Como tirar o mofo da toalha de banho de forma caseira?

eCycle

Vinagre, bicarbonato de sódio e outras técnicas caseiras podem te ajudar a tirar o mofo da toalha de banhoComo tirar o mofo da toalha de banho?

Como tirar o mofo da toalha de banho? Essa é uma pergunta frequente de quem não quer descartar a toalha de banho depois de perceber aqueles pontinhos de mofo; mas nem todo mundo sabe que vinagre, bicarbonato de sódio e alguns macetes no estilo caseiro ajudam a resolver o problema.

Confira o passo a passo

Utilizando vinagre:

  1. O primeiro passo é saber que é preciso lavar a toalha separadamente de outros panos;
  2. Então coloque água quente da lavadora (ou em um balde se você lava seus tecidos à mão ou não tem uma máquina de lavar roupas que aquece) suficiente para imergir a sua toalha;
  3. Em seguida, adicione um copo de vinagre branco (essa medida é para cada toalha) e deixe descansar por 20 minutos (se estiver sob o sol é melhor);
  4. Após os 20 minutos de descanso na água com vinagre, lave sua toalha como de costume (à mão ou na lavadora) sem acrescentar sabões ou amaciantes;
  5. Depois desse passo, realize outra lavagem utilizando sabão. Mas lembre-se: é preciso cuidado com os sabões convencionais; prefira os menos danosos ao ambiente e à saúde. Entenda o porquê na matéria: "Sabões, detergentes e seus impactos no meio ambiente".

 

Utilizando vinagre e bicarbonato de sódio:

  1. Nesse combo, assim como no método que utiliza apenas vinagre, é preciso saber que a toalha de banho deve ser lavada separadamente de outros panos;
  2. Então coloque água quente da lavadora (ou em um balde) suficiente para imergir a sua toalha;
  3. Em seguida, adicione meia xícara de bicarbonato de sódio (essa medida é para cada toalha) e deixe descansar por 20 minutos (se estiver sob o sol é melhor);
  4. Após os 20 minutos de descanso na água com bicarbonato de sódio, adicione um copo de vinagre branco e deixe descansando por mais 20 minutos.
  5. Depois desse passo, realize uma lavagem normal utilizando sabão. Aqui vale a mesma recomendação de tomar cuidado com os sabões convencionais!

Dicas de ouro

A última coisa que você quer depois de um bom banho é se deparar com uma toalha de banho com cheiro desagradável. E depois ainda precisar realizar uma lavagem mais trabalhosa só para tirar o mofo. Uma forma de evitar esse problema é jamais deixar a toalha úmida dobrada ou jogada de qualquer jeito. Imediatamente após o banho, estenda sua toalha - de preferência em local bem ventilado e ensolarado. A umidade e o calor são um prato-cheio para o mofo, então mantenha sua toalha de banho longe deles!

Outro cuidado importante é evitar utilizar amaciante na sua toalha de banho. O amaciante deixa resíduos na toalha que podem acabar manchando-a. Se quiser deixar suas toalhas macias faça uma lavagem final com vinagre, sem adicionar sabão. O vinagre é um ótimo amaciante natural. Se você não gosta do cheiro do vinagre que tal utilizar óleos essenciais? Uma gota (dissolvida na água) já é o suficiente para dar um cheiro agradável. Saiba mais sobre os óleos essenciais lendo a matéria: "O que são e para que servem os óleos essenciais?". 

Lembre-se também de fazer ciclos de lavagem com a sua lavadora vazia - utilizando apenas dois copos de vinagre e meia xícara de bicarbonato de sódio. Isso evita que o mofo se instale na sua máquina. 

Se por acaso sua toalha de banho chegou naquele estado em que é impossível tirar o mofo, descarte-a corretamente. Veja quais são os Posto de Coleta mais próximos de sua casa. 


Fonte: Brightest 


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail