Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Entenda mais sobre o delta-8, quais são seus efeitos e possíveis riscos

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

O delta-8 THC ou tetrahidrocanabinol é um composto psicoativo chamado de canabinoide, que é encontrado em pequenas quantidades no cânhamo e na maconha

O composto é parecido com o delta-9 THC, outro canabinoide encontrado nas plantas da espécie Cannabis sativa, mas que é mais popular. O delta-9 é, afinal, responsável pelos efeitos conhecidos da maconha. Porém, acredita-se que o delta-8 THC seja um psicoativo parecido, mas mais fraco que o delta-9. 

A popularidade do componente foi em resposta à legislação agrícola dos Estados Unidos, que permitiu sua produção desde que ele fosse extraído do cânhamo. Essa brecha foi responsável pelo alastramento de produtos de delta-8 THC até em estados onde a maconha não é legalizada.

A única diferença entre o delta-8 THC e o delta-9 é a posição de uma localização de uma ligação de carbono.

Efeitos 

Também conhecida como “maconha light” ou diet, o delta-8 THC apresenta os mesmos efeitos que a maconha normal — sentimentos de euforia e confusão — mas mais “leves”. 

Uma pesquisa envolvendo os sintomas do componente concluiu que embora os sentimentos de euforia e confusão sejam parecidos com o da maconha normal, os derivados do delta-8 THC apresentam menos distorções cognitivas, como dificuldade de concentração e problemas de memória. Além disso, os sintomas de paranoia e ansiedade, comumente associados ao consumo de delta-9 também são reduzidos com a alternativa do cânhamo. 

Riscos

Pela falta de regulamentação, os riscos conhecidos do delta-8 THC são similares aos da maconha normal, como: 

  • Confusão
  • Ansiedade
  • Problemas com a coordenação 
  • Boca seca
  • Olhos vermelhos
  • Reações desaceleradas
  • Taquicardia ou bradicardia

Precauções

Não existem muitos estudos sobre os possíveis efeitos adversos do delta-8, porém, em 1973 foi comprovado que seu efeito é de cerca de 30% da capacidade do delta-9. Contudo, cientistas alertam para a precaução do consumo de produtos derivados do componente. 

A maioria dos produtos comercializados nos Estados Unidos, por exemplo, quase não são testados ou regulados por controles de qualidade. Por isso, muitas dessas mercadorias são compostas de outras substâncias não identificadas, que podem oferecer riscos à saúde.