Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda sobre a função da hidratação e quais seus benefícios

O corpo humano é composto, majoritariamente, por água — que representa de 50% a 70% do peso corporal. Portanto, ele precisa do componente para sobreviver, tornando a hidratação essencial para a vida.

A água possui diversas funções dentro do organismo, incluindo o controle da temperatura corporal, frequência cardíaca e pressão arterial, remoção de resíduos através da urina, manter um metabolismo saudável e as juntas lubrificadas. Além disso, por conta de sua presença em equilíbrio com eletrólitos no corpo, a hidratação possibilita o funcionamento de outros sistemas corporais, incluindo nervos e músculos.

A hidratação deve ser feita, em maior parte, pelo consumo de água. Cerca de 20% da ingestão da água é feita através da comida, como frutas e vegetais. Outros líquidos como chás, águas saborizadas, sucos de frutas, e até mesmo bebidas cafeinadas como café e refrigerantes também podem ser usados para atingir a ingestão diária de água. Contudo, é importante limitar o consumo de bebidas industrializadas e cheias de açúcar e calorias. 

Consumo ideal de água

Para manter-se hidratado, o consumo diário de água equivale a 2,7 litros para mulheres e 3,7 para homens. Contudo, o número pode variar de acordo com o peso, atividades físicas realizadas e outros fatores.

A ingestão de água para pessoas que vivem em locais úmidos ou quentes também deve ser maior, uma vez que a perda de líquido por suor pode ser maior do que o normal. Durante a gravidez e a amamentação, a hidratação também deve ser maior que o normal. 

O ser humano perde água todos os dias, transpirando, respirando e por movimentos intestinais, por isso, é necessário suprir a perda com bebidas e alimentos. 

Desidratação

A desidratação é uma condição caracterizada pela ausência de água no corpo. Ela ocorre quando a perda de líquidos é mais constante que o ganho e quando o organismo não tem líquido suficiente para exercer suas funções. 

A perda de apenas 1,5% de água pode resultar em casos leves de desidratação, que é indicada por sentir sede. Desse modo, a hidratação completa requer não sentir sede em momento nenhum, uma vez que o corpo consegue restituir a perda de líquidos facilmente.

Os sintomas da desidratação podem variar de acordo com a severidade dos episódios, mas muitas vezes incluem:

  • Muita sede
  • Boca seca
  • Urina escura
  • Urinar menos que o normal
  • Fatiga
  • Pele seca
  • Dor de cabeça

Como saber se estou hidratado

Os sintomas da hidratação são positivos e indicam um organismo balanceado. São eles: 

  • Não sentir sede, ou raramente sentir sede
  • Urina transparente ou amarela clara

Para garantir sua hidratação, procure beber um copo de água antes e depois de atividades físicas, durante e depois de cada refeição e ao sentir sede. 

É possível beber água demais?

É muito raro, porém, alguns atletas, ao tentar prevenir a desidratação em treinos rigorosos podem acabar bebendo água demais. Nesses casos específicos, os rins não conseguem eliminar a água em excesso e a presença do sódio na corrente de sangue torna-se diluída. 

Essa condição é chamada de hiponatremia e seus sintomas incluem: náusea, vômito, dores de cabeça, confusão mental, letargia, convulsões e coma. 

Beber água pode prevenir insuficiência cardíaca

A hidratação, além de ser importante para o funcionamento do corpo, também pode ajudar a reduzir os riscos de insuficiência cardíaca. De acordo com uma pesquisa publicada no European Heart Journal, beber água, assim como a redução do consumo de sal podem ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares

Para assimilar a hidratação com a prevenção da condição, cientistas que trabalharam na pesquisa observaram os dados de sódio sérico dos participantes — que aumentam na ausência de água. O estudo concluiu que participantes com altos níveis de sódio sérico apresentaram maior risco de desenvolver insuficiência cardíaca.

beba água
Imagem de engin akyurt no Unsplash

Dicas para beber mais água

Durante o estresse da rotina é possível esquecer de beber água, principalmente se o seu consumo não é um hábito. Confira algumas dicas para priorizar a hidratação e para criar o hábito de beber água: 

  • Ande sempre com uma garrafa d’água; priorize garrafas reutilizáveis de vidro, confira nossa matéria sobre as melhores garrafas de água aqui
  • Estabeleça uma meta; lembre-se do consumo diário de água necessário. 
  • Crie alarmes no seu celular; alguns aplicativos podem auxiliar, mandando alertas a cada 30 minutos.
  • Saborize sua água; se você não gosta do sabor da água, tente adicionar algumas frutas, como o limão, para ajudar com o sabor. Você pode, também, usar a água com gás.
  • Coma alimentos ricos em água; melancia, melão, repolho, alface e abobrinha são alimentos que contêm 90% ou mais de água em sua composição. 

Cuide da sua saúde e crie hábitos saudáveis para evitar problemas de desidratação.