Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Usina solar é um grande espaço equipado com células fotovoltaicas

Usina solar” é um termo utilizado para descrever um sistema fotovoltaico de grande porte, projetado para a geração e comercialização de energia elétrica. Nesse local, a produção ocorre a partir de células solares, dispositivos capazes de converter a radiação solar diretamente em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico.

Em geral, uma usina solar é formada por milhares ou centenas de milhares de células fotovoltaicas. Elas podem ser fixas ou possuir um sistema que acompanha o movimento do Sol, chamado de tracker, garantindo um melhor aproveitamento da energia solar durante o dia. Vale ressaltar que a usina solar possui um papel fundamental na descentralização e democratização da energia elétrica. Além disso, ela também é importante para a transição energética mundial, mas principalmente para o Brasil, por conta da sua localização, que permite uma alta incidência de raios solares.

O que é energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica é a energia obtida por meio da conversão direta da luz solar em eletricidade. O efeito fotoelétrico, relatado pelo físico Edmond Becquerel em 1839, pode ser entendido como o aparecimento de uma tensão elétrica nas extremidades da estrutura de um material semicondutor, produzida pela absorção da luz. A célula solar ou fotovoltaica é a unidade fundamental desse processo de conversão da luz solar em energia elétrica.

A energia fotovoltaica é considerada um tipo de energia renovável e limpa, que pode ser gerada para autoconsumo em instalações pequenas ou para abastecer estabelecimentos e indústrias em grandes usinas fotovoltaicas. Dessa maneira, além de poderem ser instaladas em residências, as células solares podem ser conectadas à rede de energia, auxiliando na diminuição de custos. Há casos em que os painéis produzem mais energia do que necessário, possibilitando sua venda para a rede elétrica.

O que é célula fotovoltaica?

Célula fotovoltaica, ou célula solar, é um dispositivo capaz de converter a radiação solar diretamente em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Existem diversos tipos de células solares, que são classificadas de acordo com os materiais utilizados em seu processo de fabricação. Os principais tipos de células fotovoltaicas são produzidos em silício, podendo ser cristalino, monocristalino (mono-Si), policristalino (multi-Si) e silício amorfo (a-Si).

No geral, são usadas 36, 60 ou 72 células fotovoltaicas interligadas em série para montar uma placa solar fotovoltaica (também chamada de painel solar ou módulo fotovoltaico), equipamento responsável pela geração de energia fotovoltaica. Para saber como uma célula fotovoltaica funciona, acesse a matéria “O que é célula fotovoltaica?”.

Usina solar no Brasil

De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Brasil possui 3.893 usinas solares em operação, que juntas geram uma potência total de 2.711 MW. Encontram-se, ainda, 13 usinas solares em construção e 214 parques solares projetados e com estruturação não iniciada.

As principais usinas solares em operação no Brasil são:

  • São Gonçalo (Piauí): 475 Megawatts;
  • Pirapora (Minas Gerais): 321 Megawatts;
  • Nova Olinda (Piauí): 292 Megawatts;
  • Ituverava (Bahia): 292 Megawatts.

A Usina Solar de São Gonçalo é a maior usina solar do Brasil e da América Latina.

Quanto custa uma usina solar?

Uma usina solar com capacidade de 1 MW custa de R$4 a R$5 milhões. Entretanto, alguns fatores como área de instalação, potência instalada e aspectos climáticos podem variar o valor de aquisição do projeto. Ainda assim, uma das principais vantagens de uma usina solar concentra-se em sua longa vida útil, mais de 25 anos. Dessa maneira, embora possuam um custo inicial elevado, seu retorno em investimento é garantido em poucos anos de operação.

Nesse cenário, a usina solar é composta por um sistema fotovoltaico de grande porte que possui objetivo de produzir e comercializar energia elétrica. Ela se diferencia dos sistemas fotovoltaicos residenciais e industriais porque fornece energia em alta tensão para distribuição, ao invés de autoconsumo.

Por isso, pode-se considerá-las um investimento valioso, tendo em vista que o nosso país possui um baixo índice de chuvas e alto nível de irradiação solar, o que contribui para o melhor desempenho do sistema. Ainda, com a escassez das chuvas, os reservatórios das usinas hidrelétricas não serão reabastecidos, tornando a energia fotovoltaica a fonte mais utilizada futuramente.

Além de democratizar o uso de energia solar e colaborar para a descentralização, as usinas solares ajudam os indivíduos a economizar. Isso porque a energia produzida pelas células fotovoltaicas que não é consumida se converte em créditos energéticos. No fim, isso pode se tornar um desconto na conta de luz.

Apesar da crença de que a instalação é complicada ou burocrática, a energia solar fotovoltaica é uma alternativa econômica, prática e segura para obtenção de energia limpa. Caso tenha interesse na instalação completa – incluindo o financiamento – de um sistema de energia solar em sua casa, sem dor de cabeça, preencha o formulário abaixo para receber um orçamento.