Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Hortelã-pimenta, alecrim e lavanda são algumas opções de óleo essencial para sinusite

Óleo essencial para sinusite é um tratamento alternativo para auxiliar no alívio de sintomas, bem como outros problemas e dores físicas. Esse tratamento também é chamado de aromaterapia e tem sido utilizado há séculos como uma forma natural de apoio à saúde física e emocional.

Milho
Bactérias + milho = plástico

Confira os prós e contras de uma das alternativas para a produção de sacolas plásticas menos poluentes

A inflamação da sinusite pode causar dor de cabeça, febre, enjoo, choque térmico, tosse, sensação de peso na cabeça, dor muscular e até perda de apetite. Além disso, esses sintomas podem piorar à noite, quando a pessoa vai se deitar. A secreção pode escorrer por outras partes das fossas nasais, aumentando o mal-estar.

A boa notícia é que o uso de óleos essenciais pode ajudar a aliviar os sintomas de forma natural!

Óleos essenciais
Conheça os óleos essenciais e os seus benefícios para o cotidiano
A partir de R$19,00
Orgânicos e naturais
Comprar

Óleo essencial para sinusite funciona?

A aromaterapia é uma terapia alternativa eficaz para o tratamento de diversas doenças físicas e emocionais, incluindo a sinusite. Ela atua por meio do olfato e das propriedades dos óleos essenciais, sendo uma medicina natural, preventiva e também curativa.

Uma revisão de estudos realizada em 2006 descobriu que o óleo essencial de melaleuca tem propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Como a inflamação dos seios da face e as bactérias causam a sinusite, o óleo essencial pode ajudar a reduzir sintomas.

manchas de óleo
Bactérias ajudam a limpar manchas de óleo na costa do Golfo do México

As bactérias podem ser aliadas na tarefa de limpar as manchas de óleo em oceanos. Como no vazamento da plataforma de pet…

Além disso, de acordo com a National Association for Holistic Aromatherapy, 1,8 cineol, presente em alguns óleos essenciais, ajuda a limpar o ar de bactérias e outros micróbios, o muco das vias respiratórias e funciona como um supressor natural da tosse. Os efeitos do óleo vai depender dos compostos da planta.

Quais óleos essenciais utilizar

Óleo essencial de hortelã-pimenta

O óleo essencial de hortelã-pimenta possui um aroma refrescante porque contém mentol, um composto que pode afetar os receptores de muco no nariz, ajudando a abrir as vias respiratórias e limpar o muco.

Ele pode ser utilizado para:

  • Obstrução nasal;
  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Fadiga ou mal-estar.

Óleo essencial de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto contém cineol, que pode aliviar alguns sintomas de sinusite. São eles:

  • Obstrução nasal;
  • Coceira no nariz;
  • Dores de cabeça.
Açúcar produzido por bactérias poderá substituir o glifosato

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder 1. Cientistas alemães identificam uma molécula de açúcar com efeito semelhante…

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda possui propriedades benéficas para a saúde física e emocional. No caso da sinusite, ele pode relaxar, ajudar a dormir e aliviar esses sintomas:

  • Congestão nasal;
  • Inchaço;
  • Dores de cabeça.

Óleo de alecrim

O óleo essencial de alecrim é anti-inflamatório e pode ajudar a aliviar o inchaço dos seios da face e a obstrução nasal.

Outros óleos essenciais para sinusite

  • Quem tem dificuldades para dormir pode utilizar os óleos essenciais de lavanda francesa, sálvia sclarea e bergamota.
  • Para coceira no nariz e garganta, podem ser utilizados os óleos essenciais de espruce branco, eucalipto globulus e eucalipto radiata.
  • Para aliviar dores musculares, podem ser utilizados os óleos essenciais de bétula doce, wintergreen, hortelã-pimenta e alecrim QT cânfora.
  • Quem sente fadiga ou mal-estar também pode utilizar hortelã-pimenta, alecrim QT cânfora e alecrim QT cineol.
  • Quem não consegue respirar pode usar o óleo essencial de limão siciliano.
  • Para impedir o crescimento de bactérias, são recomendados os óleos essenciais de orégano, melaleuca (tea tree) e sálvia, que possuem propriedades antimicrobianas naturais.

Mas atenção: não é recomendado utilizar óleos essenciais de hortelã-pimenta e de eucalipto globulus em crianças menores de dois anos e nem utilizar o óleo essencial de alecrim QT cânfora em grávidas e pessoas com hipertensão.

Bebê
Bactérias que provocam periodontite são transmitidas de pais para filhos

Estudo coordenado por pesquisadores da Unicamp reforça necessidade de prevenção e acompanhamento para evitar o desenvolv…

Como usar

Aplique de três a dez gotas dos óleos essenciais de sua preferência numa bacia com água quente e, colocando o rosto acima da bacia, tampe a cabeça com uma toalha e inale o vapor durante um minuto ou mais.

Outra opção é adicionar uma gota de óleo em um lenço ou tubo inalador e respirar. Os difusores também podem ser utilizados nesses casos, dispersando os óleos essenciais no ar. Contudo, esse é um método de inalação menos potente.

Por fim, para um banho com aromaterapia, basta adicionar algumas gotas de óleo essencial diluído à água do banho.

Investigue as causas

Além de tratar os sintomas da sinusite, é preciso investigar sua causa. Para isso, procure orientação médica e, se possível, evite ao máximo ações, agentes ou ambientes que desencadeiam o processo inflamatório no seu dia a dia.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais