Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Gestão ambiental pode contribuir para alcançar a sustentabilidade

Gestão ambiental é a área responsável pela fiscalização e administração das políticas ambientais, com o objetivo de equilibrar a preservação e conservação do meio ambiente, as demandas sociais e os interesses econômicos.

O que é a gestão ambiental

De acordo com um estudo, a gestão ambiental é a área de atuação que avalia a ação do poder público em relação às políticas ambientais, visando sua elaboração e implementação. 

A gestão ambiental diz respeito à administração do território, sendo ele natural ou modificado pelo ser humano. Sendo assim, a gestão ambiental está diretamente relacionada com a gestão territorial, e serve para administrar o uso do espaço pela sociedade.

Gestor ambiental

O gestor ambiental é um profissional responsável pela administração do meio ambiente e seus recursos. A sua formação é interdisciplinar, e o capacita a tomar decisões que viabilizem a conservação e preservação do meio ambiente e as demandas sociais e econômicas. 

O gestor ambiental deve atuar na administração e nas tomadas de decisão relacionadas às políticas públicas e à sustentabilidade,. O seu papel é buscar alternativas para a redução e mitigação de impactos ambientais provocados pelo ser humano, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento econômico.

Áreas de atuação

Após completar a sua formação, o gestor ambiental pode atuar em organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas ou no setor público. Além disso, o gestor pode trabalhar na área de pesquisa ou educação.

Em empresas privadas, o papel do gestor pode ser a fiscalização, certificação, auditorias, consultoria e elaboração de relatórios de impacto ambiental e do sistema da gestão ambiental.

No setor público, o profissional pode atuar em órgãos ambientais, como o ICMBio, Ibama e secretarias do meio ambiente, contribuindo para a fiscalização e avaliação de políticas públicas e projetos ambientais.

Sistema de gestão ambiental

O sistema de gestão ambiental é um modelo de organização que contribui para o controle ambiental por parte das empresas, sendo elas privadas, públicas ou sem fins lucrativos. A finalidade do sistema de gestão ambiental  é alcançar um modelo de operação das empresas que permita a conservação e preservação do meio e o atendimento das necessidades sociais. 

Dessa forma, ele é formado por um conjunto de técnicas administrativas e políticas ambientais. Para estabelecer as diretrizes do sistema de gestão ambiental, foram criadas as normas ISO 14000 (International Organization for Standardization). Elas são um conjunto de normas técnicas criadas na década de 1990, com a finalidade de padronizar o sistema de gestão ambiental.

ISO 14001

A primeira delas é a norma ABNT NBR ISO 14001, que determina as condições necessárias para que o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) aconteça. Ela contribui para o uso adequado de recursos ambientais, bem como a diminuição da produção de resíduos, contaminação ambiental, mudanças climáticas e uso adequado de recursos ambientais. 

Com isso, empresas que adotam esse modelo de gestão conquistam a confiança de seus consumidores e investidores, adquirindo uma vantagem em relação às outras empresas. 

A ABNT NBR ISO 14001 é uma certificação não obrigatória, que pode oferecer benefícios para as empresas. Os benefícios dessa certificação, além de aumentar a confiança para consumidores e investidores, são melhorias no desempenho da empresa, conformidade com a legislação e os regulamentos ambientais e aumento na eficiência. 

Dessa forma, o sistema de gestão ambiental pode reduzir os custos ambientais da empresa e contribuir para que ela alcance objetivos mais rápido. Outras normas que fazem parte do sistema de gestão ambiental são a ISO 14004, ISO 14006 e ISO 14064-1. 

A primeira auxilia na implementação e aprimoramento do SGA. A segunda integra a ecologia em outros sistemas de gestão, mas também atua em conformidade com o sistema de gestão ambiental. Por último, a terceira dispõe sobre os requisitos da empresa em relação às emissões de gases do efeito estufa.

Cursos

Bacharelado em gestão ambiental

O bacharelado em gestão ambiental é um curso oferecido em universidades públicas e privadas. A duração do curso é em média de 4 anos. De acordo com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH USP), o curso promove a capacitação do profissional para “atuar no diagnóstico e na geração de informações necessárias para minimizar, prevenir e reverter problemas decorrentes do uso e ocupação do meio ambiente”. 

Dessa forma, o gestor ambiental formado é capaz de atuar em aspectos relacionados com questões ambientais, sociais e econômicas. Algumas áreas de atuação do profissional são a gestão de resíduos e da poluição, gestão territorial e avaliação de impactos e riscos ambientais, bem como a recuperação de áreas degradadas. Saiba mais no vídeo.

Enquanto isso, outro campus da Universidade de São Paulo que oferece o curso de bacharelado em gestão ambiental é a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. O curso apresenta enfoque no setor administrativo, diferente do curso apresentado pela EACH USP, com foco no saneamento ambiental.

Outras universidades públicas que oferecem o curso de gestão ambiental são a Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Algumas faculdades privadas  são a Universidade Norte do Pará (Unopar), Universidade de Franca (Unifran), Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Centro Universitário UNIBTA, Universidade Paulista (Unip), Universidade Anhembi Morumbi, e o Centro Educacional Anhanguera.

Além dos cursos presenciais, é possível cursar gestão ambiental a partir de um Ensino à Distância (EAD). Esse recurso é oferecido por diversas universidades particulares, e pode ser uma alternativa para encaixar os estudos na rotina.

Técnico em gestão ambiental

O curso tecnológico em gestão ambiental tem uma duração de dois anos. Ele é uma boa opção para pessoas que já atuam na área ambiental e buscam ampliar o seu conhecimento, mas também para pessoas que nunca atuaram na área.

Os tecnólogos em gestão ambiental podem ser realizados na forma presencial ou à distância, de acordo com o interesse do estudante. O tecnólogo de gestão ambiental é oferecido pelo Centro Educacional Anhanguera, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Universidade Norte do Pará (unopar), faculdade Estácio e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).