Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Fazer a limpeza do ar condicionado automotivo pode evitar cheiros desagradáveis, o acúmulo de sujeira e a proliferação de germes nocivos à saúde

O ar condicionado não é diferente dos demais componentes de um veículo e também precisa de limpeza e manutenção constantes. A durabilidade do equipamento, o funcionamento do carro e a saúde do condutor e dos passageiros dependem diretamente dos cuidados relacionados a esse item. Por isso, a limpeza de ar condicionado automotivo é fundamental.

Além do conforto térmico que proporciona, o uso do ar condicionado aumenta a segurança dos ocupantes do veículo e garante que os indivíduos inalem menos poluentes atmosféricos. Porém, para desfrutar desses benefícios, é preciso realizar a manutenção e a limpeza de ar condicionado automotivo com frequência. Aprenda como fazer.

Importância da limpeza de ar condicionado automotivo

A limpeza de ar condicionado automotivo pode evitar cheiros desagradáveis, o acúmulo de sujeira e a proliferação de germes nocivos à saúde. Doenças respiratórias e crises alérgicas são algumas das reações que a poluição e a sujeira presentes no aparelho podem causar. Além disso, a falta de limpeza danifica o sistema de ar condicionado, o que aumenta os gastos com combustível, uma vez que o aparelho torna-se menos eficiente.

Veja por que é importante realizar a limpeza de ar condicionado automotivo:

  • Elimina germes prejudiciais à saúde;
  • Aumenta a vida útil do equipamento;
  • Reduz a corrosão e possíveis entupimentos;
  • Previne vazamentos;
  • Reduz gastos com combustível;
  • Garante o alcance da temperatura, umidade e ventilação desejada.

Como fazer a limpeza de ar condicionado automotivo

A manutenção e a limpeza de ar condicionado automotivo devem ser realizadas de acordo com as especificações do manual do fabricante. Geralmente, o indicado é realizá-las a cada 30 mil km rodados ou 6 meses. Entretanto, em alguns casos, pode ser que a manutenção seja necessária antes desse período. O sistema de ar condicionado deve ser verificado sempre que apresentar sinais como mau cheiro, queda no rendimento ou dificuldade de circulação de ar. Siga o passo a passo abaixo para realizar a limpeza de ar condicionado automotivo:

1° Passo

O primeiro passo da limpeza de ar condicionado automotivo é remover a umidade dos dutos de ar. Para fazer isso, ligue o ar quente para secar a tubulação. Em seguida, saia do carro e deixe as portas e janelas fechadas por cerca de cinco minutos. Esse processo irá remover a umidade e diminuir a probabilidade de proliferação de germes nos dutos de ar.

2° Passo

Para realizar o segundo passo da limpeza de ar condicionado automotivo, consulte o manual do fabricante para saber onde o filtro de ar está localizado. Geralmente, ele fica no painel, mas o lugar varia de acordo com o modelo do carro. Ao encontrá-lo, desmonte-o com cuidado para evitar qualquer dano que possa interferir na montagem posterior ou na aparência do seu carro.

Ao procurar o filtro, tenha em mente que sua cor é branca. Caso note que ele está com uma coloração acinzentada e coberto de pó, será necessário realizar a troca. Para fazer a limpeza do filtro, utilize um aspirador de pó e uma flanela.

3° Passo

O terceiro passo da limpeza de ar condicionado automotivo depende de um ozonizador. Esse dispositivo funciona através da produção de ozônio e é responsável por descontaminar ambientes e superfícies de forma microbiológica, sem deixar resíduos químicos. Além disso, esse aparelho possui cheiros característicos que podem ajudar na finalização da limpeza.

O ozonizador deve ser aplicado com o alongador próximo aos dutos de ar. Tome cuidado com a aplicação desse produto: qualquer vazamento pode manchar o painel, o sistema multimídia e até os bancos.

Lembre-se que o bom funcionamento do ar condicionado automotivo depende da utilização correta. Periodicamente, ligue o ar quente para secar os dutos e realize a limpeza dos filtros de ar. Além disso, o aparelho deve ser ligado com o motor em baixas rotações e apenas após a partida do veículo.



Veja também: