Entenda mais sobre a cetose da dieta cetogênica
A cetose é um processo metabólico caracterizado pela queima de gordura na produção de energia.
Em situações normais, o corpo produz energia a partir da queima de glicose dos carboidratos dietéticos, incluindo açúcares e alimentos ricos em amido. Diante da falta de glicose, o corpo procura outros meios para executar essa função, queimando reservas de gordura e usando a glicose dos triglicerídeos.
Esse processo resulta na produção de corpos cetônicos — ácidos que se acumulam no sangue e são liberados na urina. Em pequenas quantidades, os cetônicos indicam a queima de gordura, mas grandes quantidades da substância podem envenenar o corpo, resultando uma condição chamada cetoacidose.
Desse modo, o processo de cetose é o estado metabólico em que o corpo converte a gordura armazenada em energia enquanto libera cetônicos .
Dieta cetogênica
A dieta cetogênica é caracterizada pela redução da ingestão de carboidratos para 10% ou menos das calorias diárias (menos de 50 gramas), fazendo com que a maior fonte de energia derive do consumo de gorduras — que representam cerca de 70% das calorias ingeridas.
Ela induz a cetose a partir de um consumo controlado e restrito de carboidratos e pode ser utilizada como um método de emagrecimento, controle dos níveis de açúcar no sangue, redução da incidência de convulsões relacionadas à epilepsia ou redução de quadros associados a outras patologias.
No entanto, muitos nutricionistas não indicam a dieta cetogênica para a perda de peso, embora sua eficácia no processo, por conta das inúmeras restrições relacionadas a esse tipo de alimentação.
Benefícios da cetose
O processo de cetose contém alguns benefícios à saúde, incluindo a redução de risco de desenvolvimento de condições como doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e diabetes e também na perda de peso. Confira alguns de seus benefícios:
Tratamento da epilepsia
A dieta cetogênica e, consequentemente, a cetose foram introduzidas como tratamento de epilepsia em 1920 em pessoas que não respondiam aos medicamentos. Alguns estudos comprovaram a sua ação na redução de convulsões. (1, 2, 3, 4)
Controle dos níveis de açúcar
Alguns nutricionistas indicam a dieta cetogênica para o tratamento de diabetes tipo 2, uma vez que a cetose ajuda no controle dos níveis de açúcar no corpo, além de promover o emagrecimento. No entanto, manter esse plano de alimentação é difícil a longo prazo, portanto pode não ser uma estratégia adequada para muitas pessoas com a condição.
Efeitos colaterais
A cetose possui alguns efeitos colaterais apesar de possuir alguns benefícios. São eles:
- Mau hálito
- Insônia
- Desidratação
- Constipação
- Colesterol alto
- Pedras nos rins
- Baixa densidade óssea, potencializando fraturas nos ossos
- Fatiga
- Irritabilidade
- Náusea
- Dor de cabeça
- Dor de estômago
- Deficiências nutricionais
Cetoacidose
A cetoacidose é uma condição de desenvolvimento rápido resultante do acúmulo de cetônicos no organismo que pode ser severa e perigosa. Ela é comum em pessoas com diabetes tipo 1, mas também pode ser desenvolvida por outros motivos, como:
- Abuso de drogas
- Cirurgias
- Trauma físico ou emocional
- Estresse
Os sintomas da cetoacidose incluem:
- Dor abdominal
- Confusão mental
- Problemas de concentração
- Pele seca ou corada
- Sede excessiva
- Boca seca
- Mau hálito
- Náusea e vômito
- Falta de ar
- Urinação frequente
A condição é rara em pessoas que seguem uma alimentação balanceada. Contudo, ela pode ser desencadeada em pessoas que fizeram cortes e restrições alimentares drasticamente, pessoas que fazem exercícios físicos intensos e prolongados ou em gestantes e mães que amamentam.
Emagrecimento
Em geral, a cetose e a dieta cetogênica são procuradas por pessoas que possuem o objetivo de emagrecer. E, embora o processo promova a perda de gordura, muitos nutricionistas e outros profissionais da saúde não indicam-o como uma primeira solução.
Na maioria das vezes, a dieta cetogênica e a indução de cetose são apenas recomendadas a pacientes com certos tipos de patologias, cujos tratamentos podem se beneficiar dessa alimentação. Isso se dá às restrições severas estipuladas na dieta, o que faz com que o plano alimentar não seja viável em longo prazo.