Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Conheça 5 receitas caseiras e naturais para fazer hidratação com maisena na pele e nos cabelos

Fazer hidratação com maisena é uma maneira prática, econômica e simples de seguir um cronograma capilar eficaz em casa. O amido de milho, mais conhecido como maisena e geralmente utilizado como ingrediente culinário, pode proporcionar muitos benefícios à pele e à saúde dos cabelos.

Quando usada como talco, a maisena ajuda a combater a transpiração excessiva e previne irritação, ardor e coceira em peles sensíveis. No rosto, há quem aplique o produto como um pó facial para pele oleosa ou faça uma máscara para controlar a oleosidade da pele. A maisena é fonte de ferro, fósforo, zinco, cálcio, magnésio, potássio e vitaminas do grupo A, B, C e E.

Por mais surpreendente que pareça, a maisena também proporciona os benefícios da hidratação para os fios, mantendo-os saudáveis e nutridos. O tratamento com maisena ainda fortalece, suaviza, reduz o frizz e a minimiza a oleosidade dos cabelos. As receitas caseiras sugeridas aqui podem ser utilizadas em todos os tipos de pele e tipos de cabelo, tanto nos cabelos cacheados como nos lisos.

Máscara capilar de hidratação

Ingredientes:

  • ½ xícara de água
  • Uma colher de maisena

Importante: Para cabelos abundantes ou longos, duplique as medidas.

Modo de preparo

Dissolva uma colher de sopa cheia de maisena em meio copo de água fria. Mexa bem até obter uma mistura líquida e sem grumos. Leve ao fogo baixo em uma panela pequena, mexendo sempre até obter um creme homogêneo. Desligue o fogo e deixe repousar.

Quando o creme esfriar naturalmente, aplique nos cabelos da raiz às pontas abundantemente. Envolva com touca de banho, deixe a máscara agir por 30 minutos e lave os cabelos com shampoo normalmente.

Com essa máscara, o cabelo fica mais liso, mais macio e mais fácil de pentear. Além disso, o brilho saudável e natural se prolongará por vários dias. Faça o tratamento duas vezes por semana.

Máscara capilar de reparação de danos

A maisena consegue fixar os cachos perfeitamente, ajuda a alisar os fios, hidratar os cabelos, tratar os danos e proporcionar um brilho natural aos cabelos. Se você está passando por uma crise de frizz capilar ou se seu cabelo vive embaraçando, a hidratação com maisena pode ajudar muito. Esta máscara combina outros ingredientes naturais nutritivos e benéficos à saúde dos fios.

  1. Ingredientes
    Ingredientes

    • 1/2 xícara de água
    • 1 colher de sopa de maisena
    • 2 colheres de sopa de condicionador
    • 1 colher de sopa de azeite
  2. Modo de preparo
    Modo de Preparo

    Misture bem a maisena e a água e coloque a mistura em uma panela em fogo baixo, mexendo sempre até formar uma pasta de gelatina. Retire do fogo e, quando esfriar, acrescente o condicionador ao lado do azeite e mexa até incorporar todos os ingredientes. Separe o cabelo em pequenas mechas e aplique a mistura do meio para as pontas e depois na raiz do cabelo. É muito importante que priorize as pontas na hora de distribuir a máscara. Depois de aplicar a mistura em todo o cabelo, coloque uma touca na cabeça e uma toalha quente por cima, mantendo o cabelo aquecido por 20 minutos. Em seguida, deixe esfriar e retire a mistura com bastante água morna e shampoo, procurando não deixar rastros no couro cabeludo.

Máscara de hidratação facial

Se sua pele parece cansada e sem brilho ultimamente, a hidratação com maisena pode ajudar. Esta máscara vai reavivar a cor da sua pele, iluminá-la e beneficiar muito a sua pele oleosa. A maisena contém vitamina A, que é responsável pela correção de manchas escuras na pele, e também ferro e cálcio, responsáveis pela renovação das células da pele.

Além disso, ela elimina o óleo excessivo da pele e regula o nível de gordura produzido pelas glândulas sebáceas. A máscara facial de maisena e leite pode ser feita para fornecer um colágeno natural à sua pele, fazendo-a parecer mais jovem e saudável.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de maisena
  • 1 colher de sopa de mel
  • 3 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo para esfoliar (opcional)

Modo de preparo

Em um recipiente de tamanho médio, misture bem todos os ingredientes até que formem uma pasta. Antes de aplicar a máscara, certifique-se de que sua pele esteja limpa e seca

Aplique a máscara no rosto e pescoço, em uma cobertura uniforme e espessa. Deixe a máscara agir por 20 minutos e lave com água fria. Repita esse processo uma vez por semana para obter os efeitos desejados.

Importante: Antes de aplicar a máscara em todo o rosto, faça um teste em uma pequena área do corpo para observar se há risco de reação alérgica. A maisena em contato com a pele do rosto, quando exposta à umidade, pode gerar substâncias fúngicas ou bacterianas, causando erupções e inflamações. Cuidado também com o suor!

Máscara de hidratação para rosto e cabelo

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de maisena
  • Água ou leite até dar o ponto

Modo de preparo

Em um potinho, coloque as duas colheres de maisena. Vá adicionando a água ou o leite até atingir o ponto de mingau. Se for usar no rosto, lave bem a pele com sabonete neutro ou para o seu tipo de pele. Remova por completo a maquiagem. A água micelar é uma boa opção para deixar a pele bem limpa.

Com o rosto limpo e seco, aplique essa máscara de maisena em todo o rosto e pescoço, uniformemente. Deixe alguns minutos até a pasta secar e lave o rosto com água fria. Prefira fazer essa máscara antes de dormir para manter o rosto sem maquiagem por algumas horas

Se for usar no cabelo, faça um procedimento parecido. É preciso lavar os fios antes de aplicar a máscara, com shampoo tradicional ou shampoo seco, e retirar todo o excesso de água com uma toalha.

Depois, aplique a máscara em todo o cabelo, da raiz às pontas. Faça um coque, ponha uma touca plástica umedecida com água sobre os fios e deixe agir por 20 minutos. Enxágue e deixe secar naturalmente.

Máscara de hidratação para a pele

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de maisena
  • 1 colher de chá de mel
  • 2 colheres de sopa de pó de arroz
  • 2 colheres de sopa de leite ou água

Modo de preparo

Em um potinho, misture a maisena, o pó de arroz e o leite ou a água. Para potencializar o efeito da hidratação, misture também o mel. Mexa até que fique bem pastoso e homogêneo. Com a máscara pronta, lave bem o rosto e seque.

Aplique a máscara por todo o rosto até o pescoço. Deixe agir por 15 a 20 minutos. Lave o rosto para remover a máscara.