Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Entenda mais sobre a manteiga, como ela é feita e algumas de suas propriedades

A manteiga é um laticínio produzido a partir da gordura e das proteínas do leite de vaca. Ela é feita a partir de um processo chamado centrifugação, que separa o creme do leite. Após essa etapa, o creme é batido até a gordura se separar do líquido. 

A gordura do leite, então, vira a manteiga — uma emulsão sólida de glóbulos de gordura, água e sais inorgânicos, que pode variar entre tons de amarelo e branco. A manteiga pode ser comercializada ou feita com ou sem a adição do sal, que age na preservação do alimento, além de contribuir para o seu sabor. 

Muito utilizada na culinária ocidental, a manteiga faz parte da cozinha de milhões de pessoas, que a utilizam como fonte de gordura ou condimento. Embora seja majoritariamente produzida a partir do leite de vaca, a manteiga também pode ser feita com o leite de outros animais, como cabras, ovelhas e búfalos.

Carne animal e laticínios estão repletos de microplásticos, revela pesquisa

Nutrição da manteiga

A gordura compõe cerca de 80% da manteiga, o que a faz um alimento de alto valor calórico. Uma colher de sopa de manteiga (14 gramas) contém: 

  • Calorias: ~102 calorias
  • Água: 16%
  • Proteína: 0,12 gramas
  • Carboidratos: 0,01 gramas
  • Açúcar: 0,01 gramas
  • Fibra: 0 gramas
  • Gorduras: 11,52 gramas
    • Saturadas: 7,29 gramas
    • Monoinsaturadas: 2,99 gramas
    • Poliinsaturadas: 0,43 gramas
    • Trans: 0,47 gramas

Vitaminas e minerais

Além disso, a manteiga pode ser uma fonte das vitaminas A, B12, D, E, K2 e cálcio. 

  • A: a vitamina A é a mais abundante no alimento, com 14 gramas representando 11% dos valores de consumo diário da vitamina; 
  • B12: como a maioria dos outros alimentos de origem animal, a manteiga possui vitamina B12
  • D: a manteiga é uma boa fonte de vitamina D;
  • E: encontrada em comidas com alto teor de gordura, a vitamina E é uma ótima fonte de antioxidantes
  • K: também chamada de menaquinona, a vitamina K presente na manteiga pode proteger contra doenças cardíacas e osteoporose.

Entretanto, embora contenha esses nutrientes, boa parte não é aproveitada pelo organismo humano, uma vez que o consumo da manteiga é geralmente feito em pequenas quantidades. 

Qual é a diferença entre manteiga e margarina? 

Mesmo sendo utilizadas com o mesmo propósito, a manteiga e a margarina são alimentos diferentes. Em geral, a maior diferença entre ambos condimentos é do que eles são feitos e os tipos de gorduras que contêm. 

Enquanto a manteiga é feita a partir da gordura do leite, a margarina é, muitas vezes, um alimento não-lácteo, produzido a partir de óleos vegetais, água, sal e emulsificantes. Embora também seja composta principalmente por gorduras (cerca de 80% de sua composição), a margarina não possui o valor da manteiga de gorduras saturadas. Em vez disso, é rica em gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas, o que a faz uma alternativa menos saudável. 

Margarina ou manteiga
Margarina ou manteiga: existe uma opção saudável?

Indústria do leite

Sendo um alimento de origem animal, feito principalmente através do leite das vacas, a manteiga pode ser um resultado da exploração animal. A indústria do leite pode ser responsável pela morte de milhares de vacas todos os anos, principalmente de bezerros, que são separados de suas mães logo após seu nascimento. 

Uma investigação de 2018 liderada pelo jornal britânico The Guardian estima que 95 mil bezerros machos morrem todos os anos, poucos dias após seu nascimento na indústria leiteira — o que representa 19% de todos os bezerros machos nascidos. 

Além disso, a indústria também reduz a expectativa de vida das vacas, que podem viver até 25 anos. Em vez disso, na indústria, os animais são mortos uma vez que a produção de leite diminui. Acredita-se que 20% da carne comercializada é resultante das mortes de vacas exploradas pela indústria do leite.

pão com manteiga
Foto de Neetu Laddha na Unsplash

Riscos do consumo da manteiga

Quando consumida em grandes quantidades, a manteiga pode oferecer diversos riscos à saúde devido ao seu conteúdo de gorduras. Entenda: 

Alergênicos na manteiga

Embora não seja rica em proteínas, a manteiga ainda possui algumas propriedades proteicas do leite — um famoso alergênico conhecido por suas reações na saúde humana. Portanto, pessoas com alergia ao leite devem evitar o produto. 

Intolerância à lactose

A manteiga possui pouca concentração de lactose, o que a faz um alimento seguro para pessoas com intolerância à substância, uma vez que consumida com moderação. No entanto, um consumo exagerado pode resultar em algumas complicações. 

Além disso, o processo de envelhecimento natural do corpo resulta em uma menor produção da enzima lactase, que é responsável pela digestão da lactose — o açúcar presente nos laticínios. De acordo com uma pesquisa de 2013, cerca de 75% das pessoas vão perder a capacidade de digerir lactose à medida que envelhecem. 

Saúde cardiovascular

O consumo exagerado de alimentos ricos em gorduras saturadas é altamente associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Essa relação ocorre porque ele pode aumentar os níveis de colesterol LDL no sangue. 

No entanto, algumas pesquisas não encontraram uma ligação entre o consumo desse tipo de gordura com doenças cardíacas (veja aqui os estudos a respeito: 1, 2, 3). O mesmo diz respeito a laticínios com alto teor de gordura, como a manteiga

Apesar disso, grande parte das diretrizes dietéticas oficiais não recomendam dietas com grandes quantidades de gordura. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais