Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Coloque-os no lugar do interruptor convencional para economizar energia

Uma casa consome, em média, 15% de sua eletricidade na iluminação. No entanto, existem algumas maneiras de reduzir esse consumo de eletricidade, como por exemplo, a troca das lâmpadas incandescentes para as fluorescentes compactas ou LEDs.

Outra forma complementar é a instalação de um controlador de intensidade de luz, ou interruptores dimmer. Com essa simples alteração, é possível reduzir o gasto de energia com iluminação em 25% ou até mais, dependendo do período de utilização da lâmpada e da intensidade determinada.

Essa mudança é relativamente simples, mas requer um trabalho elétrico. Por isso, chame um profissional para te ajudar. Caso não tenha condições, peça a algum amigo eletricista ou que entenda desse tipo de fiação para auxiliá-lo. Não recomendamos a execução dessa tarefa sem supervisão, pois podem ocorrer acidentes. Confira o passo-a-passo de como instalar o dimmer:

Materiais

  • Interruptores dimmer novos;
  • Cortadores (alicate) e descascadores de fios;
  • Testador de voltagem (opcional, mas recomendável);
  • Chave de fenda;
  • 2 a 3 porcas de conexão.

Procedimento

Escolha os locais em que vai colocar o dimmer

Escolha os cômodos de maior uso. Dica: o banheiro é um bom lugar para começar essa instalação, pois se trata de um dos locais que mais consomem energia em toda a casa

Escolha seus interruptores

Com o número de interruptores na cabeça, é hora de comprar. Há uma série de fatores para você considerar ao escolher seus dimmers. Abaixo está um resumo para a busca inicial, mas o recomendável é você conversar com algum representante da loja especializada para saber quais são os modelos ideais para sua casa. Existem três tipos de dimmers: Os unipolares (para luzes controladas por um único interruptor), os de três ou quatro vias (para luzes controladas por um dimmer e um ou mais interruptores) e os múltiplos locais (para luzes controladas por dois ou mais interruptores dimmer). O melhor tipo depende da instalação elétrica.

Desligue a energia de seus interruptores

Antes de instalar os dimmers, é importante que você corte a energia dos interruptores dos locais em que você estiver trabalhando. Para fazer isso, vá até o seu painel elétrico e desligue os disjuntores (ou remova os fusíveis) das áreas em que estão os interruptores a serem convertidos. Em seguida, teste a força dos interruptores para se certificar de que estão desligados.

Remova o interruptor existente

Remova a placa de parede e os parafusos onde o interruptor está encaixado e os deixe em um local que você não os perca,caso precise deles no futuro. Antes de desapertar a montagem ou tocar nos fios, recomendamos testar o interruptor com um testador de voltagem para ter certeza de que é seguro.

Desconecte os fios do seu antigo interruptor

Dependendo do tipo de interruptor que você está removendo, é possível ver alguns arranjos de fios diferentes (a imagem de um arranjo comum é a da esquerda, na imagem abaixo). A maioria dos interruptores possui três fios, sendo dois pretos e um verde. Interruptores de três vias normalmente têm um outro fio rotulado como “comum” (não é o caso da imagem abaixo). Para retirar o interruptor antigo, basta cortar cada fio com o alicate. Para o fio terra, você só precisa soltar um pouco o parafuso do fio verde. Confira a imagem abaixo para facilitar o processo:

controladores de intensidade

Conecte seu interruptor dimmer

Usando os cortadores de fio, retire alguns centímetros da parte plástica que isola cada um dos fios. Feito isso, pegue seu novo interruptor dimmer e ligue o fio verde no interruptor para que ele se localize na caixa de junção. Nesse processo, torça os fios de cobre, de maneira conjunta, para a esquerda e, em seguida, tampe-os com as porcas de conexão. Faça a mesma coisa com os dois fios pretos e com o fio comum (caso você tenha um).

Proteja seu interruptor dimmer

Aperte todos os fios na caixa de junção (este pode ser um encaixe apertado) e, em seguida, parafuse o interruptor na montagem. Na sequência, encaixe a placa do interruptor.

Pronto! Agora você pode ligar de volta a energia e testar o novo tipo de interruptor. E lembre-se de que, se sua instalação elétrica é diferente da que descrevemos, consulte o seu manual e um profissional para obter instruções específicas.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais