Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A areia é composta por um conjunto de partículas que se forma a partir da erosão das rochas

A areia é composta por um conjunto de partículas de rochas degradadas. A Geologia define areia como a fração granulométrica de solos ou sedimentos com tamanhos entre 0,06 e 2 mm. Ela é formada na superfície da Terra a partir da erosão das rochas e, por ser produto de processos sedimentares, a areia aparece em uma etapa intermediária do ciclo de vida das rochas.

Os tipos de areia são divididos granulometricamente. A Granulometria ou Análise Granulométrica dos solos é o estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo. Ou seja, permite determinar as dimensões das partículas do material e de suas respectivas porcentagens de ocorrência. Assim, a areia é classificada em três categorias:

  • Areia fina (entre 0,06 mm e 0,2 mm);
  • Areia média (entre 0,2 mm e 0,6 mm);
  • Areia grossa (entre 0,6 mm e 2,0 mm).
betume
Areia betuminosa: solução para as petrolíferas, problema para o meio ambiente

Composição da areia

Apesar de ser formada principalmente por quartzo, a areia pode agregar outros minerais em sua estrutura. Isso acontece porque a composição da areia depende diretamente da rocha que a formou e da quantidade de transporte e alterações às quais foi submetida.

As areias mais comuns são as areias quartzíticas, de cor clara, que apresentam o quartzo como componente predominante, o que se explica pela maior resistência desse mineral às ações dos agentes externos. No entanto, elas podem agregar minerais como feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, monazita e cassiterita à sua composição

A cor da areia também pode variar, já que está relacionada com as rochas da região. No litoral de São Paulo, por exemplo, a presença de rochas cristalinas como o granito, ricas em quartzo, se reflete na característica das praias.

Propriedades da areia

As propriedades das areias dependem de sua história sedimentar, que é relacionada com contextos geológicos e climáticos. O grande número de fatores que interagem entre si, relacionados a esses dois tipos de contexto, explica a imensa diversidade dos tipos de areia, tanto do ponto de vista da composição quanto de seu aspecto.

Onde a areia é encontrada?

Um estudo realizado no município de Ribeirão Preto sobre a concepção que a comunidade escolar tem com relação ao ciclo da areia e seus conhecimentos acerca dos reservatórios e fluxos de areia na natureza evidenciou que alunos e adultos atribuem a proveniência da areia às praias, rios e desertos e que ela seria transportada pelo vento. No entanto, a areia também pode ser fartamente encontrada em outros sítios ou sistemas terrestres em que predomina a deposição de sedimentos, como rios, ergs em desertos, recifes de corais submersos, campos de dunas costeiros ou geleiras.

Areia de ambientes fluviais

Esse tipo de areia contém quartzo e minerais como mica, feldspato, piroxenas, granadas e olivinas. Os grãos desse ambiente são angulosos, porque estiveram sujeitos a pouco transporte. Além disso, possuem algum brilho, que se deve ao fato de terem sido transportados pela água.

Alta demanda pode fazer da areia um recurso escasso

Areia de ambientes marinhos

Normalmente, a areia desses ambientes é homogênea, uma vez que a energia das ondas é constante. Os grãos de areia são brilhantes e muito polidos, já que são constantemente transportados pelas ondas. As características das areiasde ambientes marinhos variam de acordo com as rochas originárias e a energia das ondas do local.

Areia de ambientes de dunas

As areias desse tipo são finas, leves e homogêneas. Apresentam superfície pontiaguda e opaca devido aos choques com outros grãos. Além disso, os grãos presentes em dunas contém quartzo, uma vez que esses são facilmente transportados pelo vento.

Usos da areia

  • A areia é o principal componente do concreto;
  • A areia é muito utilizada na produção de vidro;
  • Em nevascas ou quando há presença de gelo, a areiaé espalhada nas estradas para dar maior tração aos pneus, evitando acidentes;
  • Fábricas de tijolos utilizam areia como aditivo à mistura de argila para a fabricação de tijolos;
  • Muitas vezes, a areia é misturada com tinta para criar um acabamento texturizado para paredes e tetos;
  • A areia fina é usada, junto com outras substâncias, como composto de filtros de água;
  • Solos arenosos são ideais para certos tipos de culturas, como melancia, pêssegos e amendoim, além de serem ideais para a produção leiteira intensiva, devido às suas excelentes características de drenagem;
  • A areia é utilizada em paisagismo para fazer pequenas colinas e declives;
  • Sacos de areia são usados para proteção contra inundações;
  • Ferrovias usam areia para melhorar a tração das rodas sobre os trilhos;
  • A areia é largamente utilizada na fabricação de argamassas para piso e reboco;
  • A areia do deserto poderia ser utilizada em instalações de energia solar concentrada para armazenar energia térmica até 1000 °C.
Bicarbonato clareia os dentes? É seguro?

O que as areais nos contam sobre um lugar?

A professora Christine Laure Marie Bourotte, do Departamento de Geologia Sedimentar e Ambiental do IGc, em São Paulo, criou um acervo com inúmeras amostras de partículas de areiade diferentes partes do planeta para mostrar a diversidade do sedimento.

Uma parte do acervo está on-line e qualquer pessoa pode conhecer esse mundo microscópico, que vai além da beleza e traz informações científicas sobre a história de uma região. Saiba mais sobre o tema na matéria: “O que as areias nos contam sobre um lugar?


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais