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50 vagões que descarrilharam nos Estados Unidos contaminaram a região com cloreto de vinila, cuja queima libera fosfogênio, uma substância usada na Primeira Guerra Mundial como arma química

Cinco dias depois que um trem que transportava cloreto de vinila descarrilou e explodiu perto da fronteira entre Ohio e Pensilvânia, nos Estados Unidos, as equipes locais iniciaram uma queima controlada de produtos químicos tóxicos para evitar uma explosão muito mais perigosa. A queima libera fosfogênio, um gás utilizado como arma química na Primeira Guerra Mundial. O cenário fez alguns jornais compararem o desastre em Ohio com o Acidente de Chernobyl, o maior acidente nuclear da história.

Milhares na Palestina Oriental, uma cidade de cerca de 5.000 pessoas, evacuaram, e as autoridades alertaram que a queima controlada criaria uma nuvem de fosgênio e cloreto de hidrogênio em toda a região. O fosgênio, que é altamente tóxico, pode causar vômitos e problemas respiratórios.

Embora ninguém tenha morrido no acidente, a catástrofe serve como um alerta para o potencial de descarrilamentos ferroviários de carga mais mortais, alertam os defensores da saúde pública. Por uma estimativa, 25 milhões de americanos vivem em uma zona de explosão de trem de petróleo e, se o descarrilamento tivesse ocorrido apenas alguns quilômetros a leste, estaria queimando no centro de Pittsburgh, com dezenas de milhares de residentes em perigo imediato.

A supervisão ineficaz e uma indústria amplamente automonitorada que reduziu ao máximo a força de trabalho ferroviária do país nos últimos anos, ao registrar lucros recordes em relação à segurança, é responsável pelo naufrágio, disse Ron Kaminkow, engenheiro de locomotivas da Amtrak e ex-engenheiro de carga da Norfolk Southern.

“O naufrágio da Palestina é a ponta do iceberg e uma bandeira vermelha”, disse Kaminkow, que é secretário do Railroad Workers United, um grupo trabalhista sem fins lucrativos que coordena os sindicatos ferroviários do país. “Se algo não for feito, então vai piorar, e o próximo descarrilamento pode ser cataclísmico.”

Cerca de 4,5 milhões de toneladas de produtos químicos tóxicos são transportados por trem a cada ano e uma média de 12.000 vagões transportando materiais perigosos passam por cidades e vilas todos os dias, de acordo com o Departamento de Transporte dos EUA.

O último acidente ocorreu depois que 47 pessoas morreram na cidade de Lac-Megantic, Quebec, em 2013, quando um trem desgovernado explodiu. Em fevereiro de 2020, um trem de petróleo bruto descarrilou e explodiu nos arredores de Guernsey, Saskatchewan, e um trem de etanol em Kentucky descarrilou e pegou fogo uma semana depois.

Somente a região de Pittsburgh viu oito descarrilamentos de trens nos últimos cinco anos, de acordo com o grupo de defesa da saúde pública Rail Pollution Protection Pittsburgh (RPPP), e cerca de 1.700 ocorrem anualmente em todo o país. As causas dos acidentes de Pittsburgh destacam as inúmeras maneiras pelas quais as coisas podem dar errado. Uma rachadura em uma via ignorada pelas empresas ferroviárias causou um descarrilamento em 2018, enquanto outro trem atingiu um caminhão basculante em um cruzamento com equipamentos de segurança inadequados. Acredita-se que um eixo quebrado em um vagão de trem seja a fonte do acidente na Palestina Oriental.

Até 50% do volátil petróleo bruto de Bakken refinado na costa leste atualmente passa pelo metrô de Pittsburgh, estima a RPPP, e cerca de 176.000 habitantes de Pittsburgh vivem na zona de explosão do descarrilamento.

O tráfego ferroviário deve aumentar na região à medida que uma nova fábrica de plásticos da Shell entrar em operação e a infraestrutura ferroviária, como trilhos e pontes, estiver em estado precário, disse Glenn Olcerst, fundador da RPPP.

“As ferrovias estão jogando roleta russa com Pittsburgh”, disse ele. “Somos os principais candidatos a um grande descarrilamento e explosão.”

Ainda assim, o departamento de transporte dos EUA (DoT) aprovou em 2020 uma regra para permitir que o gás natural liquefeito, ou GLP, seja enviado via ferrovia sem regulamentos de segurança adicionais. Os trens agora podem transportar 100 ou mais vagões-tanque cheios com 30.000 galões da substância, principalmente de campos de xisto a portos de água salgada.

A decisão foi contestada por líderes locais, sindicatos, bombeiros e o NTSB.

“Os riscos de liberações catastróficas de GLP em acidentes são grandes demais para não haver controles operacionais antes que grandes blocos de vagões-tanque e trens unitários proliferem”, escreveu o NTSB em um comentário sobre a regra proposta.

Apenas 22 vagões-tanque cheios de GLP contêm a mesma quantidade de energia que a bomba de Hiroshima, escreveu uma coalizão de grupos ambientalistas em comentários aos reguladores que se opõem à mudança nas regras ferroviárias de GLP em 2020. Isso está aumentando o medo de uma catástrofe se um porto de GLP proposto é construído em Nova Jersey, que poderia receber remessas de dois trens de 100 vagões diários que passariam pela região metropolitana da Filadélfia.

Um incêndio de GLP é extremamente difícil para as equipes locais conterem, e transportá-lo via ferrovia é “uma prática extremamente perigosa”, disse a advogada sênior do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais, Kimberly Ong.

“Ficamos surpresos com o efeito que o derramamento de cinco carros de cloreto de vinila teve na fronteira entre a Pensilvânia e Ohio, mas isso não seria nada comparado aos efeitos de um descarrilamento semelhante de GLP”, acrescentou ela.

Na Flórida, os planos para expandir o serviço ferroviário de passageiros também parecem projetados para aumentar a capacidade de embarque de GNL pela empresa por trás do esforço, disse Susan Mehiel, coordenadora da Alliance for Safer Trains. O grupo de defesa da segurança pública teme que trens de passageiros de alta velocidade compartilhando trilhos com trens de carga que transportam GNL e outros produtos químicos possam desencadear um desastre como o da Palestina Oriental.

O leste de Ohio é menos denso do que a maior parte de onde passam as linhas da Flórida, acrescentou Mehiel. Uma explosão de GNL no leste da Flórida provavelmente seria muito mais mortal, disse ela.

“Não há evacuação porque você está morto, então é muito assustador”, disse Mehiel.

Sob o governo Biden, o departamento de transporte propôs a suspensão da regra de GNL da era Trump, permitindo que a substância fosse transportada por trem e substituída por uma nova regra. A suspensão deveria ser publicada em junho de 2022, mas ela e a nova regra foram adiadas duas vezes e agora devem ser definitivas em março, disse Ong.

“Não sei se isso é uma prioridade para o DoT”, acrescentou ela.

O Railroad Workers United atribuiu a ameaça aos cortes da indústria ferroviária ao pessoal de inspeção e à eliminação do protocolo de segurança. O trem da Palestina Oriental foi apressado, disse a organização sem fins lucrativos em um comunicado, e embora a causa não tenha sido totalmente determinada, parece que o trem não foi inspecionado adequadamente.

As empresas ferroviárias demitiram mais de 20.000 trabalhadores ferroviários durante um período de 2018-2019, representando as maiores demissões no setor ferroviário desde a Grande Recessão, e a força ferroviária do país caiu para menos de 200.000 – o nível mais baixo de todos os tempos, e abaixo de 1 milhão em seu pico.

“Eles eliminaram totalmente a força de trabalho e há grandes planos para reduzir ainda mais”, disse Kaminkow. “Só porque as empresas ferroviárias são lucrativas não significa que sejam saudáveis.”

Fonte: The Guardian


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