Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Conheça dez dicas simples para reduzir as chances de desenvolver câncer

O câncer é uma doença degenerativa causada pela proliferação desordenada de células que sofreram mutações genéticas. Por conta dessa alteração do funcionamento de uma célula, ocorre a formação de tumores. Apesar de ser dito que o câncer aparece repentinamente e algumas pessoas são mais propensas a desenvolvê-lo por motivos genéticos, é possível tomar certas atitudes para evitar e prevenir o desenvolvimento da doença.

Um terço das mortes causadas por 20 tipos de câncer no Brasil poderia ser evitado com mudanças no estilo de vida. Tabagismo, consumo de álcool, excesso de peso, alimentação não saudável e falta de atividade física são fatores de risco associados a 114 mil casos da doença (27% do total) e 63 mil mortes (34% do total) por ano no Brasil. Os dados, publicados na revista Cancer Epidemiology, fazem parte de um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e da Harvard University, nos Estados Unidos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O levantamento aponta, por exemplo, que a incidência de câncer de pulmão, de laringe, de orofaringe, de esôfago, de colón e de reto poderia ser reduzida pela metade caso esses fatores de risco fossem eliminados. Por isso, confira dez maneiras de como evitar o câncer.

1. Pare de fumar

O uso constante de tabaco provoca uma série de cânceres, como de pulmão, esôfago, boca, garganta, estômago, pâncreas e leucemia, segundo o Instituto Nacional do Câncer nos Estados Unidos; além disso, o cigarro é o maior causador de mortes evitáveis. O hábito não só atinge fumantes ativos, como também afeta pessoas ao redor deles, assim como foi mostrado na pesquisa que encontrou substâncias cancerígenas na urina de bebês que moram com fumantes. Veja dicas de métodos naturais para deixar o hábito.

2. Dê uma maneirada no álcool

O consumo excessivo de álcool pode causar câncer de esôfago, fígado e intestino. O câncer de boca, por exemplo, é seis vezes mais comum em quem toma bebidas alcoólicas do que em pessoas que não bebem. Outro fator notado é que o álcool potencializa os efeitos do tabaco, fazendo com o que o risco de tumores em órgãos afetados pelo cigarro seja bem maior. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa Sobre Câncer (Iarc), 18 gramas de álcool por dia já aumentam o risco de mulheres desenvolverem câncer de mama; o consumo de 50 gramas, aumentaria o risco em 50%. Nos homens, tais 50 gramas dobram as chances de desenvolver câncer de próstata.

3. Proteja-se do sol

Atualmente, os raios ultravioletas atingem a Terra com mais intensidade. Esses raios podem desencadear mutações genéticas que levam ao desenvolvimento do câncer de pele. Sempre que ficar exposto ao sol, use protetor solar de no mínimo 30 FPS, que proteja dos raios UVA e UVB. Se possível, utilize bonés e óculos de sol também.

 

O artista Thomas Leveritt mostrou como os rostos ficam quando expostos à luz ultravioleta e como o protetor solar reage à ela. Veja no vídeo “How the sun sees you” (Como o sol te vê, em tradução livre) o resultado e a reação das pessoas.

4. Faça exercícios físicos

Estudos mostram que pessoas que fazem exercícios físicos têm menos riscos de desenvolver câncer de cólon e de mama do que as pessoas que não praticam atividade alguma. Não é preciso ser um atleta profissional, basta fazer alguma atividade que acelere o seu coração ou que te faça transpirar, assim como caminhar, andar de bicicleta e até mesmo dançar. Exercícios físicos diminuem a circulação das citocinas em nosso organismo, além de trazerem um bem estar geral ao nosso corpo. Veja mais “Vinte exercícios para fazer em casa ou sozinho“.

5. Controle seu peso

Fique atento ao seu índice de massa corporal para saber se o seu peso está apropriado para a sua altura. Um aumento drástico do IMC pode estar ligado ao câncer endométrico, de bexiga, de esôfago, renal ou do cólon.

6. Evite fazer reposição hormonal

Muitas mulheres fazem terapia de reposição hormonal para tratar os sintomas da menopausa. No entanto, estudos têm relacionado o uso de hormônios ao aumento do risco de câncer de útero e de mama. Caso seja necessário usar hormônios, as doses devem ser pequenas e tomadas por pouco tempo, já que a terapia de reposição hormonal pode acabar com as ondas de calor que as mulheres sentem durante a menopausa, mas não ocorrerão efeitos benéficos de longo prazo caso o tratamento seja estendido.

7. Tome medicamentos sob consulta médica que reduzam o risco de câncer

Alguns medicamentos podem reduzir o risco do desenvolvimento de câncer em pessoas que são propensas a terem a doença. Por exemplo, alguns moduladores seletivos dos receptores estrogênicos, como o raloxifeno, podem ajudar mulheres com alto risco de ter câncer de mama a diminuírem as chances de desenvolverem a doença, sendo necessária a consulta de um médico para a utilização de tais remédios.

8. Evite se expor a substâncias cancerígenas

A exposição à radiação e a alguns produtos químicos pode causar câncer. Por exemplo, a radiação de raios gama, raios UV e raios-X pode provocar câncer de pulmão, pele, tireoide, mama e estômago.

9. Cuide da sua alimentação

É possível acrescentar alguns alimentos na sua dieta para prevenir o câncer, como melão amargo e brócolis. Mas, no geral, seguir uma alimentação saudável e regulada, além de banir alguns itens já podem fazer uma grande diferença. Confira cinco dicas de alimentação que ajudam na prevenção contra o câncer que podem ser muito eficazes para aprimorar a sua dieta.

10. Faça check-ups regularmente

Os check-ups podem incluir exames de sangue, exames de imagem, exames físicos, raios-X e testes genéticos. Mesmo que você não tenha sintomas de tumores, visitas regulares ao médico podem ser capazes de diagnosticar um tumor em seu início, aumentando as chances de cura da doença. Além disso, o nosso corpo sempre dá sinais quando há algo de errado. Fique atento a eles, e caso note algo fora do comum, consulte seu médico.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais