Financiamento de energia solar é vantajoso quando o sistema fotovoltaico é bem dimensionado
O financiamento de energia solar é uma opção para quem deseja aproveitar o quanto antes as vantagens de ter um sistema fotovoltaico. Mas será que essa é uma opção realmente vantajosa? Entenda a seguir.
É vantajoso financiar energia solar?
Existem diversas linhas de financiamento de energia solar, disponibilizadas por bancos públicos e privados. Algumas são voltadas exclusivamente para pessoas jurídicas, outras apenas para pessoas físicas, outras que atendem ambas. Existem ainda o financiamento solar exclusivo para propriedades rurais. Além dessas especificidades, as linhas de financiamento solar possuem prazos, taxas de juros e limites de crédito que variam de acordo com o tipo de cliente.
Assim, para determinar se o financiamento do sistema fotovoltaico é vantajoso, é preciso considerar alguns elementos:
Quanto custa um kit de energia solar residencial?
O preço da energia solar varia em razão de fatores como a dimensão do sistema, a qualificação da equipe responsável pela instalação, se serão utilizados microinversores ou apenas um inversor, o preço das placas solares e demais componentes escolhidos para a geração de energia elétrica e outros serviços oferecidos pela empresa especializada.
Uma vantagem de buscar empresas de energia solar é que você pode obter um pacote de serviços que inclui o projeto solar, a instalação, o kit energia solar e a indicação da melhor linha de financiamento para o seu caso. O primeiro passo para financiar seu sistema de energia solar dessa forma é solicitando um orçamento a uma dessas empresas.
Quanto você economiza com energia solar?
Além de reduzir sua pegada de carbono, aproveitar a energia fornecida por painéis solares também reduz sua conta de luz. Com o dimensionamento correto para maximizar a eficiência do sistema, os painéis fotovoltaicos podem produzir energia suficiente para o seu consumo e ainda ter excedente para vender para a rede, acumulando créditos. Só não é possível obter 100% de economia por conta da taxa da energia solar, porém é possível chegar bem perto disso.
Ademais, essa economia é duradoura, pois os painéis de energia solar têm uma vida útil em torno de 25 anos e o tempo de retorno do investimento é de cerca de cinco anos. Isso sem considerar possíveis amortizações que podem ser feitas, reduzindo o tempo do financiamento e, em consequência, o valor a ser pago mensalmente.
Também é importante considerar que, por conta das mudanças climáticas, crises hídricas devem se tornar cada vez mais frequentes. Como consequência, a tendência é que a conta de energia elétrica aumente. Ao obter um sistema fotovoltaico, esse aumento não deve afetar a sua conta de luz.
Assim, para ter uma noção do quanto é possível economizar nesse tempo, é possível utilizar um simulador, que faz o cálculo baseado no seu consumo médio de energia atual.
Vantagens da energia fotovoltaica não são apenas econômicas
Com a instalação de um sistema fotovoltaico é possível obter outras vantagens para além da redução da conta de luz, como a valorização da propriedade, custos baixos de manutenção (os quais devem reduzir conforme avanços tecnológicos são alcançados), a criação de empregos verdes, incentivando uma economia eco-friendly e a redução da emissão de gases do efeito estufa.
Para entender os prós e contras da energia solar, leia a matéria:
Conclusão sobre o financiamento de energia solar
O financiamento de energia solar é vantajoso quando o sistema de energia fotovoltaica é bem dimensionado, sendo, portanto, eficiente o suficiente para reduzir de forma considerável a conta de energia elétrica. Uma vez que o sistema estiver instalado e funcionando, o valor economizado nesta conta pode ser usado para realizar o pagamento das parcelas do financiamento.
Para garantir um dimensionamento adequado, o ideal é solicitar um orçamento de projeto de energia solar com uma empresa especializada em energia fotovoltaica.