Oito maneiras de melhorar a circulação sanguínea

Algumas mudanças simples no seu cotidiano ajudam a melhorar sua circulação sanguínea e interromper o sedentarismo

Oito maneiras de melhorar a circulação sanguínea

O sedentarismo pode ser responsável por dores no corpo e problemas vasculares. Esses sintomas podem ser originados pela má circulação sanguínea do corpo. Para possivelmente reverter alguns desses problemas, há certas práticas recomendadas. Mesmo assim, consulte sempre um médico para um melhor diagnóstico. Confira as dicas abaixo e aprenda como melhorar a circulação sanguínea:

Faça caminhadas

Calce seus tênis e vá caminhar. Mas caminhe de forma rápida, enérgica e sinta o seu coração trabalhar mais. A caminhada emagrece e faz o fluxo de sangue aumentar, causando a expansão dos vasos sanguíneos (diminuindo a pressão) que, por sua vez, torna mais eficiente o transporte de oxigênio para as partes periféricas do organismo.

Tire um momento para relaxar

É difícil passar um dia inteiro sem se estressar com nada, não é mesmo? O estresse não só faz mal à sua rotina, como prejudica a circulação do sangue. Estresse, ansiedade e depressão tendem a fazer com que os vasos sanguíneos se comprimam e bombeiem mais sangue para os órgãos principais e menos para as extremidades.

Por isso, procure relaxar. Fazer exercícios de respiração, meditação, dormir bem, receber massagem ou ter um hobby: esses são meios para se livrar do estresse.

Utilize as escadas

Quando se tem um elevador disponível, quase ninguém quer saber de usar as escadas. Contudo, utilizar escadas é um ótimo exercício, principalmente para aqueles que não têm como dedicar um momento do dia para se exercitar. Subir escadas provoca a distensão dos músculos da panturrilha fazendo com que o sangue flua desde a perna inferior até os dedos do pé.

Adicione um pouco de melaço à dieta

O melaço é rico em ferro e minerais que ajudam o organismo a produzir glóbulos vermelhos e auxiliar no sistema imunológico. E a melhor parte: ele possui ação anti-inflamatória. Só não exagere em seu consumo. Duas a três colheres de chá por dia já bastam.

Não dispense comida apimentada

Pimentas (principalmente as mais picantes, como a pimenta-caiena) possuem capsaicina, uma substância com propriedade vasodilatadora, estimulando o fluxo sanguíneo. Quanto mais apimentada for, mais capsicina ela tem.

Elas também ajudam a equilibrar os níveis de colesterol LDL e pressão arterial, impedem a formação de coágulos e, por serem ricas em vitaminas A e C, aumentam a temperatura do corpo, o que gera um maior fluxo de sangue e o faz chegar para todo espaço do corpo que precisa.

Aproveite o gengibre e o açafrão

Semelhantes à pimenta, o gengibre e o açafrão possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. São bons para auxiliar a circulação do sangue por evitarem e dissolverem a formação de coágulos e outros bloqueios que podem se formar ao longo dos vasos sanguíneos.

Faça alongamentos

Ficar muitas horas sentado não faz nada bem para o organismo. Então, se está parado por muito tempo, seja no trabalho, em casa ou em uma viagem de avião, levante-se e faça alongamentos. Ande um pouco. Estique as pernas. Isto vai ajudar o sangue a circular e a evitar dores e cansaço.

Fazendo alongamento

Pare de fumar

Pode ser muito difícil parar de fumar, mas este é um péssimo hábito para a circulação de sangue no organismo, porque a nicotina contida no cigarro danifica as paredes arteriais e favorece o surgimento de varizes. Fumar contrai os vasos sanguíneos e aumenta as chances do desenvolvimento de doenças pulmonares. Por isso, largue o cigarro.


Fonte: hellawella


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