Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Modelo desenvolvido pela Switch Lighting é mais eficiente, dura até 15 anos e pode ser reciclado com facilidade

LED: a lâmpada reciclável representa o mais recente desenvolvimento na indústria de iluminação. A eficiência energética e a vida útil considerável da tecnologia LED têm todo o potencial para mudar a maneira como iluminamos nossas residências e organizações, reduzindo o custo da eletricidade e o uso geral de energia.

O que é LED?

LED significa diodo emissor de luz. Um LED é um dispositivo semicondutor que gera luz por meio de um processo chamado eletroluminescência. Quando você passa uma corrente elétrica através de um material semicondutor, ela emite luz visível. Como tal, um LED contrasta exatamente com uma célula fotovoltaica, que é a célula usada em painéis solares para converter luz visível em eletricidade.

No início dos anos 60, um jovem cientista que trabalhava para a General Electric desenvolveu os primeiros LEDs. As empresas os usaram pela primeira vez como indicadores luminosos para placas de circuito, e eles se tornaram conhecidos por sua durabilidade e eficiência energética.

As LED diminuem bruscamente o desperdício de energia. Para se ter uma ideia, uma lâmpada incandescente converte apenas 5% da energia que utiliza em luz. Já a LED, tem aproveitamento de 40%. Além disso, a vida útil de um produto desses é bem longa: cerca de 50 mil horas (equivalente a mais de 5 anos e meio de utilização contínua).

Benefícios da lâmpada LED

Longa vida útil

Em comparação com a vida útil de uma lâmpada incandescente média, a vida útil de uma lâmpada LED é muito superior. A lâmpada incandescente média dura cerca de mil horas. A vida útil de uma luz LED média é de 50.000 horas. Dependendo de como você o usa, sua vida pode chegar a 100.000 horas. Isso significa que uma luz LED pode durar de seis a 12 anos antes de ser necessário substituí-la. Isso é 40 vezes mais longo do que uma lâmpada incandescente.

Mesmo se você estiver usando lâmpadas fluorescentes, de iodetos metálicos ou de vapor de sódio, uma luz LED vai durar pelo menos duas a quatro vezes mais.

Eficiência energética

Outra das principais vantagens da iluminação LED é sua operação com eficiência energética. Você pode medir a eficiência energética de uma fonte de iluminação em lúmens úteis, que descreve a quantidade de iluminação que o dispositivo emite para cada unidade de potência, ou watt, que a lâmpada usa.

No passado, medíamos a luz por quantos lumens ela produzia, mas a realidade é que alguns desses lumens vão para o lixo. A iluminação LED produz menos desperdício de luz e lumens mais úteis do que outras tecnologias de iluminação.

Se você substituir toda a iluminação da sua residência por LEDs, poderá ver uma melhoria de 60% a 70% em sua eficiência energética geral. Em alguns casos, a melhoria pode chegar a 90%, dependendo do tipo de luz que você está substituindo e que tipo de luz LED está usando.

Essas melhorias na eficiência energética estão diretamente relacionadas à economia financeira. Quando você substitui uma fonte de luz tradicional por uma fonte de luz LED, seu uso de energia vai despencar.

Menor impacto ambiental

Além da economia de energia e da possibilidade de ser reciclada, os benefícios ambientais da iluminação LED também se estendem ao seu processo de fabricação. Muitas fontes de iluminação tradicionais, como lâmpadas fluorescentes e lâmpadas de vapor de mercúrio, usam mercúrio internamente como parte de sua construção. Por isso, quando chegam ao fim da vida, precisam de tratamento especial. Você não precisa se preocupar com nenhum desses problemas com as luzes LED.

Mesmo se você estiver usando lâmpadas fluorescentes, de iodetos metálicos ou de vapor de sódio, uma luz LED vai durar pelo menos duas a quatro vezes mais.

98% dos componentes podem ser reciclados

Outra excelente questão é que 98% dos materiais que compõem a lâmpada LED são recicláveis e não há metais pesados, como mercúrio, em sua produção (caso das lâmpadas fluorescentes). Elas são menos agressivas à vista humana e não demoram ao serem acesas novamente, quando são desligadas.

Uma luminária de LED é composta por várias lâmpadas e a lâmpada é composta por vários LEDs, o que dificulta a perda total do uso da lâmpada com facilidade. Se precisar descartar, consulte postos mais próximos no nosso mecanismo de busca ou entre em contato com a Reciclus.