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Corridas curtas de até dez minutos podem oferecer benefícios para o cérebro

As corridas curtas são caracterizadas por sua baixa duração, podendo variar de dez ou vinte minutos. Assim como as caminhadas, as corridas curtas podem ser desconsideradas por praticantes de exercícios físicos, contudo, isso pode ser um erro. 

Essa modalidade de corrida pode apresentar benefícios incríveis, tanto para o condicionamento físico quanto para o cérebro. Pesquisas apontam que corridas curtas de até dez minutos podem ser benéficas para o funcionamento do cérebro.

Embora corridas longas possam ser melhores para o impulsionamento do condicionamento físico e oferecerem resultados mais rápidos, as corridas curtas são mais fáceis de serem encaixadas na rotina e também contribuem para a saúde. 

Entre os benefícios das corridas curtas estão:

Perda de peso

Estudos indicam que corridas de até 15 minutos de intensidade vigorosa (de duração de quatro quilômetros) aceleram o metabolismo e podem ajudar na perda de peso. Além disso, exercícios mais intensos ajudam na queima de gordura até após o período ativo. 

Melhora o humor

O exercício físico ajuda na liberação de endorfinas, hormônios atuam nos receptores opiáceos em nosso cérebro, elas reduzem a dor e aumentam o prazer, resultando na sensação de bem-estar.

Reduz a mortalidade

O Jornal do Colégio Americano de Cardiologia publicou um estudo que comprova que a ação de corridas frequentes de cinco a dez minutos (com intensidade de 9 km/h) podem reduzir o risco de morte e adicionar três anos de vida. A pesquisa concluiu que corredores no geral apresentam cerca de 45% menos chances de morrer de doenças cardiovasculares do que pessoas que não correm frequentemente. 

Ajuda o cérebro

Uma pesquisa publicada na Very Well Fit indica que corridas de dez minutos seguidas por um período de descanso podem apresentar benefícios para o cérebro. De acordo com os resultados, essas corridas curtas estimulam o córtex pré-frontal, o que melhora o humor e também as funções executivas. 

Motivação

As corridas curtas não precisam permanecer curtas! Começar com corridas de até dez minutos para melhorar o condicionamento físico, eventualmente, pode resultar em corridas maiores e mais intensas, que são extremamente benéficas para a saúde.