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Aprenda algumas dicas de como otimizar o seu quarto para dormir melhor

Adormecer pode ser difícil com todo o estresse da rotina. Por isso, é importante adaptar o seu quarto para dormir melhor. Existem vários métodos e dicas para dormir que não envolvem o quarto, incluindo o consumo de chás, melatonina, ou até atividades físicas para relaxar o corpo e a mente. 

Porém, por que não começar no quarto? Afinal, ele é o espaço usado para o descanso e o sono na maioria das vezes. O ambiente do quarto é essencial para ter uma boa noite de sono, podendo influenciar como e quando dormimos

A temperatura, as luzes e até as cores do quarto podem afetar a qualidade do sono e, consequentemente, comprometer a saúde. Siga algumas dicas para arrumar seu quarto para dormir melhor.

Cores

As cores em geral têm efeitos psicológicos, podendo influenciar o humor de acordo com seus tons. Pesquisas indicam que cores mais suaves, como azul ou verde em tons pastéis, podem promover o sono. 

Contudo, também é possível escolher a cor por gosto. O que te acalma? Quais tons, na sua opinião, podem ajudar? De acordo com a Sleep Foundation, por exemplo, tons mais quentes e suaves podem ser melhores para estimular o sono, enquanto outras pesquisas indicam que o azul é um tom melhor. 

Se pintar o seu quarto estiver fora do orçamento, escolha algumas peças nessas cores e implemente seu espaço com elas. 

Arrume seu quarto

A bagunça e ambientes desorganizados podem criar estresse, o que impacta negativamente a qualidade de sono. Procure organizar o seu quarto para dormir melhor, se livrando de lixo acumulado ou até mesmo dobrando e guardando roupas espalhadas. 

Fazer uma limpeza rigorosa com produtos químicos não é necessário! Apenas procure se livrar de acúmulos de bagunça para que eles não cresçam e influenciem no sono. 

Roupa de cama

Invista em roupas de cama de fibras biodegradáveis, como algodão, linho e de bambu. Esses tipos de fibra absorvem a umidade do local e ajudam a te deixar mais confortável na hora de dormir. Já as fibras sintéticas como o poliéster e o elastano prendem a umidade, aumentando o calor. 

Além disso, escolha tecidos confortáveis, macios e que, na sua opinião, podem te auxiliar a relaxar na hora de dormir. Evite comprar roupas de cama pela internet, onde não é possível sentir os materiais. 

roupa de cama
Imagem de karolina gac no Unsplash

Travesseiros

Os travesseiros ideias para dormir melhor são aqueles que oferecem suporte para a curvatura do pescoço. O travesseiro certo ajuda a alinhar a coluna, o que promove um maior nível de conforto e relaxamento para adormecer. 

Luz

A luz é essencial para a regulação do ritmo circadiano — quanto mais escuro, melhor. Tente eliminar fontes de luz, ou invista em cortinas que impeçam a entrada de raios de Sol, principalmente se sua rotina faz com que durma durante o dia. 

Se as cortinas estiverem fora do seu orçamento, prefira máscaras de dormir! Elas também ajudam a manter o ambiente escuro.

Além da luz natural, evite a luz azul. A luz azul presente em celulares, tablets e computadores pode suprimir a produção natural de melatonina do organismo. Desligue ou deixe de mexer nesses aparelhos pelo menos 30 minutos antes de dormir.

Aromaterapia 

Alguns óleos essenciais, como o de lavanda, podem ajudar no relaxamento e melhorar o sono. A lavanda é indicada para pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios do sono. Normalmente coloca-se ramos da flor ou seu óleo essencial na fronha durante a noite. 

Aromaterapeutas usam o óleo essencial de lavanda para tratar dores de cabeça, nervosismo e inquietação. 

Considerações finais 

Arrumar o quarto para dormir melhor pode aumentar a qualidade de sono. Entretanto, também pode ser difícil. Investir em travesseiros ou roupas de cama novas nem sempre é possível, portanto, comece fazendo pequenas alterações. 

O ajuste da luz, evitar de usar o celular e a arrumação do quarto são passos fáceis de se cumprir e não necessariamente requerem o investimento de dinheiro. 

Com o tempo, você possivelmente conseguirá dormir melhor com esses pequenos, mas eficazes ajustes. Para mais dicas de como dormir bem, confira nossa matéria aqui: