publicidade e controle social. 

Para consulta a estas sugestões de aperfeiçoamento, a Nota Técnica conjunta está disponível aqui.

Este texto foi originalmente publicado por Abrampa de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais