Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Aprenda a viver melhor consumindo menos com nove dicas de minimalismo para você mudar o seu estilo de vida

Imagem de Bench Accounting em Unsplash

Minimalismo é um estilo de vida que se baseia em reduzir o consumo de bens materiais ao máximo, a partir de uma escolha consciente de viver apenas com o essencial e tornar a vida mais simples. A palavra minimalismo surgiu como uma expressão artística no início do século 20, com ícones como Frank Stella e Sol Lewitt. Mais tarde, o movimento artístico serviria de inspiração para o estilo de vida minimalista.

Como o minimalismo pode mudar o mundo?

A ideia é que, ao se livrar da desordem em sua vida, você possa se conectar melhor com o que realmente importa: sua família, amizades, experiências de vida, exercícios, hobbies e seu ser interior. Mas como exatamente o minimalismo poderia mudar o mundo?

Bem, o minimalismo é a maneira perfeita de fazer a transição para um estilo de vida sustentável, e as novas gerações sabem disso. Os minimalistas vivem de forma simples, desperdiçam menos e privilegiam experiências, em vez do acúmulo de coisas.

O minimalismo é um modo de vida que se concentra mais em suas necessidades e menos em seus desejos, recanalizando as prioridades para os relacionamentos, experiências de vida e empreendimentos, e longe de padrões de consumo insatisfatórios e insustentáveis.

Em suma, o minimalismo é a antítese do materialismo e, para muitos, está se tornando uma escolha de estilo de vida popular e atraente. A melhor parte de ser minimalista e consumir com responsabilidade é que isso vai liberar tempo e dinheiro para você fazer aquilo que ama. E, de quebra, você começa a se sentir bem com seu estilo de vida sustentável e de baixo impacto ao longo do caminho.

Na sociedade do consumo descartável, nem sempre é simples e fácil reduzir sua pegada ecológica. A maioria de nós se esforça para fazer escolhas mais sustentáveis no dia a dia, embora, apesar de nossas melhores intenções, nosso empenho acabe fragmentado em meio à agitação da rotina acelerada do mundo moderno e da enorme quantidade de produtos à nossa disposição.

Além disso, não é fácil promover uma vida sustentável como uma escolha de estilo de vida atraente, se as mudanças necessárias envolverem sacrifícios ou reduções significativas nos padrões de vida. No entanto, com um pouco de dedicação, é possível ser minimalista em uma sociedade de consumo. Confira algumas dicas.

9 dicas para incluir o minimalismo na sua vida

1.  Adote o consumo consciente de roupas

Apoie as empresas que estão conscientes do nosso planeta, compre roupas feitas com materiais recicláveis, compre menos peças e adote o hábito de consumir em brechós. Além disso, você pode priorizar marcas que produzem peças de roupa da moda e atemporais, que você pode usar por mais de uma estação.

Procure marcas ecologicamente responsáveis e certifique-se de que as roupas que você comprar se encaixam em um padrão de vida sustentável e minimalista. Uma dica é investir em peças de cores neutras, que combinem com tudo. Um guarda-roupa compacto e inteligente é um dos principais pilares do estilo minimalista.

2. Livre-se de tudo que não precisa mais

Se você não usa alguma coisa há mais de um ano, provavelmente ela está só ocupando espaço. De quantos pares de jeans clássicos você realmente precisa? Você usa três conjuntos de pratos ou apenas um? Faça uma lista de tudo o que não quer mais e encaminhe os itens de boa qualidade para doação ou brechós.

Se precisar jogar algo fora, lembre-se de fazer o descarte consciente. Não sabe o que fazer com seus resíduos? Consulte o mecanismo de busca do Portal eCycle e descubra onde descartá-los.

3. Opte por um sistema de pagamentos on-line e esqueça a papelada

Muitas empresas oferecem pagamento por meio de uma conta on-line, enquanto papéis importantes, como certidões de nascimento ou similares, podem ser digitalizados em seu computador. Livre-se das grandes torres de papel e torne seu espaço (especialmente o de trabalho) muito mais organizado. Ao mesmo tempo, evitar o desperdício de papel é um ato de respeito pelo meio ambiente.

4. Use a regra 3R

Reciclar, reduzir, reutilizar. Descubra como você pode dar uma nova vida a algo que você não usa. Reutilize vasilhames antigos para guardar suas coisas na cozinha, no escritório ou no banheiro. Use sua sacola velha como sacola de compras ou como armazenamento para coisas em seu quarto. Existe um mundo de possibilidades! Sua imaginação é o limite.

5. Evite o desperdício de alimentos

Você sabia que o desperdício de alimentos atinge um terço de toda a comida produzida no mundo? Faça sua parte para combater esse problema e promova uma revolução ecológica na sua cozinha. Não leve um caminhão de comida para casa quando for às compras, porque provavelmente grande parte dos produtos acabará no lixo.

Evite comprar frutas e vegetais embrulhados em plástico. Em vez disso, compre-os frescos e leve uma ecobag para evitar o uso de sacolinhas de plástico. Evite produtos que não estejam em embalagens sustentáveis, porque a primeira coisa que você vai fazer depois de comprar toda aquela comida e bebida é jogar no lixo a embalagem. 

6. Controle o consumo de energia

Troque suas lâmpadas antigas por lâmpadas LED. Desligue as luzes em qualquer sala que você não estiver usando em um determinado momento. Invista em janelas melhores para regular melhor a temperatura da sua casa, ao invés de usar o ar-condicionado o tempo todo.

Uma casa ecológica deve garantir que o consumo de energia seja consciente. Outra forma de fazer isso é investindo em painéis solares e em carros elétricos. Obviamente, esses custos iniciais são elevados, mas, no longo prazo, eles fazem você economizar muito dinheiro e são uma escolha minimalista sustentável.

7. Faça seus próprios produtos de limpeza

Ter seus próprios produtos de limpeza traz vários benefícios: você reutiliza embalagens, evita o uso de produtos agressivos em casa, faz bem ao meio ambiente e controla suas finanças. Saiba mais na matéria Como fazer produtos de limpeza caseiros.

8. Priorize produtos cosméticos ecológicos e veganos

Além de saber a origem e composição dos cremes e géis que você usa, deve haver rótulos anexados a eles. Neles, você descobrirá se os produtos são ecologicamente corretos, veganos ou feitos sem o processo de testes em animais.

Mude sua rotina de cuidados com a pele para se adequar ao seu novo estilo de vida. Prefira produtos multifuncionais, que unam vários benefícios ao mesmo tempo, para evitar aquelas famosas coleções de frascos sem uso no armário do banheiro.

9. Não compre. Conserte!

Por causa da produção em massa, é mais barato comprar uma coisa nova do que consertar aquela que você já tem. Isso é verdade para muitos eletrodomésticos, aparelhos de tecnologia, roupas e muito mais. Mas, se você comprar itens de qualidade superior, estará economizando seu dinheiro em longo prazo.

Você também terá uma vida mais ecológica. Não deixe o desperdício desnecessário para trás enquanto você passa pela vida. Seja inteligente, viva de maneira ecológica e seja um verdadeiro minimalista sustentável. Repare tudo o que puder.


Fontes: Ecomena, Susticity e Minimalism


Veja também: