Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

A máscara de aveia caseira contém propriedades antioxidantes, hidratantes e anti-inflamatórias que ajudam a manter sua pele jovem, saudável e bonita. Confira

Uma máscara de aveia feita em casa pode oferecer benefícios incríveis para a sua pele. Se você acompanha nossas matérias sobre cosméticos, cremes, hidratantes e afins, já deve estar por dentro dos danos que alguns produtos de beleza industrializados podem causar à sua saúde e ao meio ambiente

Por isso, máscaras com ingredientes naturais têm ganhado cada vez mais popularidade entre pessoas que querem manter a pele bonita e cheia de vitalidade, sem correr o risco de agredir o próprio corpo com fragrâncias, ftalatos, parabenos e outras substâncias químicas prejudiciais comuns nos cosméticos tradicionais.

A máscara facial de aveia ajuda a eliminar as células mortas, além de hidratar e reduzir a oleosidade da pele sem deixá-la ressecada. Para as receitas, você pode utilizar aveia em flocos ou farinha de aveia. O importante é manter a regularidade no uso e ficar de olho na proporção dos ingredientes. 

Os incríveis benefícios da aveia

A aveia proporciona muitos benefícios para a saúde. Ela é uma boa fonte de fibras (especialmente a beta-glucana), vitaminas e minerais – e a única fonte de um grupo único de antioxidantes chamado avenanthramides, conhecido por ter efeitos protetores contra doenças cardíacas.

A aveia é rica manganês, fósforo, cobre, selênio, vitamina B1, ferro, magnésio e zinco. Além disso, seus antioxidantes poderosos, como ácido ferúlico e ácido fítico, ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, reduzindo manchas e linhas de expressão e mantendo a pele super-hidratada. 

A aveia contém avenantramidas, compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que acalmam a pele com coceira, ressecamento e irritação. A aveia também é ótima para peles com tendência à acne, porque absorve a oleosidade da superfície da pele. Tudo isso torna a aveia um ingrediente perfeito para máscaras faciais.

Máscara de aveia: receitas simples e práticas

Máscara de aveia com frutas para pele oleosa

A farinha de aveia ajuda a diminuir a inflamação na pele, absorvendo o excesso de óleo, além de ajudar a esfoliar a pele morta. Para usar a aveia em receitas caseiras para pele oleosa, é interessante combiná-la com papinha de frutas como banana ou maçã.

  1. Combine 1/2 xícara de farinha de aveia com água quente e uma papinha da sua fruta preferida, formando uma pasta.
  2. Massageie a mistura no rosto por cerca de três minutos (ou até 15 minutos).
  3. Enxágue com água morna e seque.

Máscara de aveia para eliminar a acne

  1. Cozinhe uma porção de farinha de aveia.
  2. Deixe esfriar (você também pode usar levemente morno, mas nunca quente).
  3. Aplicar nas áreas afetadas e deixe agir por 10 a 15 minutos. 
  4. Enxágue com água fria. 

Máscara hidratante e esfoliante de mel e aveia

  1. Cozinhe uma porção de farinha de aveia. 
  2. Adicione duas colheres de sopa de mel à aveia quente. 
  3. Deixe esfriar e aplique no rosto. 
  4. Deixe agir até 20 minutos e enxágue com água morna.

Máscara esfoliante de aveia e maçã para todos os tipos de pele

  1. Misture 2 colheres de sopa de purê de maçã (você também pode cortar, descascar e tirar o caroço de ½ maçã de tamanho médio e bater em um processador de alimentos), 1 colher de sopa de mel e 2 colheres de sopa de aveia juntas, com algumas gotas de água de rosas. 
  2. Aplique no rosto e deixe agir por 10 a 15 minutos. 
  3. Enxágue com água morna.

Máscara de aveia e bicarbonato, para peles com tendência à acne

  1. Moa duas colheres de sopa de farinha de aveia no liquidificador ou processador de alimentos.
  2. Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio à farinha de aveia, com água suficiente para fazer uma pasta. 
  3. Aplique a pasta de aveia no rosto limpo e seco. Deixe agir por 10 minutos.
  4. Enxágue com água fria.

Máscara destruidora de manchas

  1. Misture 3 colheres de sopa de aveia coloidal com 1 colher de chá de mel, 1 colher de chá de suco de limão fresco e 1 colher de chá de vinagre de vinho branco em ¼ de xícara de água quente. 
  2. Misture todos os ingredientes até virar uma pasta. 
  3. Aplique no rosto limpo, massageando suavemente em movimentos circulares, e deixe a máscara agir por no máximo 5 minutos.
  4. Enxágue com água morna.

Máscara de aveia e iogurte para pele oleosa ou mista

  1. Misture ¼ de xícara de aveia cozida com 2 ou 3 colheres de sopa de iogurte natural e 1 colher de sopa de mel.
  2. Aplique no rosto e deixe por 10 a 15 minutos.
  3. Enxágue com água fria.

Sobre os ingredientes

  • Maçã: A maçã tem antioxidantes e ajuda a prevenir danos às células e tecidos. Ela também contém um AHA (alfa-hidroxiácido) chamado ácido málico que é eficaz em remover as células mortas da pele. A fruta também ajuda a reduzir e controlar a oleosidade e manchas.
  • Banana: As bananas têm benefícios antienvelhecimento para a pele, mas também são boas para peles sensíveis e com tendência acneica. Por causa de suas propriedades antibacterianas, ajudam a eliminar manchas.
  • Bicarbonato de sódio: O bicarbonato de sódio pode esfoliar suavemente as células mortas da pele. Também pode ajudar a abrir e limpar profundamente os poros, limpando cravos pretos e absorvendo o excesso de óleo da pele.
  • Mel: O mel é um ótimo umectante para hidratar profundamente a pele e manter a umidade, e também tem propriedades antibacterianas.
  • Limão: O limão é um adstringente com alto teor de vitamina C, que é ótima para clarear a pele e diminuir as manchas escuras de acne e descolorações da pele.
  • Água de rosas: Tem propriedades anti-inflamatórias, acalma a pele irritada e é boa para peles sensíveis.
  • Iogurte: Hidrata, esfolia, mantém a pele jovem e ajuda a amenizar os efeitos provocados pela rosácea.
  • Vinagre: Ácido, com propriedades antissépticas que eliminam as bactérias.