Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira dez dicas para um barbear perfeito e proteja sua pele usando apenas produtos naturais

Muitos homens sofrem diariamente com os problemas causados pelo hábito de se barbear. Peles sensíveis, oleosas e pelos grossos tendem a ser uma combinação que propicia o surgimento de pelos encravados e inflamações se alguns cuidados não forem tomados.

A foliculite, conhecida popularmente como ‘pelo encravado’, é a mais comum destas complicações, e consiste em uma infecção causada por bactérias ou fungos que atinge o folículo capilar, gerando uma inflamação local que aparece na forma de pontinhos avermelhados ou com pus.

Considerando que muitos precisam fazer a barba todos os dias, esses danos podem se tornar uma verdadeira tortura. Mas não há motivo para pânico. A seguir, apresentaremos dicas de como cuidar da sua pele de forma natural e sustentável, sem produtos químicos sintéticos que possam agredir sua saúde e o meio ambiente.

Os óleos vegetais são muito indicados como loção pré-barba, pois são altamente emolientes e suavizantes, ou seja, vão preparar a sua pele e seus pelos para o barbear. Eles são capazes de amolecer e deixar os fios mais maleáveis. A origem vegetal desses produtos diminui a chance de irritações e eles formam uma verdadeira camada de proteção na pele, além de possuírem inúmeros componentes benéficos, tais como vitaminas, antioxidantes, entre outros. É por isso que os óleos vegetais podem proporcionar efeito cicatrizante e acelerar a recuperação de uma eventual lesão causada pelas lâminas.

Portanto, não abra mão do uso dos óleos vegetais como pré-barba! Existem inúmeras opções, você pode conferir mais detalhadamente os benefícios e propriedades cosméticas dos óleos vegetais. Caso deseje comprar, você pode encontrá-los na loja eCycle.

Mesmo quem tiver a pele muito oleosa, não precisa se preocupar. Os óleos vegetais podem ser absorvidos pela pele e conferem a ela uma nutrição verdadeira, pois possuem diversas vitaminas, como A e E. Já os óleos de origem mineral, que muitas vezes são os componentes de cremes de barbear sintéticos, em vez de penetrarem na pele, formam uma barreira nela, impedindo sua respiração. Além disso, são derivados do petróleo – uma fonte não renovável que pode trazer muitos problemas ao meio ambiente e causar alergias e irritações, dificultando o processo de cicatrização, principalmente da pele do rosto, que é bem sensível.

óleos vegetais
Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar

Vamos às dicas de como obter um barbear perfeito:

  1. Sempre limpe bem pele, de preferência com sabonete neutro e água morna para abrir os poros, não se esquecendo da região do pescoço;
  2. Esfolie a região a ser depilada pelo menos uma vez por semana, eliminando as células mortas. Você encontra dicas para produzir esfoliantes caseiros naturais de farinha de semente de uva, farinha de linhaça e semente de apricot. Caso queira comprar um esfoliante natural já pronto acesse a loja eCycle;
  3. Óleo pré-barba – você poderá utilizar óleos vegetais, que são uma ótima escolha, já que, além de serem naturais, lubrificam os fios deixando-os mais maleáveis, proporcionando à lâmina um corte mais rente. Os óleos de semente de uva e de amêndoas doces são ótimos para essa finalidade (saiba onde comprar óleos vegetais).
  4. Massageie ao máximo a pele antes de passar a lâmina – ao aplicar o óleo vegetal como pré-barba, massageie bem a pele com movimentos circulares, e quanto mais tempo puder fazer isso, melhor será o resultado final;
  5. Use um pano quente fazendo compressas por 30 segundos; faça a barba embaixo do chuveiro (com água quente) ou após a sauna – isso abre os poros, potencializa o efeito emoliente dos óleos vegetais e também evita os pelos encravados.
  6. Faça a barba com calma e evite raspar os pelos na direção contrária ao crescimento;
  7. Use um creme de barbear para facilitar o barbear perfeito. Você pode preparar uma receita natural.
  8. Prepare seu pelo antes de raspá-lo – pelo seco e quebradiço é mais difícil de raspar do que o pelo molhado e flexível. Por esta razão, é aconselhável molhá-los cada vez que você raspar;
  9. Cuide da sua pele após raspar os pelos. Da mesma forma que você cuida da sua pele antes de usar a lâmina, cuide também após a raspagem. Lave a pele com água fria para fechar os poros. Chás frio de camomila ou hamamélis são uma boa opção devido a seus efeitos calmantes. Hidrolatos (conhecidos como águas termais) também ajudam, como o de manjericão;
  10. Usar uma loção pós-barba irá finalizar corretamente o seu barbear. Também é possível fazer esse produto em casa. Saiba como fazer loção pós-barba natural.
Chás
Chás Orgânicos
Descubra o valor das coisas boas que a natureza generosamente dispõe!
A partir de R$13,90
Um mais delicioso que outro!
Comprar

Pronto! Agora você já pode colocar em prática todas essas dicas de como se barbear corretamente. Usar produtos naturais e prestar atenção na lâmina escolhida também são atitudes que contribuem para que você possa dizer que sabe como se barbear corretamente. Na matéria “Barbear saudável e sustentável” listamos problemas associados aos produtos para barbear e alternativas sustentáveis.

Vale lembrar que a melhor forma de obter seu óleo vegetal é adquirir aquele proveniente de prensagem a frio, sem uso de solventes químicos, adição de parabenos ou outros processos de obtenção de óleos vegetais que possam ocasionar a perda das propriedades benéficas desses itens.



Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais