Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Dicas e formas de usar a técnica do lixo zero no cuidado com os cabelos

Zero waste hair, ou “cuidado capilar lixo zero”, é um movimento que surgiu como alternativa para reduzir a produção de resíduos dos cuidados com os cabelos. O consumo de plástico pode ser constante no tratamento e manutenção capilar, mas isso não significa que não pode ser reduzido. A redução na produção de lixo é essencial para quem procura um estilo de vida sustentável. O movimento lixo zero pode oferecer algumas alterações no cronograma capilar, que podem ser benéficas para o meio ambiente.

Embalagens de shampoos, condicionadores e cremes de tratamento podem ser recicladas, mas em um consumo consciente não basta apenas o descarte correto desses plásticos, também é preciso reduzir seu uso. 

Como adotar uma rotina zero waste hair?

Existem algumas práticas diárias que podem auxiliar nessa transição para um estilo de vida zero waste hair. Alguns exemplos são:

Refil de produtos

Algumas marcas brasileiras já oferecem o refil reutilizável de produtos capilares com menores quantidades de plástico. A Natura é uma dessas marcas — de acordo com o seu site, as embalagens em refil ajudam a evitar o descarte de 2,6 mil de toneladas de lixo.

Shampoos e condicionadores em barra

O uso de produtos capilares em barra também pode ser um fator na redução do lixo. Além de serem opções mais naturais e livres de químicos mais severos, esses shampoos e condicionadores produzem menos lixo por serem mais compactos e descartarem a necessidade de garrafas plásticas. Algumas alternativas são comercializadas em embalagens feitas de 100% de papel, o que as torna um diferencial em relação ao uso de plástico. 

Pentes de madeira

O cuidado com o cabelo vai além de shampoos e condicionadores. Escovas de cabelo também são fatores importantes, e consequentemente, produzem lixo. A sua grande maioria ainda é feita de plástico, elas são mais popularizadas e mais usadas. Mas, felizmente, ainda existem opções eco-friendly ou lixo zero — os pentes de madeira. A única manutenção necessária para manter esses pentes é se certificar de que fiquem secos após cada uso para que durem mais.

No poo

A técnica de no poo reduz completamente o lixo feito por embalagens de shampoos e também ajuda a evitar o uso de substâncias derivadas do petróleo. O no poo visa a substituição do shampoo por outros agentes capazes de limpar o couro cabeludo, são eles o bicarbonato de sódio, o limão ou o Anfótero Betaínico.

Todas essas ações, além de beneficiarem o meio ambiente por serem zero waste hair, também podem ser alternativas mais saudáveis para o cabelo. A maioria das opções lixo zero são naturais e contêm menos agentes químicos em suas composições.