Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

areca-bambu (Dypsis Lutescens), também conhecida como palmeira de jardim, é uma planta de referência utilizada na decoração de jardins e em interiores. Como é uma palmeira, ter uma em sua casa vai dar aquele ar tropical que você só consegue nas férias na praia. Como você pode imaginar, essa beleza verde é muito popular entre designers de interiores e aficionados por plantas.

Originária da Ilha de Madagascar, a areca-bambu pertence à família Aceraceae e é uma espécie em extinção em seu habitat nativo. Fácil de cuidar, pode ser cultivada em vasos sem maiores problemas. Apenas certifique-se de mantê-la em um ambiente sem ar-condicionado, caso você queira cultivá-la dentro de casa.

A areca-bambu pode ser cultivada sob pleno sol, mas prefira mantê-la à meia-sombra ou sob luz difusa, para não queimar suas folhas. A planta prefere solo fértil, leve, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. É tolerante ao frio leve.

De rápido crescimento, ela pode atingir até 12 metros de altura, ao ar livre, ou até 7 metros, se criada em ambientes internos. No entanto, você não precisa se preocupar em não ter tetos altos o suficiente para sua amada planta, porque ela pode tolerar aparas e, portanto, as plantas maduras podem ser mantidas dentro de casa por até 10 anos, que é seu tempo de vida completo.

Assim como a maioria das palmeiras, a areca não possui substâncias tóxicas, mas fique de olho nos frutos, que ainda não têm estudos conclusivos a respeito de sua toxicidade.

Como cultivar areca-bambu em casa

Quando cultivada ao ar livre, é importante escolher um local de plantio com boa drenagem, porque o solo encharcado pode facilmente causar apodrecimento da raiz de uma palmeira. Como planta de casa, um recipiente com boa drenagem é essencial.

Em termos de cuidados regulares, planeje regar a areca-bambu sempre que o solo começar a secar. Isso é especialmente importante para palmeiras cultivadas ao ar livre, em climas quentes, para mantê-las saudáveis.

Além disso, as palmeiras internas muitas vezes não recebem luz suficiente, a menos que você tenha uma janela muito brilhante. Por isso, pode ser uma boa ideia levá-la para fora em dias quentes para ficar exposta à luz solar difusa.

Este tipo de palmeira não precisa de muita poda. Espere para remover todas as folhas mortas até que estejam quase todas marrons, pois ainda podem desempenhar um papel na fotossíntese.

Plantio

A cada poucos anos, você precisará replantar sua areca-bambu. As raízes preferem um recipiente menor, mas, com o passar do tempo, isso poderá limitar o tamanho da planta. Com o replantio, você substituirá o solo de envasamento mais antigo em que ela viveu nos últimos dois a três anos e fornecerá à palmeira nutrientes mais novos que foram sugados do solo em que ela está vivendo.

Ao replantar sua planta, certifique-se de envasá-la na mesma profundidade do vaso anterior. Se você plantar muito profundamente, pode causar sérios danos às raízes e ao resto da planta. As raízes podem ser muito frágeis, então certifique-se de ser gentil e não espalhá-las.

Delicadamente, embale o solo ao redor das raízes com os dedos e certifique-se de não pressionar demais o solo para não quebrar as raízes, que são frágeis. Depois de pressionar o solo, regue profundamente e pressione suavemente o solo novamente para remover quaisquer bolsas de ar. Adicione mais solo, se necessário, depois de pressioná-lo.

Fertilizantes

A areca-bambu requer fertilização em todas as estações, exceto nos meses de inverno, quando a planta está normalmente dormente. Isso dá à planta os nutrientes necessários que a ajudarão a ficar linda durante toda a temporada. Um fertilizante líquido para plantas domésticas que contém micronutrientes é adequado para esse propósito.

Evite fertilizar ou alimentar a planta durante os meses de outono e inverno para obter melhores resultados. Tome cuidado para não fertilizar demais esta planta, pois ela pode ficar amarela. Lembre-se de que não é incomum ver manchas de fuligem nas folhas. Tudo isso é natural e não é sinal de nenhuma praga ou doença.

Como limpar as folhas da palmeira areca

Se suas folhas parecem ter poeira ou sujeira, você pode usar um pano úmido macio e limpá-las com cuidado.

Ao fazer isso, certifique-se de verificar embaixo das folhas para ver se há percevejos ou ácaros. Esta planta é muito suscetível a ambos, e, se você encontrá-los nas folhas, retire-os com um pano úmido.

Luz

Ao ar livre, essas plantas gostam de luz solar filtrada e brilhante, mas também podem tolerar o sol forte. O ideal é que elas tenham proteção contra o sol da tarde, pois a luz muito forte pode queimar a folhagem.

Solo

Para ambientes internos, uma mistura para vasos bem drenada à base de turfa é perfeita. As plantas criadas ao ar livre se dão melhor com um solo rico, ligeiramente ácido e com uma drenagem excelente. Pode ser necessário corrigir com areia e turfa para melhorar a porosidade e diminuir o pH do solo.

Água

Como muitas palmeiras, a areca-bambu gosta de solo úmido, mas é sensível ao excesso de água e não tolera ficar encharcada ou em uma mistura de envasamento saturada de água. Portanto, deixe o solo ou a mistura de envasamento secar um pouco entre as regas. A areca-bambu também é sensível à água fluoretada, então use água destilada ou água coletada da chuva.

Por que as folhas da minha palmeira estão ficando amarelas?

Quando as folhas começam a amarelar, pode ser que a planta esteja recebendo muito sol ou água em excesso. Verifique se a planta está drenando o suficiente e não simplesmente parada na água, o que pode causar apodrecimento das raízes.

Se o problema persistir, pode ser hora de replantar sua palmeira e movê-la para uma área onde ela não receba tanta luz solar direta.

A areca-bambu é venenosa para animais de estimação?

De acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade com Animais, a planta é listada como não tóxica para cães e gatos. No entanto, se acontecer de seu animal de estimação ingerir a planta e mostrar qualquer sinal de angústia, entre em contato com o veterinário imediatamente.

A areca-bambu floresce?

Sim! Durante o final da primavera e no início do verão, a palmeira produzirá pequenas flores de cor amarela brilhante. Eles crescem debaixo das folhas. Depois que as flores desabrocharem, um fruto amarelado aparecerá onde as flores estavam. A fruta, de formato oval e não comestível, mudará de amarelo brilhante para laranja ao amadurecer e terá aproximadamente uma polegada de diâmetro.