Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Você sabe como plantar goji berry? Siga o nosso passo a passo

Aprender como plantar goji berry em casa é um modo de deixar essa fruta mais disponível no seu dia a dia. O goji berry é rico em nutrientes e compostos bioativos, o que lhe rende a classificação de superfruta. Além disso, ele tem ação antioxidante, anticâncer e imunoestimulante.

A planta, muito usada na culinária asiática, proporciona diversos benefícios para a saúde, incluindo a diminuição de níveis de colesterol, combate contra a artrite e ajudando a prevenir as doenças cardiovasculares. Além disso, sendo uma fruta, o goji berry é relativamente rico em proteínas e fibras e também contém carotenoides, que são benéficos para a saúde dos olhos e protegem os órgãos dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas.

Segundo o Journal of Alternative and Complementary, o consumo diário de goji berry proporciona o aumento do nível de energia e a capacidade de concentração. Ele pode melhorar, ainda, o desempenho atlético, a qualidade do sono e a facilidade de despertar.

Portanto, aumentar o seu consumo aprendendo como plantar a goji berry pode oferecer diversos benefícios à saúde! Aprenda o seu passo a passo a seguir. 

Como plantar goji berry

O goji berry pode ser plantado tanto no chão como em vasos. Porém, o plantio em vasos pode diminuir sua vida útil em alguns anos, além de precisar um espaço amplo. Geralmente, é recomendado o uso de vasos de aproximadamente 40 litros, uma vez que sua raiz cresce muito. 

O seu solo não pode ser a terra comum e requer uma mistura específica capaz de providenciar fertilidade, aeração, retenção de umidade e boa drenagem para a planta. 

Imagem de vesiraja por Pixabay 

Passo a passo

  1. Retire as sementes da fruta fresca ou seca. Durante a primavera, semeie as sementes em substrato úmido e mantenha-as em um local quente. A germinação dura entre 3 a 15 dias.
  2. Após duas semanas, transplante as mudas. Para evitar o estresse faça isso no chão, enquanto manuseia as raízes com delicadeza.
  3. Escolha um lugar apropriado. A planta requer Sol pleno, mas tolera a sombra e também pode dominar um jardim. Prefira locais sem muitas outras plantas, uma vez que seus sistemas radiculares podem ser perturbados ao arrancar brotos de goji berry.
  4. Prepare o solo. O pH essencial para a cultivação da fruta é entre 6,5 e 8. Adicione um pouco de matéria orgânica em cima do solo antes de plantar.
  5. Crie uma treliça para que a planta tenha onde apoiar enquanto cresce.
  6. Faça um buraco no solo e coloque sua planta lá dentro. Espalhe as raízes, preencha com o solo e, em seguida, tampe bem. 
  7. Regue bastante, certificando-se de que todas as raízes estão recebendo água. 

Dicas

Em relação às outras plantas, o goji berry é consideravelmente mais tolerante à água. Para manter a planta prosperando, regue regularmente, certificando-se de que as raízes permaneçam úmidas. 

Os arbustos de goji berry devem ser podados levemente, mas regularmente. Isso mantém sua propagação em controle, além de estimular o crescimento saudável da planta. A poda também pode evitar a aparição de doenças fúngicas. 

A plantação de ervas aromáticas como o manjericão, menta, hortelã e a erva de gato pode auxiliar no controle de pestes.