Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Dureza da água é a capacidade de precipitar sabão de acordo com as concentrações de minerais presentes na água

A água, essencial para a vida na Terra, pode ter durezas diferentes. Classificada como dura, moderada ou mole, a dureza pode ser definida como a sua capacidade de precipitar sabão e pela concentração de sais de cálcio e magnésio. Podemos separar a dureza da água em duas formas:

  • Dureza temporária: quando os minerais são combinados com algum tipo de substância com capacidade de neutralizar ácidos, também chamada de substância alcalina. Esse tipo de dureza é classificada como temporária porque pode ser removida ao ferver a água. Dentre os compostos de dureza temporária, destacam-se o carbonato de cálcio (CaCO3) e o carbonato de magnésio (MgCO3).
  • Dureza permanente:  quando os minerais são combinados com qualquer substância que não seja alcalina. A dureza  permanente possui esse nome porque a fervura da água não consegue remover sua dureza. Desses compostos alcalinos, destacam-se o sulfato de cálcio (CaSO4) e sulfato de magnésio (MgSO4).

De acordo com as diretrizes de medição de água, as unidades para a medida de dureza da água é mg/L de equivalente em carbonato de cálcio (CaCO3). O Ministério da Saúde classifica a dureza em:

Mole ou brandaMenos que 50 mg/L de CaCO3
Dureza moderadaEntre 50 mg/L e 150 mg/L de CaCO3
DuraEntre 150 mg/L e 300 mg/L de CaCO3
Muito duraMaior que 300 mg/L de CaCO3

Como medir a dureza da água?

Para medir a dureza da água, é usada a titulação (técnica química utilizada para determinar uma quantidade de substância química em uma amostra) com Ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), conhecido na Química como um agente quelante, ou seja, um ácido que sequestra íons metálicos. Ao sequestrá-los, é adicionado um indicador que consegue mostrar a titulação pela mudança de coloração da solução.

Essa mudança é considerada o ponto final do procedimento, pois é quando o indicador não se liga mais aos íons metálicos e todos os íons de cálcio e magnésio são capturados pelo EDTA. Assim, é possível fazer o cálculo da concentração desses cátions presentes na água utilizada.

No Manual Prático de Análise de Água da Fundação Nacional da Saúde, há o passo a passo para essa medição.

Por que é importante saber como medir a dureza da água?

Saber como medir a dureza da água é importante para controlar sua qualidade. Se a água estiver muito dura, ela pode causar vários problemas, como:

  • Sabor desagradável;
  • Efeitos laxativos;
  • Redução da formação de espumas;
  • Incrustações nas tubulações, canos e máquinas de lavar pela precipitação dos sais.

Dessa forma, é necessário fazer o tratamento da água para que ela atenda aos parâmetros de consumo humano estabelecidos pelo Ministério da Saúde.