Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda algumas dicas de como organizar o guarda-roupa sem jogar coisas fora

Como organizar o guarda-roupa? é uma pergunta comum e uma dúvida que muitos já tiveram. Quando estamos à frente de um ambiente desorganizado é fácil se perder e se perguntar por onde começar. Por isso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a otimizar a organização do seu armário.

Manter um espaço limpo de bagunças facilita a rotina, principalmente quando evidenciamos os itens que mais usamos. Além disso, especialistas defendem que um ambiente bagunçado pode causar estresse e fadiga.  A organização é, afinal, ter noção do que já temos e onde encontrá-los.

Porém, é importante notar que organizar nem sempre significa jogar coisas fora. O desperdício pode ser evitado na organização quando optamos por doar ou reutilizar peças de roupas que não podem ser doadas.

Confira as dicas de como organizar o guarda-roupa:

Não gaste muito 

Muitas tendências de organização contam com a compra de divisórias, caixas e outros objetos para criar uma aparência mais “esteticamente agradável”, mas isso não é essencial. A maioria dos armários já contam com divisórias, sendo gavetas ou estantes, aproveite esses espaços. 

Contudo, se preferir, tente reaproveitar itens da sua casa para evitar o aumento de consumo de plástico. 

Separe o que você não quer 

Para aprender como organizar o guarda-roupa, comece separando suas roupas em pilhas do que você pretende guardar e do que quer se livrar. Nesse passo é importante analisar o que pode ser doado, tanto para instituições de caridade quanto para amigos, parentes ou colegas. 

Com itens danificados, veja se algo pode ser reaproveitado: camisetas e outros tecidos podem virar panos de chão ou de tirar pó. É hora de deixar a criatividade fluir! 

Limpe o guarda-roupa

Quando todos os itens estiverem separados, é hora de limpar o guarda-roupa (talvez seja possível até usar aquela camiseta velha que você não pode mais usar). Esse passo é opcional, mas pode otimizar a organização e ajudar a deixar o espaço limpo por mais tempo. 

Crie um sistema rotatório 

Opte por deixar roupas condizentes com as estações, roupas mais leves de verão na frente e o resto para trás. Isso, além de evidenciar os itens que você já tem, também pode evitar a desorganização para achar um item específico no futuro. 

Use cabides

Os cabides devem ser priorizados para pendurar itens, delicados (saias ou vestidos), robustos (casacos e blazers) e caros (ternos). Embora você tenha espaço para pendurar todas as suas camisetas ou outros itens, prefira priorizar o que ocupa mais espaço ou pode ser danificado com mais facilidade. 

Pendure-os em ordem de tamanho e utilize o espaço embaixo para deixar outros itens, como sapatos, bolsas ou acessórios. 

Empilhe tecidos mais grossos

Muitas vezes, por medo de amassar os itens, não aproveitamos todo o espaço disponível do guarda-roupa. Moletons, suéteres e calças podem ser empilhados por, na maioria das vezes, serem feitos de tecidos mais robustos e que não amassam com facilidade. 

Priorize o que você usa mais 

Se você trabalha, deixe suas roupas mais usadas na frente para evitar bagunças na hora de se vestir. Deixe os itens do final de semana e de ficar em casa atrás, ou separe uma parte do guarda-roupa para roupas específicas, se possível. 

Isso deixa a organização mais eficiente e ajuda a manter o espaço limpo por mais tempo.